Posted in:

Coach Pessoal: Como Funciona, Benefícios, e Como Tornar-se Um

coach pessoal como funciona beneficios como tornar se um

Você sabe o que faz um coach pessoal?
Podemos adiantar que se trata de um profissional responsável por aplicar a metodologia coaching e dar todo o apoio para que seus clientes possam ir além.
Mas dizer apenas isso é muito pouco.
É por isso que, ao longo deste artigo, vamos explicar em detalhes que carreira é essa, seus benefícios e mesmo como você pode se transformar em um coach pessoal.
Acredite: logo você vai considerar essa como uma opção mais do que viável.
Quer saber por quê? Então, nos acompanhe até o fim desta leitura.

O que é um coach?

coach pessoal o que e
Para entrar nas especificidades do coach pessoal, antes, é preciso entender quem é esse profissional e qual é o seu papel.
De maneira muito simples, podemos dizer que ele atua como um facilitador no processo de sair do seu estado atual e alcançar o seu estado desejado – ou seja, aqueles seus objetivos mais desejados.
Veja bem, não utilizamos a palavra “facilitador” por acaso.
O objetivo aqui é evidenciar o papel cumprido pelo coach e pelo coachee. A propósito, para que não restem dúvidas, esse segundo é o nome dado ao cliente do processo de coaching.
Fechado esse pequeno parênteses, vamos voltar à atuação do profissional de coaching: não espere encontrar a figura de um terapeuta ou alguém que diga exatamente o que deve ser feito em cada situação.
A intenção é guiar o indivíduo em um caminho de autoconhecimento, capaz de permitir que ele próprio descubra as respostas que procura.
Ou seja, atua como alguém que instiga e incentiva o desenvolvimento e potencialização das habilidades, tudo a partir de técnicas reconhecidas e comprovadas.
Também dá suporte para neutralizar limitações e chegar ao sucesso – seja lá o que ele signifique para cada cliente.

Diferentes tipos de coaching

coach pessoal diferentes tipos
Se você possui algum conhecimento sobre o universo do coaching, já deve ter percebido que existem inúmeras áreas diferentes – e elas são cada vez mais específicas.
Esse é um resultado de dois fatores: a evolução da metodologia e a necessidade de as pessoas trabalharem questões pontuais, que exigem saberes e ferramentas mais focadas.
Ou seja, existem diferente tipos de coaching, cada um capaz de dar suporte para o coachee em diferentes situações.
Veja alguns exemplos a seguir.

Coaching de relacionamento

Manter uma relação ao longo dos anos pode não ser tarefa fácil, todo mundo sabe.
Conflitos sempre surgem e eles fazem parte do jogo.
Mas isso não impede que sejam trabalhados de uma forma muito mais positiva, de modo a ajudar o casal a crescer.
É aqui que entra o chamado coaching de relacionamento.
Mais uma vez, vale dizer, não se trata de terapia.
Muito mais do que falar de aspectos do passado – ainda que eles sejam essenciais para compreender o cenário vivido no presente -, o objetivo é projetar o futuro.
Os dois desejam passar mais tempo juntos, querem lidar melhor com as brigas ou sentem que estão indo em direções opostas.
E agora, o que pode ser feito para que ambos sigam juntos por um caminho mais harmonioso?
Nada que a definição de objetivos e o autoconhecimento não possa transpor.
Afinal, muitos esquecem que conhecer a si mesmo é o primeiro passo para poder se relacionar com outras pessoas e não projetar nelas suas próprias expectativas e frustrações.

