8 dicas de coaching para entregar projetos no prazo

0
118
coaching

Embora a concorrência no mercado de trabalho esteja bem alta, muitos profissionais continuam pecando em não demonstrar disposição para realizar ações necessárias e cumprirem os prazos dos projetos.

Quem lidera uma equipe que tem apresentado índices insatisfatórios de produtividade sabe o quanto é frustrante lidar com esses atrasos. Além de sugerir uma falha de liderança, desmotiva e coloca em questão a capacidade do líder.

Recorrer a um processo de Coaching tem sido a mais utilizada ferramenta para inverter essa situação de forma rápida e garantir a retomada na entrega de resultados positivos.

Caso você não tenha tempo ou não queira contratar um profissional para iniciar um programa de Coaching com sua equipe, você mesmo poderia se desenvolver como Coach e alcançar resultados mais satisfatórios com sua equipe.

Quais ações podem ser tomadas utilizando habilidade em Coaching

  1. Organize uma reunião de negócios bem estruturada com a pessoa em questão. Deixe claro que não se trata de um encontro social, mas de uma reunião de trabalho com agenda definida. Mostre a ela que você está agindo com seriedade em relação ao negócio e ao seu tempo, e espera que ela faça o mesmo.
  2. Compartilhe suas expectativas e prazos. Seja objetivo. Aqui não é o momento para você externar suas emoções negativas em relação ao profissional, mas, sim, de identificar o que deveria ser feito e ainda não foi.
  3. Faça perguntas que ampliem a visão do profissional e, principalmente, inclua novos aprendizados. “Quais foram as dificuldades encontradas por você para que o prazo não fosse cumprido? Da próxima vez, como será possível identificar os problemas de forma mais rápida e encontrar soluções sem fazer com que o projeto atrase?”
  4. Estabeleça novas metas específicas, mensuráveis e atingíveis, bem como o prazo para cumpri-las.
  5. Obtenha o comprometimento do funcionário para cumprir os novos prazos.
  6. Mostre as consequências negativas. Diga à pessoa que, se ela não fizer o que está sendo planejado e não executar as tarefas no prazo determinado, consequências negativas irão ocorrer tanto na organização quanto na própria carreira profissional do funcionário.
  7. Estabeleça reuniões de avaliação. Esclareça que você espera retornos periódicos, em prazos predeterminados, para que possa acompanhar o andamento do processo.
  8. Avalie o entendimento do que foi dito na reunião. Conclua perguntando o que a pessoa entendeu a respeito do que foi conversado.

Quais são os resultados esperados realizando coaching

Ao fazer coaching com seus funcionários de um modo profissional e direto, dando-lhes tarefas claras e específicas, prazos e responsabilidades, você está expressando suas melhores qualidades de liderança.

Dessa forma, você vai se tornar um líder mais eficiente ao acompanhar o progresso de seus liderados e proporcionar maior comprometimento e crescimento da sua equipe.

Compartilhar
AnteriorAtenção! Este ano será mais curto.
PróximoComo conquistar a tão sonhada satisfação profissional
Villela da Matta é fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Coaching e presidente da SBCOACHING Corporate. Um dos maiores especialistas em business coaching do país, Villela da Matta atuou em organizações como Mercedez-Benz , Deutshe Telekom e participou da formação de mais de 20 mil coaches em mais de uma década de trabalho dedicado ao desenvolvimento do potencial humano, tornando-se conhecido pelo estilo único de transformação de alto impacto. É o primeiro master coach do Brasil, publicando os títulos “Estratégias Avançadas de Vendas” e “Engajamento Total” em parceria com Flora Victoria e Brian Tracy.

DEIXE UM COMENTÁRIO