O Que é Coaching Empresarial: O Guia Completo SBCoaching

297

Se você tem metas para o seu negócio, o coaching empresarial pode ajudar na sua concretização.

E isso vale para todo o tipo de cenário, seja ele positivo ou negativo.

A metodologia é voltada a guiar empresas para a sua evolução, com processos mais ajustados e melhores resultados.

Afinal, em um momento que é de dificuldades no cenário econômico e oportunidades reduzidas, contar com o apoio certo pode ser a diferença entre chegar a mais um ano ou fechar as portas.

Quem não deseja ver seu negócio deslanchar e alcançar as metas de crescimento estabelecidas?

Se você faz parte do grupo que quer ir além, aproveite para conferir o material que preparamos.

Ao longo do artigo, vamos tratar de conceitos, possibilidades de aplicação, benefícios e como você pode utilizar tudo isso ao seu favor.

Pronto para começar?

O que é um coach?

o que e um coach - coaching empresarial

Se você ainda não está familiarizado com o universo do coaching, é possível que fique um pouco confuso com os termos utilizados.

Então, vamos esclarecer os principais.

A palavra coach, por exemplo, aparece o tempo todo.

Você sabe o que significa?

Esse é o nome dado ao profissional que conduz todo o processo de coaching (metodologia) junto aos seus coachees (clientes).

Especializado em desenvolvimento humano, ele oferece todo o suporte necessário para que você possa olhar para dentro e se conhecer melhor, ao mesmo tempo em que define metas a serem alcançadas até o fim da jornada.

Claro, não espere que ele seja o responsável por encontrar as respostas que você tanto busca e precisa, propondo soluções mágicas.

Não é assim que funciona.

Desde o início, é importante saber que o coaching depende da sua capacidade de desenvolver o máximo do potencial que possui, mas que está escondido ou bloqueado por alguma razão.

O coach dá apoio, mas não cabe a ele fazer os exercícios pelo coachee.

Quando chegar ao fim das sessões – e, especialmente, lá no futuro -, você vai ter motivos para agradecer por esse modelo de abordagem.

O que é uma empresa de coaching?

o que e uma empresa de coaching - coaching empresarial

De acordo com pesquisa da International Coach Federation (ICF), o mercado de coaching é responsável por movimentar 2,3 bilhões de dólares em todo o mundo e conta com 53 mil profissionais para isso.

Para se ter uma ideia, houve um aumento de 30% na contratação de profissionais da área em 2016 no Brasil.

Isso em meio a um cenário que, como já falamos, não é dos mais favoráveis.

Mas por que estamos trazendo esses dados todos?

O objetivo é evidenciar a relevância e o crescimento alcançados pelo coaching – o que nos leva à pergunta deste tópico.

Com um aumento tão grande da procura, hoje há muitas empresas especializadas na área.

São instituições espalhadas por todo o país com opções das mais variadas.

Enquanto algumas focam na oferta de cursos para quem deseja melhorar os resultados empresariais ou ter maior facilidade no relacionamento com pessoas, para citar apenas duas opções, outras focam na formação de novos coaches.

É possível, inclusive, que os dois modelos se mesclem.

Seja qual for a modalidade, a dica é sempre procurar instituições reconhecidas e que contem com profissionais competentes.

Antes de fazer a sua escolha, busque referências. Podem ser com amigos que já realizaram cursos ou mesmo a partir de uma busca detalhada na internet.

Em resumo, tenha o mesmo cuidado que você dedicaria a escolher uma faculdade, por exemplo.

O que é coaching empresarial?

o que e coaching empresarial

Agora que você já está ambientado no universo do coaching e conhece um pouco mais sobre as suas possibilidades, é hora de falarmos sobre o coaching empresarial.

Essa modalidade é conhecida por seu foco no desenvolvimento da empresa como um todo.

A ideia é permitir a construção de uma cultura organizacional proposta para conduzir a empresa a resultados desafiadores e que promovam crescimento.

É uma chance de pensar cada área do negócio, como ela funciona, quem são os funcionários que a compõe, que habilidades eles precisam ter e que papel aquele núcleo cumpre para o objetivo final.

Ou seja, é um processo complexo e amplo, que pretende mapear o modo de funcionamento da empresa e encontrar possibilidades de desenvolvimento.