Coaching de emagrecimento

Parece específico demais para você?
Pois saiba que esse tipo de coaching tem crescido e muito ao longo dos últimos anos.
Isso acontece a partir da percepção de que o aumento de peso costuma estar ligado ao surgimento de comportamentos limitantes.
Com isso, estamos falando de todas aquelas vezes em que nós mesmos sabotamos as nossas oportunidades e desejos por conta do medo ou até de outros fatores que sequer conhecemos de maneira consciente.
Mudar o modo como o seu pensamento funciona é fundamental para entender por que você tem agido contra o seu próprio interesse de emagrecer.
Do contrário, é comum que acabe mergulhando em eternas dietas que não oferecem mais do que resultados a curto prazo – e que sempre acabam por retroceder.
Para que a mudança ocorra, é claro, é definido um plano de ação e todo o processo é acompanhado pelo coach.
Já é bastante comum, inclusive, que nutricionistas se especializem em coaching e reúnam as expertises das duas áreas para oferecer as melhores opções aos seus clientes e pacientes.

Coaching de carreira

coach pessoal carreira
Conquistar uma promoção, pensar no futuro profissional, voltar a sua área ou mesmo iniciar no mercado de trabalho.
Não importa qual seja o seu objetivo como profissional, o coaching de carreira pode ajudar.
Esse é um modelo formatado para quem deseja alçar voos mais altos, mas anda um pouco perdido sobre o rumo a ser seguido.
É também aquela chance de fazer uma pausa e se perguntar onde você se enxerga daqui cinco ou dez anos – ou mesmo o que espera ter conquistado quando chegar a hora da aposentadoria.
Note que não estamos falando apenas da questão financeira, ainda que ela seja crucial, mas também da realização como profissional, de sentir que foi capaz de fazer a diferença ou ir além.

Coaching de liderança

O universo do trabalho mudou e, com ele, os papéis desempenhados pelos gestores também.
É hora de deixar de lado aquele modelo de gestão centralizado e com pouco espaço para o diálogo, baseado apenas em ordens e metas que devem ser cumpridas sem questionamento.
As novas empresas que surgem no mercado têm mostrado que, hoje, a realidade é muito mais horizontal e colaborativa.
E o papel dos líderes é crucial nesse processo.
Eles nem mesmo precisam ser os gerentes de um setor ou os donos de uma empresa.
Às vezes, estamos falando de profissionais que exercem uma liderança natural entre os colegas.
Seja você essa pessoa ou alguém que deseja desenvolver habilidades dignas de um verdadeiro líder, o coaching pode ajudar.
E isso não significa apenas uma mudança no modo de gerenciamento, mas também a conquista de resultados cada vez melhores.

Significado de coaching pessoal

coach pessoal significado
Agora que falamos dos diferentes tipos de coaching, é hora de colocar em foco justamente aquele que é o tema principal do artigo: o pessoal.
Como o próprio nome já sugere, sua atuação está mais diretamente ligada ao âmbito pessoal da vida do indivíduo que passa pelo processo.
É uma porta de entrada para um mundo de autoconhecimento.
Essa, aliás, é palavra-chave para descrever o processo, que busca permitir que o coachee olhe para si mesmo de maneira generosa, capaz de perceber as muitas qualidades existentes e como elas podem ser ainda mais trabalhadas.
Como consequência, a autoestima e a confiança melhoram.
A partir daí, fica muito mais fácil ir em busca dos objetivos pretendidos.
Pode ser a necessidade de gerenciar melhor o próprio tempo, o desejo de fazer uma viagem sem acompanhante algum, a necessidade de melhorar a comunicação com as outras pessoas, enfim.
As possibilidades são muitas e dependem de cada um.
O importante é abrir a mente e acreditar que é possível chegar lá – não é por que não deu antes que vai ser sempre assim.
E o significado do coaching pessoal é justamente esse: permitir que você possa acreditar em si mesmo e transformar a própria realidade tantas vezes quanto for preciso.
Que tal embarcar nessa missão?

Como funciona o coaching pessoal?

coach pessoal como funciona
De todos os tipos de coaching, que vimos até aqui, o pessoal é aquele que possui a maior abrangência, pois é capaz de envolver os mais variados aspectos da vida do indivíduo.
Por isso, não é incomum que veja sua descrição associada a outro nome: o coaching de vida.
Todo o trabalho é baseado no desenvolvimento do cliente, que fica mais preparado para superar obstáculos, vencer medos e derrubar todas aquelas crenças limitantes, que impediam o crescimento até então.
Trabalhar a inteligência emocional e, como já falamos, o autoconhecimento, são duas das trilhas para que o coachee possa não só definir, como também atingir seus objetivos dentro do prazo definido.
Ao longo do caminho, o processo decisório vai ser fortalecido e as escolhas passam a ser feitas de maneira convicta, como um resultado de toda a introspecção experimentada ao longo do processo.

