coach elevar desempenho pessoal profissional

Coach é quem está habilitado a conduzir o procedimento. E Coachee é quem está disposto a aprimorar sua performance.

O coaching é um processo que visa elevar o desempenho pessoal e/ou profissional de uma pessoa ou de um grupo. A metodologia envolve duas partes: o coach (quem está habilitado a conduzir o procedimento) e o coachee (quem está disposto a aprimorar sua performance).

Não é possível determinar com precisão quando o processo surgiu, porém os termos coach e coaching já eram usados desde o século XIX para designar pessoas que auxiliavam em atividades importantes e conduziam à descoberta do conhecimento. No entanto foi o lançamento do livro “The Inner Game of Tennis – O Jogo Interior do Tênis”, do educador e técnico Timothy Gallwey, em 1974, que contribuiu significativamente para que essa metodologia passasse a ser conhecida e utilizada no meio pessoal e profissional.

Na obra, Gallwey relaciona a vida real a dois jogos: o primeiro é exterior, contra um oponente visível; o segundo é aquele que ocorre na mente do indivíduo, com seus sentimentos e dificuldades internas, como desconfiança, frustração, medo e nervosismo.

Esse método desenvolveu-se ao longo do tempo e teve influências de diversas áreas do conhecimento, como a Psicologia Positiva, a Terapia Gestalt, a Psicologia Comportamental – Cognitiva, a teoria da Inteligência Emocional e a Programação Neurolinguística.

Função do coach

Os obstáculos citados por Timothy são comuns na vida de todas as pessoas. O papel do coach é fazer questionamentos e apresentar técnicas eficientes ao coachee, para que ele mesmo possa lidar melhor com as situações profissionais ou pessoais que possam prejudicar seu desempenho.

A função do coach é auxiliar o cliente a eliminar esses obstáculos internos e a expressar seu máximo potencial, tornando-se líder de si mesmo. Para isso, é necessário que o interessado se mantenha calmo e deixe de lado qualquer prejulgamento sobre sua atuação pessoal e profissional para não prejudicar sua performance nem sua motivação. No entanto evitar julgamentos não significa ignorar os erros. Na verdade, é fundamental analisá-los para identificar uma forma de aprimorar atitudes e decisões.

O profissional de coaching também contribui para o estabelecimento de metas mais claras. Isso permite a elaboração de um plano de ação mais eficaz e a obtenção de resultados mais positivos.

resultados positivos

No processo de coaching, aprender não significa apenas obter conhecimento, mas sim expandir a capacidade de ação, para conquistar importantes resultados.

Benefícios na vida e na carreira

Contar com a ajuda de um coach é de extrema importância para quem pretende superar obstáculos e atingir o sucesso, pois esse profissional incentiva a autoconfiança, mostrando às pessoas que elas possuem mais potencial do que pensam ter. No processo de coaching, aprender não significa apenas obter conhecimento, mas sim expandir a capacidade de ação, para conquistar importantes resultados.