atitudes profissionais

Pode-se entender que competência é muito importante, mas não é tudo

Um estudo realizado pela empresa de recrutamento Zenger/Folkmanna, e publicado pela Harvard Business Review, mostra que mais da metade das demissões em grandes empresas é causada por dificuldade no relacionamento com colegas e pela falta de etiqueta social no ambiente de trabalho. Isso pode explicar o motivo pelo qual pessoas muito competentes são demitidas e outras, não tão boas, permanecem em seus cargos, chegando, muitas vezes, a conseguir promoções e uma boa carreira profissional.






Pode-se entender que competência é muito importante, mas não é tudo. Tanto que pessoas com um vasto conhecimento, mas que não possuem habilidade para criar bons relacionamentos, acabam diminuindo suas chances de obter sucesso profissional. Veja a seguir algumas atitudes que devem ser evitadas no ambiente de trabalho para que não se perca a qualidade de vida no trabalho:

Usar telefone sem critério

Use o celular somente quando for necessário. Cuidado com o toque, o ideal é que ele fique no modo silencioso, pois mesmo quando ele está no modo vibratório, pode fazer barulho, atrapalhando os colegas que trabalham na mesma sala que você. Se for um assunto urgente, peça licença e saia da sala para atender.

Atrasar-se sempre

Uma das maiores virtudes de um empregado é a pontualidade. Atrasar-se uma vez ou outra por conta de um imprevisto é natural. Mas chegar tarde todos os dias não é visto com bons olhos pelos empregadores.

Tomar o espaço do colega

Respeite o espaço do seu colega, assim como você gosta que respeitem o seu. Não é necessário que você fique em silêncio absoluto durante todo o expediente, mas evite assuntos que exponha seu lado pessoal ou de outra pessoa.

evitar problemas no trabalho

Procure evitar esses problemas e aja sempre com bom senso

Promover fofoca

Fofocas não combinam com o ambiente de trabalho. Sendo assim, evite falar de outras pessoas, principalmente se as mesmas não estiverem presentes no recinto.

Esquecer do trabalho

Nunca deixe de fazer o seu trabalho por conta de distrações com redes sociais, sites de esportes, entre outras coisas. O trabalho deve vir sempre em primeiro lugar. Caso já tenha terminado as tarefas mais cedo, procure adiantar outros projetos.

Enviar e-mail com erros de gramática

Sempre dê uma boa revisada antes de enviar um e-mail para alguém de sua empresa. Erros gramaticais passam uma péssima impressão.

Comer na mesa de trabalho

Não há muita ventilação nas salas por conta do ar-condicionado, então evite comer em sua mesa. Procure saber se há uma copa na empresa e faça sua refeição lá. Cheiro de comida pode atrapalhar seus colegas.

Esquecer ou errar nomes

Se não estiver certo do nome de determinada pessoa evite chamá-la, pois além de ser muito deselegante, pode causar constrangimento.

Vestir-se de forma inadequada

É recomendável o uso de roupas discretas, sem muito modismo. Evite também os decotes e esteja atento à sua higiene pessoal.

Procure evitar esses problemas e aja sempre com bom senso. Lembre-se que muitas empresas possuem códigos de ética e conduta. Procure informar-se se existem esses códigos no local em que trabalha e leia com atenção.