Técnicas utilizadas por um coach pessoal

coach pessoal tecnicas utilizadas
Uma das dúvidas mais frequentes de quem deseja iniciar no coaching, seja ele o pessoal ou qualquer outro tipo, é comum funcionam as sessões.
Afinal, o que existe de tão poderoso na metodologia a ponto de proporcionar mudanças tão profundas?
Na missão de despertar no coachee o foco e a motivação necessários para que suas metas sejam cumpridas, há uma série de ferramentas e técnicas.
Se tem algo que você pode esperar é por muitas perguntas e a escuta atenta, especialmente no início do processo.
Toda a lista de questões é baseada em conversas prévias com você.
Elas servem para que o coach possa entender o que você deseja e o que acredita estar atrapalhando a conquista de metas.
O profissional vai criar um verdadeiro ambiente de trocas e sinergia, no qual ambos se veem interligados pelo objetivo de levar você mais longe.
Por isso, é preciso que se estabeleça uma relação mútua de confiança.
O objetivo principal das perguntas é gerar reflexão, para que você possa entender melhor não apenas quem é, mas onde está e o lugar no qual deseja chegar.
Para isso, é claro, serão propostos alguns exercícios e definido um plano de ação.
Vale dizer, no entanto, que cada processo é único: estamos falando de pessoas e cada um de nós age de maneira diferente.
Já pensou em se desafiar dessa maneira?

Benefícios dos serviços de um coach pessoal

coach pessoal beneficios servicos
O que é possível ganhar a partir dos serviços de um coach pessoal?
Pense nas vezes em que você deixou de fazer algo por medo, insegurança ou qualquer outro limitador.
O coach é o profissional que vai dar todo o suporte para que possa ajustar seu mindset e ver nos obstáculos não só dificuldades, mas também chances de crescimento.
Pode ser que você também já esteja no caminho certo, mas esteja querendo acelerar o processo.
Bom, o coaching pessoal também é solução.
Para ficar mais claro e completo, confira a lista que preparamos com os principais benefícios que o coaching pessoal pode trazer para a sua vida:

  • Desenvolver a habilidade de promover mudanças sustentáveis em sua vida
  • Controlar melhor seus estados emocionais
  • Definir objetivos de forma precisa e realista
  • Criar planos de ação para solucionar os problemas
  • Superar bloqueios
  • Ter mais disposição e energia para a rotina
  • Despertar o máximo do seu potencial
  • Mergulhar em um processo de autodescoberta
  • Elevar seu nível de conquistas e chegar mais longe
  • Aperfeiçoar a comunicação interpessoal
  • Gerenciar melhor o tempo.

Viu só o quanto você tem a ganhar? E ainda nem chegamos ao tema do próximo tópico, que diz respeito à sua conduta como profissional.

Coaching pessoal no mercado de trabalho

coach pessoal mercado de trabalho
Ao falar dos benefícios do coaching pessoal, ainda não citamos ganhos profissionais, mas isso não significa que não existam reflexos positivos na sua carreira.
Ainda que o objetivo central não seja esse, trabalhar aspectos da sua vida e comportamento vai refletir no modo como você se comporta e nos resultados que atinge na profissão – e não é difícil entender o motivo para isso.
Vamos destacar alguns dos benefícios descritos, como gerenciamento do tempo, melhora da comunicação interpessoal e superar bloqueios.
Cada um deles também diz respeito a características valorizadas e necessárias para a rotina de trabalho.
Por isso, o ganho é tão amplo e a transformação tão profunda.

