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Tristeza: como superá-la e dicas de atitudes para ser feliz

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A tristeza é um sentimento que faz parte da vida.
Em algum momento, você vai se deparar com ela, seja pelo motivo que for.
Então, o grande segredo é aprender como lidar com isso.
É importante não deixar que essa sensação tome conta de você e se transforme em uma constante.
Por mais difícil que possa parecer, um sentimento ruim, às vezes, pode marcar o início de uma caminhada repleta de coisas boas.
Pode acreditar, pois tudo vai depender da maneira como essa dificuldade é encarada.
Ao longo do artigo, vamos mostrar que a tristeza pode ser superada.
Através de atitudes positivas, é possível ser feliz mesmo quando estamos passando por problemas.
Boa leitura!

O que é a tristeza?

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A tristeza é um sentimento como outro qualquer. Não tem como fugir dele.
Como não ficar triste quando alguém importante nos deixa ou quando algo de ruim acontece em nossas vidas? Impossível, concorda?
No entanto, cabe a você definir se a tristeza vai ser passageira ou algo paralisante, que vai impedir que siga em frente.
Ela entra em nossas vidas sem ser convidada, mas cabe a você determinar que ela seja expulsa.

Quais são os sintomas da tristeza?

Muitas pessoas ligam a tristeza ao choro constante. Mas as lágrimas não são o único sintoma desse sentimento ruim que, por vezes, demora a passar.

Aborrecimento frequente, mau humor, raiva

Uma das válvulas de escape da tristeza é o aborrecimento frequente.
Nada é bom o suficiente e tudo se transforma em motivo para cara fechada, impaciência, mau humor e raiva.
Esses sintomas emergem especialmente quando tentamos esconder o sentimento e maquiar a realidade.
São reações emocionais naturais de quem não quer encarar o que está diante de seus olhos.

Cansaço, lentidão psicomotora, dor muscular

Um pessoa triste é alguém que está sempre cansado e sem ânimo de fazer nada.
É um estado de espírito que lembra os efeitos de uma ressaca alcoólica.
É como se o nosso cérebro entendesse que o momento é de diminuir o ritmo e refletir, exigindo dedicar um tempo à introspecção e combater aquilo que está nos deixando tristes.

Mente dispersa, incapaz de centralizar a atenção

É natural que a nossa mente tente fugir da realidade para encontrar alguma forma de refúgio.
Por isso é tão difícil se concentrar quando estamos tristes.
Inúmeras situações passam pela cabeça, impedindo que o seu foco e a sua atenção se voltem àquilo que realmente importa.

Maior sensibilidade

Normalmente, quando estamos tristes, a nossa autoestima sofre uma queda e tudo aquilo que é falado acaba nos magoando de alguma forma.
Isso acontece devido ao aumento da sensibilidade.
Situações nas quais, em circunstâncias normais, não derramaríamos nenhuma lágrima sequer, podem deixar nossa emoção mais aflorada e até provocar o choro compulsivo.

Alguns exemplos de frases de tristeza

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Veja algumas frases que ajudem a traduzir o momento de tristeza e o enfrentamento dela:

  • “Hoje o sol não brilhou, os pássaros não cantaram, os risos se calaram e as lágrimas rolaram em meu rosto. O coração sofre em silêncio.”
  • “Lembre-se que a vida não é triste, mesmo que haja momentos em que só é possível chorar.”
  • “Não se esconda atrás de um falso sorriso. Você tem o direito de não estar bem.”
  • “Faça a tristeza de confete, joga pro alto e deixa o vento levar.”
  • “Não há tristeza na vida que me impeça de lutar pela minha felicidade”.
  • “Aquele que nunca viu a tristeza, nunca reconhecerá a alegria.”

Como lidar e combater a tristeza?

As frases que acabamos de ver ajudam a mostrar que a tristeza pode ter momentos implacáveis, nos quais o choro e o recolhimento parecem ser as únicas saídas.
Mas também evidenciam que esse sentimento não é definitivo.
A tristeza precisa ser encarada com tranquilidade, como algo que faz parte da vida.
O combate dela, no entanto, precisa começar dentro de você: busque encontrar as razões dessa sensação ruim e encontre alternativas a ela.

