Alcançando o Sucesso com o Coaching

Coaching é caminho garantido para o sucesso

Alcançar êxito na vida pessoal e profissional é o desejo da maioria das pessoas, e isso pode ser realizado com a ajuda do coaching. Esse termo estrangeiro, muito utilizado hoje em dia no Brasil e no mundo, vem da palavra inglesa coach, que pode ser traduzida como carruagem. Dessa forma, a tradução de coaching está ligada à ideia de veículo, um meio para transportar pessoas até o ponto em que desejam chegar.

Também definido como processo, o coaching envolve dois elementos fundamentais: o coach e o coachee. Voltando à metáfora da carruagem, o coach seria o cocheiro, o que significa, aquele que conduz o veículo (no caso o processo) até o ponto pretendido. Já o coachee seria o passageiro, aquele que deseja chegar a um determinado local, mas precisa do auxílio da carruagem (processo) e do cocheiro (orientador).



A tradução de coach ainda admite o termo treinador. Nesse sentido pode-se dizer que o significado de coaching está relacionado à ação de treinar, preparar, ensinar as pessoas a atingirem seu máximo potencial. Diante desse contexto, a expressão coaching passou a ser muito empregada no campo dos esportes no século XX e, depois disso, migrou para o setor empresarial, no qual sua definição designa técnicas ligadas à composição de equipes de alto desempenho.

No campo organizacional, em conjunto com a área de gestão de pessoas, o coaching visa desenvolver os talentos e aprimorar as competências dos colaboradores de uma empresa, a fim de ampliar, por consequência, a performance da organização junto ao mercado. A utilização do coaching é uma excelente vantagem estratégica para qualquer negócio, pois estimula o constante desenvolvimento do capital intelectual da empresa, aumentando, assim, a competitividade do empreendimento.

Alcançando o Sucesso com o Coaching -coaching e relações pessoais

Coaching auxilia o indivíduo a melhorar suas relações profissionais

Todavia, vale ressaltar que o processo de coaching não está ligado apenas ao crescimento profissional do indivíduo. O conceito está relacionado a algo mais amplo, que abrange o aperfeiçoamento de habilidades individuais e conjuntas, por meio de um método que envolve autoconhecimento e automotivação para alcançar resultados positivos mais expressivos.

Por ser uma ferramenta extremamente flexível, o coaching pode ser empregado em diferentes nichos: relacionamento, aprendizagem, emagrecimento, financeiro, entre outros. No âmbito pessoal, o coaching auxilia o indivíduo a trabalhar sua posição diante de sua realidade e a melhorar suas relações interpessoais.

É importante deixar claro que coaching e mentoring não são as mesmas coisas. Mentores costumam usar a própria experiência para aconselhar e treinar funcionários, estabelecendo uma relação de mestre e aprendiz. Já os coachs não oferecem soluções próprias, mas sim, utilizam técnicas que estimulam o coachee a encontrar e implementar as próprias soluções.

Por isso, se a intenção for estimular os colaboradores para que eles busquem o constante aperfeiçoamento de seus talentos, a fim de que ampliem sua performance e, por consequência, o desempenho de toda a empresa, a melhor opção é investir na contratação de um coach.