Coaching Para Negócios: Quais as Vantagens para Sua Empresa

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Experimentar um processo de coaching para negócios pode ser o diferencial, o pulo do gato para um empreendedor que quer ter sucesso em um mercado tão competitivo.

Comandar uma empresa, ou mesmo um setor dela, não é uma tarefa nada fácil.

São necessários muitos conhecimentos técnicos da área de administração e também específicos sobre o ramo em que a companhia atua, é claro.

Mas um executivo ou administrador competente precisa ter muito mais do que isso.

Há características pessoais que ele deve desenvolver para qualificar sua atuação e, consequentemente, levar a empresa à glória dos bons resultados.

Por exemplo, ele precisa ter foco, motivação e ser produtivo. Ainda que não seja encarregado de executar tarefas operacionais, há muita coisa a ser feita.

Então, o dia necessita render, o que envolve a habilidade de organizar, priorizar e focar a atenção em cada atividade, sem deixar que a montanha de compromissos atrapalhe a concentração.

O líder também deve ter boas virtudes na área da comunicação. Primeiro, sabendo se comunicar bem com parceiros, colaboradores, clientes, fornecedores…

Enfim, com todos os stakeholders (partes interessadas) da empresa.

Por outro lado, tão importante quanto saber transmitir a mensagem é saber ouvir. Isso implica em construir espaços de diálogo e dar vazão às ideias de todos.

Essas são apenas algumas das características importantes para quem quer administrar um negócio, seja qual for a área de atuação.

É por isso que o coaching para negócios é tão importante para quem está à frente de uma empresa.

Porque em vez de focar no conhecimento específico e nas melhores práticas de gestão, como vários cursos que podem ser encontrados por aí, o processo de coaching tem como objetivo a evolução do coachee.

Coachee é o cliente, a pessoa que contrata o serviço de coaching para negócios. É quem evolui a partir do suporte de um coach, que é o profissional que irá conduzir o processo.

Se você quiser saber mais sobre o universo do coaching para negócios e como ele pode ser útil para o desenvolvimento da sua empresa, siga a leitura.

O Que é Coaching Para Negócios?

o que e coaching para negocios

 

Coaching para negócios é uma área de coaching que visa melhorar os resultados da atuação de um empreendedor – o que vai se refletir na empresa como um todo.

Para entender melhor, convém primeiro explicar isoladamente o conceito de coaching, que muitos já ouviram falar, porém não compreendem completamente.

Coaching é um processo em que um profissional, o coach, ajuda um indivíduo, o coachee, a melhorar a sua performance.

Isso acontece em diversas sessões, que são encontros entre os dois, incluindo escuta, proposição de tarefas, acompanhamento e feedback.

É bem mais do que um auxílio motivacional. O coach utiliza metodologias e técnicas com eficiência comprovada para atingir os objetivos propostos.

E quais são esses objetivos? Isso depende do cliente.

Pode ser melhorar nos estudos para passar em um concurso ou vestibular, fazer um plano de carreira e estabelecer ações para colocá-lo em prática, ter uma vida mais saudável, perder peso…

Enfim, qualquer tipo de evolução que a pessoa queira, na vida pessoal ou profissional.

O coaching para negócios, também chamado de business coaching, é quando esse treinamento ocorre com o objetivo de tornar o coachee um administrador melhor.

As técnicas utilizadas pelo coach e as atividades que ele propõe vão visar sempre o desenvolvimento das qualidades de que falamos na abertura deste texto.

A diferença do coaching para negócios em relação a outros tipos de coaching é que o objetivo final não é apenas a evolução do coachee.

Será ele o alvo do aperfeiçoamento, sim, mas com a finalidade de que a melhora na sua performance se traduza em resultados mais satisfatórios para a companhia que ele dirige.

Para que isso aconteça, enquanto o coach tem a função de fornecer o conhecimento e orientar as ações, cabe ao cliente se comprometer genuinamente com o processo.

Ou seja, apesar de ser um serviço contratado e pago, o coaching para negócios funciona como uma parceria: ele só vai dar resultado efetivo se os dois fizerem a sua parte.

Para Que Serve Um Processo de Coaching?

coaching para negocios - para que serve um processo de coaching

A intenção do coaching para negócios é essa que acabamos de explicar: orientar a evolução do empreendedor para melhorar a performance de uma empresa.

Mas será que o administrador precisa de um coach para isso? Ele não pode conduzir esse processo por conta própria?

Até pode, mas isso demanda muito autoconhecimento, a habilidade de reconhecer fraquezas e oportunidades de melhoria.

E as pessoas que conseguem identificar esses gargalos às vezes não sabem o que fazer para evoluir.

É preciso ter a capacidade de pensar em ações para trabalhar esses pontos e, é claro, executá-las, organizando sua agenda para fazer o que precisa ser feito.

No fim, é possível que o empreendedor que opta por trilhar esse caminho por conta própria tenha ótimos resultados.

Mas é inegável que, se ele tivesse a orientação de um profissional em um processo de coaching para negócios, a evolução seria muito maior e mais rápida.