Isso acontece a partir da elaboração de estratégias alinhadas com a realidade vivida pelo empreendimento.

Mas como chegar até essas estratégias?

Um dos métodos utilizados para iniciar todo o processo é a criação de perguntas, que devem sempre vir acompanhadas de respostas honestas e específicas.

É uma verdadeira provocação.

Afinal, o que é mais importante para você nesse momento?

Por que decidiu trabalhar de forma tão pesada nisso?

Esse é o legado que deseja deixar?

Em que ponto pretende chegar?

Durante as sessões, você vai rever essas perguntas e suas respostas inúmeras vezes.

São aqueles momentos para fazer um balanço e, quando necessário, reavaliar o rumo seguido.

O importante é sempre agir de forma propositiva.

Como funciona o coaching empresarial

como funciona o coaching emmpresarial

Os métodos e técnicas utilizados durante um treinamento de coaching podem variar de um coach para outro – e de uma instituição para a outra, é claro.

Independente disso, há três pilares que costumam ser desenvolvidos e priorizados no coaching empresarial: objetivo, decisão e foco.

Para seguir a ordem lógica a ser trilhada, vamos começar pelo objetivo.

Esse é o primeiro passo a ser dado. Sem ele, como saber se você está no caminho certo?

Não dá para definir os rumos da empresa sem definir onde se espera que ela chegue.

Do contrário, recursos são apenas jogados fora.

É importante definir metas claras, que possam ser perseguidas e mensuradas.

Superada essa fase? Vamos para a decisão.

O que devo fazer para chegar ao objetivo proposto?

Essa é a pergunta que cada um dos envolvidos precisa se fazer.

Decidir significa tomar um posicionamento em detrimento de outro.

Sim, nem sempre é fácil tomar decisões, especialmente quando as implicações dela podem tomar proporções que vão além de você.

Mas é parte do processo.

Está preparado?

Então, partimos para o terceiro pilar.

Quando você define um foco, precisa aprender a eleger prioridades e administrar o tempo e os recursos.

Quer alcançar aquela meta definida?

O coach vai dar o suporte para que você passe por todas essas etapas fortalecido e mais próximo de onde deseja que a empresa chegue.

Diferença entre coaching empresarial e coaching executivo

diferenca entre coaching empresarial e coaching executivo

Durante o seu avanço pelo coaching, é natural que se depare em algum momento com a dúvida que apresentamos neste tópico.

Afinal, coaching empresarial e coaching executivo são a mesma coisa?

Na verdade, são processos parecidos, mas com uma diferença importante.

Enquanto o coaching empresarial se volta à organização e a todos os envolvidos em seus processos, o coaching executivo foca no indivíduo.

Dessa forma, é uma excelente escolha para o aprimoramento de líderes e gestores.

Principais benefícios do coaching empresarial para as empresas

beneficios do coaching empresarial

Motivos para adotar o coaching empresarial não faltam e vamos listar alguns deles, em detalhes.

Confira a seguir.

1. Mais comprometimento

No momento em que todos se sentem envolvidos no processo de mudança e sabem que não só podem, como devem trazer suas contribuições, o comprometimento aumenta.

E isso vale para os colaboradores das mais diversas áreas.

A transformação acontece a partir do momento em que a noção de pertencimento é desenvolvida.

Isso pode se dar por meio de falas agregadoras dos gestores e lideranças ou no convite direto para participar de reuniões e dinâmicas.

Com uma equipe mais comprometida, a tendência é que os resultados entregues ganhem em qualidade.

Quem não trabalha melhor quando motivado, afinal?

2. Decisões embasadas

Sabe aquela cultura baseada em tomar decisões porque sempre foi feito assim?

Você já deve ter ouvido uma justificativa como essa em algum momento da carreira.

A partir de um processo de coaching empresarial, todo o funcionamento do negócio pode ser avaliado e repensado, quando e se necessário.

É uma chance de deixar para trás velhos hábitos que nada acrescentam.

Também iniciar uma realidade em que decisões importantes são tomadas a partir de análises sérias, balizadas por números e tendências de mercado e da própria empresa.

3. Comunicação assertiva

Às vezes, um pequeno ruído pode se transformar em um problema difícil de resolver em pouco tempo.

