Coaching Ontológico

2
151
processo interativo
O coach ontológico é o profissional que observa as interpretações que o aluno/cliente (coachee) tem a respeito de sua própria existência.
processo interativo
O coach ontológico é o profissional que observa as interpretações que o aluno/cliente (coachee) tem a respeito de sua própria existência.

O coaching ontológico é um processo diferenciado e interativo que auxilia o indivíduo a superar seus obstáculos, conquistando o assim bem-estar, o conhecimento e o poder de ação por meio das interpretações que possui de si mesmo, dos outros e do mundo.

Como outras metodologias, o coaching é constituído de várias artes e disciplinas, desde algumas muito antigas, como as artes de recordar e escutar; até outras mais recentes, entre elas: a teoria de sistemas, a biologia do conhecimento e a filosofia da linguagem. Além do mais, coexiste com outras disciplinas que têm diferentes visões a respeito da inteligência espiritual, emocional e corporal do indivíduo.

coaching

Por envolver uma série de conhecimentos, o coaching é reconhecido como um processo de aprendizagem que possibilita o alcance de resultados satisfatórios, relacionados a assuntos considerados problemáticos ou capazes de interferir no desenvolvimento profissional e pessoal de uma pessoa.

Coach ontológico

O coach ontológico é o profissional que observa as interpretações que o aluno/cliente (coachee) tem a respeito de sua própria existência e tenta mostrar como tais pontos de vista repercutem no modo de viver desse indivíduo. Por meio de conversas, o coach induz o coachee a ter plena consciência das interpretações que afetam sua realidade e prejudicam seu crescimento individual.

Também é função de um coach ontológico dar apoio ao coachee para que este desenvolva interpretações mais vantajosas, capazes de proporcionar melhores soluções para questões importantes da sua vida. Isso é feito por meio de mudanças na linguagem verbal e não verbal e do desenvolvimento da inteligência emocional.

Quando conversar com um coach ontológico?

A orientação de um coach é sempre bem-vinda, pois propicia ao indivíduo autoconhecimento e ampliação das próprias capacidades. Por isso, contar com a ajuda desse profissional é importante principalmente se você precisa:

  • resolver uma situação problemática;
  • mudar seu estilo de vida;
  • superar algum desafio;
  • entender uma situação que está gerando sofrimento;
  • alcançar o desenvolvimento corporativo e o crescimento pessoal e profissional.
desenvolver interpretações vantajosas
A orientação de um coach é sempre bem-vinda, pois propicia ao indivíduo autoconhecimento e ampliação das próprias capacidades.

O que oferece um coach ontológico

O profissional que trabalha com coaching ontológico ajuda o coachee a enxergar as situações desafiadoras de formas diferentes, a fim de encontrar novas possibilidades de ação.

Um coach não dá diagnóstico; tampouco aconselha ou faz recomendações. Mas sim, explora, faz perguntas e se torna uma ferramenta de auxílio para que o coachee desenvolva ao máximo seu potencial pessoal e profissional.

2 comentários

  1. Boa tarde.

    Por favor, desejo receber informações sobre a formação de Coaching Antológico: Pré requisito, valor, agenda do curso( data e local)?

    Muito grata e aguardo retorno.

    Aldenir Moura

DEIXE UM COMENTÁRIO