Dicas para lidar positivamente com a tristeza

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Se você não sabe muito bem por onde começar, aí vão algumas dicas para lidar positivamente com a tristeza.
Fique à vontade para segui-las.

Faça da introspecção o seu autoconhecimento

O primeiro passo é procurar se conhecer melhor.
A introspecção pode ser o início da sua trajetória, não somente para encontrar as causas da sua tristeza, como também as atitudes necessárias para sair deste estado melancólico.

Entenda sua tristeza

Ao desenvolver o autoconhecimento, você vai estar mais próximo de entender a sua tristeza.
É impossível resolver um problema se a gente não o conhece a fundo. Então, essa é uma iniciativa fundamental.

Fale sobre o que está sentindo

Depois de ter isso bem resolvido consigo mesmo, chegou a hora de se abrir para as outras pessoas.
Uma boa ideia é conversar com pessoas da sua confiança sobre o que está afligindo você, como um amigo bastante próximo ou familiar.

Faça atividades que te proporcionem prazer

A tristeza pode querer paralisar você e tirar o seu ânimo para fazer qualquer coisa.
Mas é preciso ser mais forte do que isso e procurar realizar atividades que ocupem a sua mente, desviem pensamentos ruins e, sobretudo, proporcionem prazer.

Faça planos

Existe vida depois de passar por turbulências.
Se você pesquisar as biografias de personalidades de sucesso, vai ver que todos tiveram momentos de reviravolta.
Mas será preciso recomeçar também.
E uma ótima forma de conseguir isso é fazer planos factíveis.
Assim, você vai ter um motivo para reunir as suas forças e continuar lutando.

Quais as diferenças entre tristeza e depressão?

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Muitas pessoas confundem tristeza com depressão, mas a verdade é que não são sinônimos.
Enquanto a primeira é um sentimento perfeitamente normal, a segunda é uma distúrbio mental, o que exige cuidado especializado.
Entre os seus sintomas, além da própria tristeza, estão problemas com sono, alteração do peso, isolamento social, pensamentos suicidas e automutilação.

Como usar a tristeza a seu favor?

Pessoas otimistas veem o lado bom em tudo, até mesmo na tristeza. E elas não estão erradas, não.
Momentos de dificuldades e crises podem servir para um ótimo recomeço.
Caso sinta necessidade, reserve alguns dias para remoer um pouco esse sentimento e refletir. Depois, erga a cabeça e siga em frente.
Dê tempo ao tempo e encontre forças para se reerguer a partir de seus problemas.
É possível se tornar uma pessoa mais forte depois de grandes perdas. Ninguém espera ou deseja que elas aconteçam, mas, quando chegarem, use-as para evoluir e aprender.

O que a tristeza tem para nos ensinar?

Como diz uma das frases que já citamos neste artigo, “aquele que nunca viu a tristeza, nunca reconhecerá a alegria”.
Talvez grandes obras da humanidade não existiriam sem a tristeza.
Se você parar para pensar, essa emoção está mais presente nas representações artísticas do que imagina.

Tristeza e arte

Diversas músicas nasceram a partir de “dor de cotovelo”, desilusão amorosa e perdas irreparáveis.
Um dos maiores compositores de todos os tempos, Beethoven compôs a Nona Sinfonia vivenciando momentos de profunda a tristeza.
A surdez precoce e os amores impossíveis seriam a causa para a melancolia do gênio alemão.
No Brasil, a geração literária da segunda fase do Romantismo tinha em Casimiro de Abreu e Álvares de Azevedo seu principais expoentes – autores esses com histórico de profunda melancolia e que abordavam temas dessa natureza em seus textos.

Atividades para parar de alimentar a tristeza

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Sim, a tristeza tem o seu lado positivo, mas isso não significa que devemos alimentar esse sentimento.
Uma das melhores formas de cortar o mal pela raíz é melhorar a relação consigo mesmo.
Afinal, muitas vezes, é você, sozinho, que precisa passar por esses momentos difíceis e dar a volta por cima.

Não crie muitas expectativas

Nem tudo acontece como a gente imagina.
As pessoas e as situações não estão ao nosso controle total.
Por isso, é importante não criar muitas expectativas e manter os pés no chão para depois não se decepcionar.

Tenha atitudes mais otimistas

Muitas vezes, a saída para as situações difíceis depende da forma como encaramos os obstáculos.
Sabe aquele ditado de que “há males que vem para o bem”?
Adote uma postura mais otimista diante das circunstâncias e acredite que é possível tornar a vida mais leve.

Deixe de se iludir

Sofrer por uma realidade que não pode ser mudada nunca é uma boa decisão.
Não adianta tentarmos encaixar situações e pessoas em nossos sonhos, se essas não são possibilidades reais.
O segredo é ser realista e ir atrás de objetivos factíveis, que dependam apenas de você.

Seja mais grato

A vida não é feita apenas de sentimentos ruins, mesmo que em momentos de tristeza seja bastante complicado vislumbrar outro cenário.
No entanto, é preciso lembrar de tudo de bom que a vida já proporcionou e ser grato por isso.
Fazer essa reflexão vai impedir que você sucumba à melancolia e veja que também há motivos para sorrir e até chorar, mas de felicidade.

Evite julgamentos e comparações

Cada pessoa na Terra tem seus objetivos e sua história.
Viva os seus sonhos e não o dos outros.
Se for para se comparar com alguém, use você como parâmetro, contrastando o seu “eu” do passado com o seu “eu” do presente.

Atitudes que ajudam a superar a tristeza e depressão

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Dedicar a sua atenção a algo que o complete e deixe você mais feliz também é uma atitude que ajuda a superar a tristeza e a depressão.
Confira algumas sugestões que separamos:

Busque conteúdos que o façam se sentir melhor

Ler um livro ou assistir a um filme com um tema leve, que o complete de alguma forma, é um ótimo passatempo.
Além de funcionar como um entretenimento, essa atividade vai ocupar a sua mente com pensamentos positivos e reflexões otimistas, que deixarão os sentimentos ruins de lado.

Invista em conhecimento

Sabe aquele curso que você estava querendo fazer há tempos? Aquela palestra que está com vagas aberta novamente? Ou aquele congresso que abriu edital para a inscrição de projetos?
O que você acha de investir neles agora? Despertar desejos antigos e desenvolver competências também é uma ótima maneira de mandar a tristeza embora.

Aceite e encare suas fragilidades

Todos temos problemas e reconhecer a sua imperfeição é o caminho para evitar futuras decepções.
Preserve a si mesmo e tenha consciência de que não há nada de errado em ser uma pessoa frágil ou sensível.
Você apenas precisa encontrar uma maneira de lidar com essas características.
Como vimos, grandes compositores e escritores acharam na arte a sua representação. Quem sabe essa também não pode ser a sua história?

Faça uma atividade física

Além de fazer bem para o corpo, as atividades físicas também ajudam a mente.
Escolha aquele exercício que mais combina com você e se jogue.
Dança, ioga, natação, corrida e musculação são opções.

Cultive a sua autoestima

A tristeza e a depressão podem ter muito a ver com a sua baixa autoestima e a sua falta de amor próprio.
Mas não precisa ser assim.
Aceitação é um passo fundamental.
Com suas virtudes e defeitos, você é uma pessoa especial.
Nunca se esqueça disso.

Cuide de você

Pratique o autocuidado.
Você merece reservar um tempo só para você e as suas necessidades.
As dicas vão desde atenções médicas, como realizar consultas, ter boas noites de sono e se hidratar corretamente, até o zelo com a sua paz interior.