Porque o coach não utiliza a técnica da tentativa e erro – que é bastante eficaz, mas demora bem mais tempo -, e sim métodos cientificamente comprovados.

As estratégias do coaching para negócios incluem ações de aprendizado baseadas na psicologia cognitiva, psicologia comportamental, psicologia positiva, ciências organizacionais e neurociência.

Além de conceitos da filosofia, educação e, claro, administração.

É essa, então, a utilidade do coaching para negócios: ele existe para amparar o empreendedor na busca por melhores resultados.

Esse suporte é importante porque há muitas variáveis na função do administrador, como deixamos claro no início do texto.

Diferentemente da musculação, por exemplo, em que basta repetir determinadas séries de exercício e seguir a alimentação e suplementação indicada para ver os músculos crescerem.

O coaching para negócios é mais complexo que isso, pois não há fórmula pronta. Embora muitas técnicas sejam aplicáveis a qualquer pessoa, cada indivíduo é único.

Isso quer dizer que o coach também precisa ter a sensibilidade de considerar essas particularidades na hora de orientar seu coachee.

Como Funciona o Coaching para Negócios?

como funciona o coaching para negocios

Antes de mais nada, o coach explica para seu futuro cliente como é seu método de trabalho.

Como é um profissional autônomo, o coach tem a liberdade de definir um modelo próprio, que ele acredita ser o melhor para ele e para o coachee.

Por isso, o formato exato da parceria entre as duas partes pode variar bastante, mesmo entre profissionais de coaching que tiveram a mesma formação.

Mas para que você tenha uma ideia, um formato comum é a venda de um pacote fechado com cerca de 12 sessões.

As sessões são encontros pessoais (na casa do coachee, no escritório do coach, em um café ou onde ficar melhor para o cliente) ou por videoconferência (pelo Skype, por exemplo).

A duração da sessão pode variar de 50 a 120 minutos. Os valores, forma de pagamento e dias e horários dos encontros são combinados entre as duas partes.

Como o coaching para negócios é um serviço mais especializado, conduzido por um coach que geralmente possui uma boa experiência e/ou conhecimento na área, o preço das sessões costuma ser um pouco mais alto do que em um coaching normal, mais genérico.

Afinal, o cliente está pagando pela especialização, que faz com que os resultados surjam mais rapidamente.

E no que consistem as tais sessões de coaching para negócios?

O coach planeja as sessões depois de conhecer as motivações que fizeram o coachee procurar seus serviços.

Esse planejamento pode e deve ser flexível, pois durante o processo podem ser identificadas novas necessidades.

A partir daí, cada encontro começa com o coach explicando a proposta do dia.

Depois, ocorre o desenvolvimento da sessão, com a aplicação das técnicas pertinentes ao objetivo proposto.

A etapa seguinte é conferir o que o coachee aprendeu, sem esquecer de torná-lo consciente desse aprendizado e orientar maneiras de aplicá-lo na prática.

A seguir, são combinadas tarefas a serem executadas pelo cliente até a próxima sessão.

Como ressaltamos antes, é muito importante que ele demonstre comprometimento com o processo e não deixe de entrar em ação.

A sessão seguinte começará com o acompanhamento, ou seja, com o coachee falando sobre a realização das tarefas propostas no encontro anterior.

É importante não apenas fazer um checklist, mas conversar sobre o que foi feito.

O coachee deve falar como se sentiu ao executar a tarefa, se teve satisfação, se encontrou dificuldades e quais os resultados que obteve.

No fim do processo, pode acontecer de o cliente ter vontade de estender o treinamento, visando outros objetivos.

Ele e o coach podem combinar novas sessões, ficando a cargo do profissional do coaching para negócios bolar um novo planejamento para estimular a continuidade da evolução do empreendedor.

Quais as Principais Vantagens de Um Processo de Coaching de Negócios?

vantagens de um processo de coaching para negocios

Se você ainda não está totalmente convencido de que o coaching para negócios é um ótimo caminho para se tornar um empreendedor melhor, vamos listar, abaixo, alguns dos principais benefícios do processo.

Cria metas inteligentes

O coach ajuda seu cliente a definir metas SMART. Ou seja, objetivos específicos (specific), mensuráveis (measurable), atingíveis (attainable), relevantes (relevant) e temporais (time based).

Esses fatores fazem toda a diferença para que o coachee se empenhe em alcançar as metas e obtenha benefícios pelo seu esforço.

Motiva

Além da definição de metas inteligentes, outras práticas do coach servem para aumentar a motivação do coachee na execução de suas tarefas.

No fim, o empreendedor experimentará um círculo virtuoso da disciplina, porque cumprir o que ele se propôs a fazer aumenta a autoestima e torna as tarefas seguintes muito mais fáceis.

Remove obstáculos

Boa parte das tarefas propostas no coaching para negócios têm como alvo remover obstáculos que impedem o progresso do empreendedor.

O coachee pode nunca ter se dado conta desses obstáculos, ou então, ter o costume de empurrar os problemas com a barriga, nunca enfrentando-os de frente. O coaching procura mudar esse comportamento.

