A solução encontrada para o apagão de talentos, que foi identificado pelos especialistas de RH, é investir em treinamento e desenvolvimento (T&D). Atualmente no Brasil tanto empresas quanto os próprios profissionais investem em aperfeiçoamento teórico e prático, desenvolvido por meio de cursos e treinamentos.
De 1970 até os dias de hoje, o processo de coaching vem ganhando destaque no mundo empresarial e hoje em dia é um diferencial para as empresas que utilizam em suas equipes de alto escalão.
Como coaching contribui no desenvolvimento de competências de liderança
Coaching é um processo que desenvolve habilidades e competências por meio de técnicas e metodologias cientificamente validadas, quando aplicado por um profissional habilitado, certificado e com experiência.
Veja algumas das competências de liderança que o coaching desenvolve
- Conhecer seu próprio perfil e comportamentos, e ficar atento ao impacto que eles provocam na equipe;
- Contar com técnicas e ferramentas que o ajudarão a expandir sua visão de mundo, solucionar problemas e superar obstáculos, mudar comportamentos improdutivos, desenvolver novas competências
- Ser ético e íntegro em relação a seus valores;
- Ser capaz de construir parcerias e influenciar outras pessoas, mesmo sem ter autoridade sobre elas;
- Possuir competência para entender as necessidades dos colaboradores e dividir a liderança;
- Ter habilidade para mudar o estilo de liderança, tendo clareza sobre quando e como variar de um estilo de autoridade para um estilo de orientação;
- Entender melhor o comportamento humano;
- Motivar seus colaboradores e equipes a melhorar sua performance;
- Planejar objetivos e metas;
- Dar feedbacks que promovam resultados;