Os alimentos do alto-astral que combatem a tristeza

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O caminho para o seu bem-estar também pode estar na sua alimentação.
Sabe aquela história de que “você é aquilo que come”? Sua tristeza talvez possa ser explicada pelas sua refeições.
Confira alguns alimentos que vão ajudar a combater esse sentimento ruim:

Folhas verdes

Hortaliças como brócolis, espinafre e alface são ricas em folato, uma importante vitamina do complexo B que ajuda a combater sintomas depressivos.
O baixo nível de vitamina B12 no cérebro pode causar um desequilíbrio dos neurotransmissores relacionados ao controle do bom humor.
Por isso, é fundamental comer pelo menos três porções diárias de salada verde.

Frutas

Mamão, melancia, limão, banana, abacate, entre outras, são frutas repletas de triptofano, aminoácido que colabora para a produção da serotonina, o hormônio do bem-estar.
Se você quer manter o bom humor, o ideal é comer de três a cinco porções dessas frutas por dia.
A laranja, por sua vez, é rica em vitamina C, o que aumenta a energia e ajuda a combater o estresse.

Iogurte e leite desnatado

Ricos em cálcio, os dois são ótimos para eliminar a tensão e diminuir sintomas como o nervosismo e a irritabilidade.
Isso acontece porque esse importante mineral ajuda no controle dos batimentos cardíacos, enviando impulsos nervosos e estabilizando a pressão arterial.
O recomendado é consumir duas ou três porções de iogurte ou leite desnatado por dia.

Ovos

São uma boa fonte de vitaminas do complexo B, como a niacina e a tiamina. Ambas são armas poderosas para o nosso bom humor.
No entanto, por ser um alimento com um alto teor de gordura, o seu consumo deve ser controlado a uma porção diária, exceto casos especiais.

Carnes magras

O peixe é uma proteína altamente recomendada pelos nutricionistas.
Por ser rico em triptofano, ajuda no combate à depressão, pois está ligado diretamente à produção de serotonina.
Salmão e atum estão entre os peixes mais indicados para as refeições.
O ideal é consumir de uma a duas porções diárias dessas proteínas.

Cereais

Aveia e centeio são dois cereais que podem ajudar a combater a sua tristeza.
Eles são ricos em vitaminas do complexo B e vitamina E.
Como vimos, esses nutrientes atuam de forma direta no controle da ansiedade.
Consuma pelo menos três colheres de sopa desses cereais e seja feliz.

Oleaginosas

Castanha do pará, amêndoas e nozes são oleaginosas ricas em selênio, que funciona como um excelente oxidante.
Sua principal atuação se dá na redução de sintomas relacionados com o estresse.
O ideal é fazer um mix com todos elas, não excedendo a quantidade de três unidades de castanha do pará, 12 de amêndoas e cinco de nozes.

Como o coaching ajuda a lidar com a tristeza?

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Você quer abandonar o ciclo de tristeza e adotar uma postura mais positiva e propositiva diante da vida?
Se tem essa meta, o coaching pode ser o seu maior aliado.
A partir do autoconhecimento, você vai ser capaz de desenvolver o seu potencial ao máximo e aperfeiçoar competências que vão ajudar a tornar a sua rotina mais leve.

O Coaching como ferramenta de superação

Nossa rotina é repleta de altos e baixos e não é fácil se manter motivado e superar as dificuldades que aparecem.
Que bom que o coaching, além de oferecer suporte para a realização de metas pessoais e profissionais, é também um aliado na superação.
A metodologia funciona como uma espécie de facilitadora, capaz de maximizar a capacidade individual e permitir que você atinja resultados mais assertivos.
Quer saber mais sobre as possibilidades oferecidas? Acesse o site da SBCoaching e conheça os cursos de formação e treinamentos.

Conclusão

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A tristeza é um sentimento que, mais cedo ou mais tarde, vai surgir na sua vida – e mais de uma vez, inclusive.
A grande questão é saber como lidar com ela.
Esperamos que este artigo tenha trazido dicas valiosas para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.
A nossa recomendação final é: não deixe a tristeza tomar conta de você. Busque superar esse sentimento e seja feliz.
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