Posted in:

Transformando sonhos em metas

Em meu vídeo, eu disse a vocês que para realizar sonhos é necessário transformá-los em metas. E isso pode ser feito seguindo-se três passos: listando seus maiores sonhos, identificando as ações necessárias para concretizá-los e realizando uma pequena ação imediata para marcar sua decisão. Talvez vocês estejam se perguntando: “Mas é só isso?”. Não se enganem com essa aparente simplicidade. O fato é que há toda uma ciência embasando as três dicas que eu dei. Observem.

Entre várias definições possíveis para o conceito de objetivo, talvez a mais simples e direta seja a do professor de psicologia da Universidade de Maryland, Arie Kruglanski, que o resume como “estado ou situação subjetivamente desejável que um indivíduo almeja alcançar por meio de ações”. Imbuídas nessa definição estão duas causas primárias para a falha no processo de alcançá-los. A primeira é a falta de uma compreensão clara sobre a situação desejável à qual você pretende chegar (daí a importância do primeiro passo). A segunda refere-se às ações necessárias para tanto (daí a importância dos passos dois e três). E uma causa influencia diretamente a outra, conforme você verá a seguir.

Em um artigo intitulado Motivation Through Conscious Goal Setting (motivação por meio do estabelecimento consciente de objetivos, em tradução livre), Edwin Locke, da Universidade de Maryland – um dos principais expoentes no estudo desse tema – analisou mais de 30 anos de pesquisas sobre objetivos conscientes. Entre suas conclusões está a de que, quanto mais específico ou explícito for o objetivo, mais precisamente a performance será regulada. Segundo Locke, a especificidade de um objetivo pode ser atingida por meio da quantificação (por exemplo, seu objetivo é aumentar seus rendimentos em 30% no espaço de um ano) ou da enumeração (listar as atividades que você precisa realizar). Ao fazer isso, você estará reduzindo as oscilações de performance, ou seja, seu desempenho orientado pelo objetivo em questão ficará mais direcionado, otimizando esforços e reduzindo perda de tempo e de recursos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *