O autocoaching é essencial para o seu autodesenvolvimento, pois é com esse processo que a pessoa aplica as técnicas e ferramentas do coaching para autodesenvolver competências e habilidades. De maneira que você se torna seu próprio coach, planejando ações e monitorando seus resultados.

Importante: Essa técnica é indicada apenas para coaches já formados pela Sociedade Brasileira de Coaching, pois esses profissionais já possuem o conhecimento necessário para aplicar o processo. Acesse esse link e saiba como se tornar um coach da SBCoaching.

Entenda quais são as condições necessárias para estabelecer o autocoaching


Fazer o autocoaching não se resume a conversar consigo mesmo ou se questionar sobre seu comportamento x resultados. Trata-se de uma reflexão estruturada, com métodos e objetivos definidos. Para realizar essa etapa do processo, é preciso:

  • Assumir a responsabilidade pelo que acontece e conscientize da necessidade de mudar;
  • Faça a si mesmo perguntas desafiadoras;
  • Persista até obter resultados;
  • Defina a regularidade e o período de suas sessões de autocoaching
  • Utilize as técnicas e ferramentas aprendidas durante o treinamento Personal & Professional Coaching.

 

Utilize 6 etapas do autocoaching para desenvolver novas competências

Defina seu Objetivo

Pergunte a si mesmo: – quais são as competências que eu preciso desenvolver e qual é o meu objetivo com isso?

Imagine e descreva os detalhes

Pense em quais conhecimentos você precisa adquirir, quais comportamentos e atitudes indicam que você desenvolveu essa habilidade e quais resultados essa competência produz. Seja sincero nas respostas.

Avalie seu desempenho atual

Dê uma nota para o domínio que você apresenta para essa competência atualmente, isso te dará um panorama do que você precisa melhorar.

Ações estratégicas

Defina quais as ações que te farão com que você desenvolva a competência desejada, por exemplo: quais cursos você precisa fazer, atividades diárias, treinamentos, ou seja, quais são as estratégias que você vai seguir para alcançar seu objetivo.

Plano de ação

Já definiu o que e como fazer, agora defina prazos para concluir cada item de seu plano.

Dica: Se seu objetivo é de logo prazo, divida o em várias etapas, assim o que parece muito complicado ficará mais simples.

Monitoramento

Verifque se você está progredindo, se está inteiramente engajado com o objetivo final, se está seguinda a risca o plano de ação e está obtendo os resultados esperados.

Seguindo essas etapas e utilizando as técnicas e ferramentas para dar apoio ao processo de autocoaching você conseguirá desenvolver habilidades e competências que necessita para alcançar o sucesso e a felicidade plena em todas as áreas da sua vida.