Na maioria das vezes, ele é fruto da falta de informações ou de uma comunicação conduzida de maneira equivocada.

Quando os processos são organizados e todos possuem acesso às informações de que precisam, a comunicação flui naturalmente.

Isso vale para o público interno e também tem reflexos no público externo.

Afinal, quando a equipe funciona bem e se comunica assertivamente, os clientes se beneficiam.

As mudanças acontecem não apenas na forma como o cliente é atendido, mas também na maneira como as suas demandas são resolvidas.

4. Tempo otimizado

tempo otimizado - coaching empresarial

O expediente nunca parece ter horas o bastante para dar conta de tantas tarefas a serem cumpridas?

Talvez esteja faltando foco.

Quando você opta pelo coaching empresarial como uma nova cultura da empresa, também está definindo objetivos claros.

Ou seja, sabe o que deve ser prioridade em cada momento.

Não importa que alguém tenha deixado no seu colo aquela missão que parece impossível de resolver.

Você é capaz de parar por um momento e avaliar por que – e se – aquela demanda deveria passar na frente de todas as outras.

Isso significa otimizar o tempo e ocupar cada minuto de maneira inteligente, com aquilo que realmente importa.

É ter planejamento para saber dizer não de vez em quando.

Acredite, faz toda a diferença – e a área de recursos humanos agradece pelas horas extras a menos.

5. Retenção de talentos

Quando uma empresa para e define objetivos a serem alcançados e existe um planejamento estruturado para chegar até lá, ela dá uma amostra sobre o que esperar do seu futuro.

Esse vislumbre pode ser o que você precisa para convencer os profissionais que mais se destacam a permanecer ali.

Afinal, há oportunidades de crescimento pela frente.

Além disso, um processo de coaching empresarial é algo amplo, que mexe também com o ambiente e incentiva o desenvolvimento individual para a obtenção de resultados coletivos.

Pode até parecer pouco, mas não é.

Só quem já passou por locais de trabalho pouco convidativos e que não estimulam a mudança, a criatividade e a inovação sabe o quanto faz a diferença estar em um ambiente acolhedor.

Então, que espaço você deseja oferecer aos colaboradores?

6. Novas perspectivas

novas perspectivas - coaching empresarial

No momento em que uma empresa se propõe a analisar o caminho que tem seguido e a fazer as mudanças necessárias, novos rumos e perspectivas se abrem.

Sabe aquela ideia que estava na gaveta e continua por lá por medo de fazer diferente? É o momento de ir além.

Abrir espaço para a criatividade e as infinitas opções que ela traz consigo é uma forma de não parar no tempo, de não se entregar à estagnação, à zona de conforto.

É também uma dose extra de motivação para a equipe, que sai do modo automático e se vê diante de novos desafios que precisam ser superados.

Todos têm a ganhar.

7. Fim dos comportamentos limitantes

O coaching é uma metodologia de desenvolvimento humano que busca reforçar as qualidades, o lado positivo de cada indivíduo.

É uma chance de aperfeiçoar tudo aquilo que já demonstra bons resultados.

Como consequência, qualquer que seja o comportamento limitante é identificado e colocado de lado.

Aquele receio permanente de que não vai dar certo, a resistência a fazer diferente, a dificuldade em dialogar com os colegas ou mesmo o receio de expor opiniões e ser confrontado.

Todas são situações que limitam o potencial de cada um e influenciam na rotina e nos resultados da empresa.

Quando identificadas, é possível promover os ajustes necessários.

A mudança vem ao natural e é impossível não percebê-la.

Quem pode se beneficiar do coaching empresarial?

quem pode se beneficiar do coaching empresarial

Ao observar com atenção a relação de benefícios apresentados, fica claro que o coaching empresarial agrega valor à rotina de todos, de funcionários a diretores.

O foco do processo está em promover uma mudança na cultura organizacional, capaz de levar o negócio além.

Para isso, pode ser que apenas os gestores e aqueles que ocupam altos cargos sejam envolvidos em um primeiro momento.

Depois, eles se tornam responsáveis por replicar os ensinamentos e promover a transformação necessária na equipe.

De outra forma, é possível que a aplicação do coaching seja mais ampla e atinja colaboradores das mais diversas áreas e hierarquias.

Juntos, todos constroem soluções.

Qual é a melhor opção?

