mercado trabalho coaching

Conhecer outros processos pelo mundo é importante para o profissional

Em qualquer área de atuação, as certificações internacionais são importantes porque agregam valor ao curso e à formação profissional de quem se forma. Esse tipo de reconhecimento atesta que as metodologias aplicadas no programa de formação não só atendem às exigências dos órgãos nacionais competentes como também correspondem às exigências de importantes instituições estrangeiras.

Em um mercado de trabalho cada vez mais concorrido, uma certificação internacional certamente é um relevante adicional para o currículo de uma pessoa. Esse detalhe pode ser decisivo para a contratação em processos seletivos de empresas dos mais variados níveis e setores. A certificação internacional confirma que o profissional possui conhecimentos aprofundados em determinada área e está apto a exercer de maneira eficaz suas funções.


O valor agregado às certificações internacionais é tão grande que se reflete na remuneração dos profissionais. Quem é formado em um curso desse tipo tende a ser mais valorizado no mercado e, em geral, recebe salários acima da média. Isso vale para especialistas de todos os setores, inclusive para quem escolhe atuar na área de coaching.

Para conquistar uma certificação internacional como coach, o indivíduo precisa, em primeiro lugar, procurar uma instituição que ofereça esse tipo de reconhecimento. No Brasil, uma das mais renomadas organizações nessa área é a SBCoaching, com o título de maior Centro de Referência e Excelência em coaching. Além disso, o interessado em obter um certificado de coach internacional precisa dominar técnicas e conceitos cientificamente comprovados para alcançar tal certificação.

coaching internacional

A certificação internacional certamente é um relevante adicional para o currículo

O mercado de coaching cresceu significativamente nos últimos anos. Segundo relatório da Universidade de Harvard, o setor movimenta em média US$ 1.5 bilhão por ano apenas nos Estados Unidos. Esse campo promissor tem atraído muita gente, e cursos de coaching se multiplicam por todo o país. Entretanto nem todos são confiáveis. Por isso, na hora de contratar o serviço, pessoas e empresas passaram a observar cada vez mais as certificações que o profissional possui. Sendo assim, ter um certificado aceito internacionalmente torna-se uma grande vantagem competitiva.

A SBCoaching oferece programas de formação que utilizam uma metodologia exclusiva, focada em abordagens de assessoria pessoal super modernas, e é reconhecida pelo Graduate School of Master Coaches, entidade internacional que reconhece coaches em mais de 40 países e produz grande parte do conteúdo internacional referente à área de coaching. Já as especializações ALPHA são atestadas e contam com a parceria da Worth Ethic Corporation, empresa especializada em coaching executivo.