CINCO COMPETÊNCIAS DE UM COACH DE SUCESSO

1868

Cada vez mais pessoas procuram equilibrar vida profissional e pessoal, buscando mais sucesso na carreira e, ao mesmo tempo, mais bem-estar. E qual profissional elas procuram para serem bem-sucedidas nesse objetivo? O coach! Por estar em total sintonia com as necessidades da vida moderna, o coaching, uma profissão já consolidada mundo afora, está ganhando cada vez mais espaço no Brasil.

Enquanto contribui para o crescimento e a evolução do coachee (cliente), o próprio coach cresce e evolui na sua vida e carreira. Ao atuar nessa profissão altamente gratificante e promissora, o coach tem mais felicidade, ganhos financeiros e qualidade de vida. E como se destacar na carreira de coach?

Saiba quais competências desenvolver para ser um coach de sucesso!

  1. Forte habilidade interpessoal

Coaches relacionam-se constantemente com variados perfis de pessoas. Nesses relacionamentos profissionais, é preciso ter sensibilidade e empatia, além de saber ouvir, desafiar, ser objetivo, comunicativo, entusiasta, ter compaixão para cativar o coachee e deixá-lo mais à vontade durante as sessões de coaching. Essa competência também pode ser decisiva na hora de conquistar novos clientes, além de fidelizar os atuais.

  1. Credibilidade e autenticidade

O coaching interfere no tesouro mais valioso do cliente: sua vida, seja pessoal ou profissional. Por esse motivo, é tão importante que esse processo seja conduzido por um coach altamente responsável e capacitado, que passe confiança por meio de sua credibilidade e autenticidade. Profissionais com essas qualidades são aqueles que se destacam no mercado e deixam o seu legado no universo do coaching.

  1. Estabilidade pessoal e profissional

O coach é a vitrine do seu próprio negócio. Ao mostrar maturidade pessoal e estabilidade na carreira, ele transmite a imagem de segurança ao seu coachee, assegurando-lhe que, assim como o coach, ele pode ter maior satisfação pessoal e profissional. Para desenvolver pessoas, é importante que você desenvolva suas próprias competências e, assim, obtenha cada vez mais melhores resultados em todos os setores de sua vida.

  1. Bagagem cultural e profissional

O coach não precisa ser especialista em nenhum assunto (para fazer coaching esportivo, por exemplo, não é obrigatório ter especialização em educação física). Além de concluir um bom curso de coaching, possuir uma ampla bagagem cultural e profissional eleva exponencialmente a qualidade de seu trabalho, sendo que, com mais experiência, torna-se mais fácil encontrar soluções e diretrizes para desenvolver times, empresas e pessoas.

  1. Rede de contatos

Muitos coaches são donos do seu próprio negócio. Nesse caso, além de desenvolver competências de coaching, é fundamental ter noção de como conquistar seus próprios clientes. O famoso networking é uma fonte poderosa de novos trabalhos, mas para funcionar, requer que o coach seja eficiente e profissional. Encante seus clientes e aqueça a sua rede de contatos, pois a satisfação com o seu serviço resultará em recomendações, que resultarão em mais clientes e, assim, em maiores ganhos financeiros.

Comentários
Compartilhar
AnteriorSABEDORIA: A “MÃE” DE TODAS AS VIRTUDES
PróximoComo Vender Valor e não Preço
A SBCoaching é uma das maiores empresas de coaching do mundo. Líder e referência nacional e internacional em treinamentos e soluções de alta performance. Firmemente comprometida em promover a evolução e a maximização do potencial humano, a SBCOACHING gera resultados cientificamente comprovados, contribuindo para produzir mudanças positivas e sustentáveis e para aumentar as conquistas de indivíduos, times e organizações.