Tudo depende das possibilidades e objetivos da sua empresa.

Não existe certo ou errado.

O importante é que os envolvidos mantenham a mente aberta durante toda a caminhada.

Até porque, em qualquer uma das duas, todos devem participar em algum momento, seja direta ou indiretamente.

Afinal, é importante que o alinhamento e comprometimento sejam gerais.

No fim das contas, a empresa vai ver suas equipes trabalhando mais entrosadas, em um ambiente saudável e ideal para o surgimento de novas ideias.

Não é nem preciso dizer que a produtividade aumenta de maneira natural, como uma consequência positiva de um trabalho levado a sério.

Exemplo de coaching empresarial

exemplo de coaching empresarial

O já citado estudo da ICF trouxe outras contribuintes importantes.

Por exemplo, 11% dos líderes e gestores de empresas utilizam o coaching na América Latina. Na Europa, o índice chega a 33%.

Apesar da disparidade, o avanço recente é muito maior entre os países latino-americanos.

A tendência, inclusive, é de um aumento cada vez mais acentuado. Isso vale também para as empresas.

É o caso Samsung, por exemplo.

Desde 2015, a empresa sul-coreana investe em ações de coaching com o objetivo de fortalecer a relação de confiança entre colaboradores e aqueles que ocupam cargos de gestão.

A experiência começou como um projeto para diminuir a rotatividade entre colaboradores de um setor – o turnover, como é conhecido no ambiente organizacional.

O processo foi fundamental para que a Samsung conseguisse melhor sua reputação no mercado, especialmente no que diz respeito ao modelo de hierarquia adotado.

A experiência se transformou também em uma forma de permitir que funcionários e líderes possam trocar experiências e compartilhar seus sonhos e frustrações.

Sem dúvida, temos aí um belo exemplo para servir de inspiração para a sua empresa.

Como se tornar um coach empresarial e que curso fazer?

como se tornar um coach - qual curso fazer - coaching empresarial

Já imaginou se você mesmo, como uma liderança dentro da empresa, pudesse conduzir todo o processo de coaching e de maneira permanente?

Para isso, basta iniciar uma formação como coach.

Não existe nenhum pré-requisito para começar, basta acreditar nas transformações que a metodologia pode oferecer.

Na SBCoaching, o curso indicado para quem está começando essa trajetória é o de Personal & Professional Coaching.

Aos poucos, você vai ser capaz de se especializar cada vez mais e se tornar a pessoa ideal para guiar a empresa rumo a novos desafios.

Afinal, além de contar com todo o conhecimento do coaching, também conhece o negócio a fundo e sabe de suas particularidades.

É uma chance de desenvolver um trabalho focado nos detalhes e alcançar resultados ainda mais assertivos junto à equipe.

Que tal dar uma chance e começar essa transformação agora mesmo?

Conclusão

conclusao - coaching empresarial

Este artigo apresentou o coaching empresarial, suas características e benefícios.

Agora, aproveite todas as informações que repassamos para você e faça uma análise de como o processo pode transformar a realidade do seu negócio.

É a chance de avaliar a viabilidade de novos projetos e definir prioridades.

Além de garantir os resultados que tanto busca para a sua empresa, você também vai perceber que o desenvolvimento acontece no nível individual.

Não só no seu caso, mas também os colaboradores vão ser capazes de sentir essa diferença.

Não se trata apenas de metas batidas, mas de um ambiente saudável e que inspira qualidade de vida.

Como mostramos, é possível que você mesmo seja o agente dessa mudança, buscando uma formação como coach.

A propósito, ficou com alguma dúvida? Aproveite e deixa a sua pergunta nos comentários.

Comentários
Compartilhar
AnteriorMatriz SWOT: Guia Completo e Simples 2019 Para Fazer a Sua
PróximoTop 49 Mensagens de Reflexão Sobre a Vida – SBCoaching
Avatar
A SBCoaching é uma das maiores empresas de coaching do mundo. Líder e referência nacional e internacional em treinamentos e soluções de alta performance. Firmemente comprometida em promover a evolução e a maximização do potencial humano, a SBCOACHING gera resultados cientificamente comprovados, contribuindo para produzir mudanças positivas e sustentáveis e para aumentar as conquistas de indivíduos, times e organizações.