O autoconhecimento é o ponto de partida

O autoconhecimento é o ponto de partida

Uma característica muito valorizada e desejada no âmbito profissional é a resiliência no trabalho. Resiliência, na Física, é a capacidade de um material voltar a seu estado anterior após sofrer pressão. Esta definição se aplica ao ambiente empresarial quando um profissional consegue suportar as pressões do dia a dia e manter o foco, continuando a desempenhar suas atividades com eficiência. Encontramos algumas informações relevantes no processo de coaching.


O desenvolvimento da resiliência é essencial para a permanência do profissional em qualquer ambiente de trabalho. Quanto mais relevante for o cargo na empresa, mais valiosa será esta capacidade, pois maior será a exigência de tomada de decisões, dinamismo, produtividade e cumprimento de metas.

A maleabilidade (flexibilidade) também é uma habilidade que auxilia no desenvolvimento da resiliência, permitindo a rápida adaptação e recuperação em circunstâncias de abalo causadas pelas dificuldades e obstáculos, reduzindo, assim, a pressão efetiva causada pelas adversidades.

como superar a pressão no trabalho

Como superar a pressão no trabalho

O autoconhecimento é o ponto de partida para o aumento da resiliência, ao identificar os momentos ou situações em que a atenção começa a se perder do foco principal. Com a evolução desta habilidade, será mais fácil se manter produtivo e eficiente sob as mais diversas condições de pressão no trabalho.

Dar um salto no desconhecido requer confiança em si mesmo. Ao experimentar coisas que assustam você, deixando sua zona de conforto, você ganha ainda mais confiança a cada passo bem-sucedido. Mesmo quando o resultado não é o esperado, você desenvolve um senso de resiliência para os momentos críticos na vida e aprende a aceitá-los como lição.

A maior recompensa que você receberá quando sair de sua zona de conforto será a nova oportunidade. Somente quando você deixar o conforto da rotina para explorar o que é desconhecido, descobrirá portas abertas à espera de sua chegada. As melhores oportunidades estão nos lugares mais insuspeitos, cabe a você procurá-los.