Quanto custa um processo de coaching pessoal?

coach pessoal quanto custa processo
Falar de valores no coaching – assim como de duração, como veremos no próximo tópico – pode ser um pouco difícil.
Isso porque é difícil afirmar um preço exato por sessão: o número varia de acordo com uma série de fatores.
Podemos dizer que, em média, uma sessão de coaching custa R$ 250, caso estejamos falando de coaches que ainda estão em início de carreira.
No total, isso pode representar cerca de R$ 3 mil por cliente.
Agora, qualificação e experiência também cobram um preço.
Quando falamos de profissionais que atuam no mercado há algum tempo e já são reconhecidos pelo trabalho desenvolvido, o valor de uma única sessão pode passar para R$ 700.
Isso renderia ao coach pessoal um total de R$ 8.400, em média.
Você já deve até estar pensando em investir nessa carreira também, não é mesmo?

Como se tornar um coach pessoal

Se depois de todas essas informações sobre coaching pessoal, você se sentiu inspirado a entrar de vez nesse mercado, saiba que não só é possível como está ao seu alcance.
É cada vez mais comum que as pessoas aproveitem sua experiência profissional ou especialidade acadêmica e agreguem a ela o potencial oferecido pelo coaching.
Não existe um pré-requisito para iniciar uma formação na área ou conhecimentos que devem fazer parte da sua bagagem previamente.
O importante mesmo é estar disposto a se doar ao máximo e permitir que a metodologia realmente seja transformadora.
São psicólogos, administradores, nutricionistas, advogados e executivos, para citar apenas alguns exemplos.
Todos motivados a dar o próximo passo na carreira.
E você, está preparado?

Formação em coaching SBCoaching

Se a sua resposta foi “sim”, é hora de conhecer as soluções oferecidas pela SBCoaching para quem deseja iniciar em uma das profissões que mais cresce no mundo.
Além de possuir certificação internacional e ter sido responsável pela formação de mais de 35 mil coaches, a SBCoaching oferece inúmeras opções para quem deseja entrar na área ou mesmo se especializar.
Se o seu objetivo é dar o primeiro passo, a indicação é o curso de Personal & Professional, bastante alinhado com o tema central do artigo.
Quer saber por que esse é a alternativa ideal para você?
Para aproveitar ao máximo todos os benefícios que citamos ao longo do artigo, é importante buscar a melhor formação, o que você encontra aqui..
O curso reúne referências de mais de 420 especialistas.
Além disso, é um treinamento realizado a partir de um método que possui validação científica.
E tem mais; ele está disponível em todo o território nacional, sendo ministrado por trainers com excelência acadêmica e muita experiência em atingir resultados assertivos e consistentes.
Como se não bastasse tudo isso, o curso oferece certificação internacional pela Association for Coaching e pelo Institute of Coaching Research.
Se você está convencido a iniciar a sua carreira de coach pessoal, nada melhor do que começar pelo Personal & Professional Coaching.

Quanto tempo dura um curso de coaching pessoal

Mais uma vez, é difícil dar uma resposta exata, pois há vários cursos e treinamentos que qualificam o coach pessoal.
Mas podemos tomar como base a formação da SBCoaching, em especial o já destacado curso Personal & Professional Coaching.
Esse é um treinamento que possui carga horária de 100 horas.
Desse total, há 50 horas presenciais que são divididas em quatro dias de atividades bastante intensas e transformadoras.
Já as demais 50 horas de aula são realizadas na chamada etapa online do curso.

Conclusão

coach pessoal conclusao
Quer aproveitar a metodologia como coachee ou mesmo se transformar em um coach pessoal de sucesso?
Como vimos ao longo deste artigo, as duas opções são possíveis e prometem mudar a sua realidade.
Por isso, não perca tempo e invista na metodologia de desenvolvimento humano que mais cresce no mundo.
Esteja preparado para se conhecer melhor e nunca mais duvidar novamente de todo o seu potencial.
Gostou do texto? Aproveite e deixe o seu comentário no campo abaixo. Também compartilhe o conteúdo em suas redes sociais.