Desenvolve uma mentalidade estratégica

Quem comanda uma empresa precisa entender que está inserido em um mercado altamente dinâmico e competitivo.

Um bom profissional de coaching para negócios procura desenvolver a mentalidade estratégica do empreendedor, para que ele seja mais capaz de entender o contexto que o cerca e tomar as melhores decisões para se adaptar a ele.

Evolução rápida

As pessoas experientes são bastante respeitadas porque já passaram por muita coisa, cometeram muitos erros e aprenderam com eles.

Mas, como já falamos anteriormente, o processo de coaching para negócios proporciona um aprendizado bem mais rápido que o método da tentativa e erro.

O coachee aprende com a experiência dos outros. Assim, no plural, porque não é apenas do coach que estamos falando, mas de todos os psicólogos, pensadores e administradores cujos métodos e ideias são ensinados nos cursos de coaching.

Qual o Plano de Ação de Um Coach de Negócios

plano de acao de um coach de negocios - coaching para negocios

Há empreendedores de visão, que são ótimos para vislumbrar oportunidades e traçar objetivos. Eles sabem onde querem chegar.

Mas entre saber e de fato chegar lá, há uma longa distância a ser percorrida.

Por isso, elaborar um plano de ação é uma das etapas mais importantes em um processo de coaching para negócios.

O plano de ação vai dissecar o objetivo do administrador e traduzi-lo em várias atividades que, se executadas, vão ajudar o coachee a chegar onde quer.

Por exemplo, ele pode querer se impor o desafio de aumentar em 15% a receita de seu negócio em um semestre.

Esse é o objetivo. O plano de ação vai permitir persegui-lo de forma ordenada em vez de aleatória e subjetiva. O que aumenta bastante as chances de ter sucesso na meta que foi traçada.

No planejamento, o administrador seria orientado pelo coach na definição de ações para chegar ao resultado pretendido de aumento na receita.

Algumas possíveis ideias são listar oportunidades de redução de custos, criar estratégias para fidelizar mais clientes, pensar em alternativas para aumentar o tíquete médio, repensar o portfólio…

O exemplo que acabamos de dar é de um objetivo a médio prazo, mas podem ser traçados planos de ação para longo e curto prazo também.

Cada ideia que citamos antes, por exemplo, pode resultar em um plano de ação à parte.

Vejamos a redução de custos: ela envolve ações como a digitalização e automação de processos, mudanças na estrutura física, repaginada nos recursos humanos, entre outras.

Seja qual for o objetivo, é importante que a definição das ações seja pautada pela análise de dados, um fator importante também para corrigir os rumos do planejamento se necessário.

Porque, assim como todo o processo de coaching para negócios, o plano de ação precisa ser flexível.

Depois de criado o planejamento, cabe ao coachee realizar as atividades propostas.

Quando o plano de ação é bem estruturado, em si próprio ele já é um fator motivacional, já que há uma grande satisfação ao avançar as etapas.

Quando devo Procurar e Investir em Um Coach?

quando procurar um coach - coaching para negocios

Essa é uma pergunta que muitas pessoas que buscam saber mais sobre o coaching para negócios – e outros tipos de coaching – fazem.

Mas acreditamos que essa questão só é feita por quem ainda não entendeu todo o potencial do processo.

Para procurar a orientação de um coach, basta ter um objetivo. O único requisito é ser uma pessoa que procura a constante evolução, melhorar sempre sua performance.

Porque coaching é isso, é um processo que auxilia o coachee a ter melhores resultados por meio do desenvolvimento pessoal.

Isso vale para qualquer área. O coach pode ser focado na prática esportiva, em relacionamentos, na gestão de um lar. Ou na administração de uma empresa.

Se você perguntar para qualquer gestor do mundo, incluindo os donos e CEOs das maiores empresas do planeta, se ele tem algo a evoluir, ele estará mentindo se disser que não.

Então, respondendo: o coaching para negócios é útil para qualquer empreendedor, seja qual o tamanho de seu negócio, o segmento em que atua e sua formação.

O que vai variar é o objetivo a ser alcançado e, a partir disso, as ações e práticas que o coach vai propor nas sessões.

Conclusão

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Qualquer empresa procura se tornar melhor a cada dia. Mais eficiente, produtiva e um lugar melhor para se trabalhar.

Uma das melhores dicas que podemos dar ao administrador é que ele procure satisfazer os interesses de todos os stakeholders.

Ou seja, não apenas dos clientes, mas também dos fornecedores, colaboradores, parceiros e investidores.

Quando todo mundo fica feliz, é difícil as coisas não andarem para a frente.

O que acontece é que esse é um desafio e tanto, pois exige do empreendedor inúmeras qualidades.

Ele precisa ter um bom treinamento em técnicas de administração, mas também saber se relacionar, por exemplo.

Por isso, o coaching para negócios é uma ferramenta tão interessante.

Nesse processo, o coach vai ajudar seu cliente a identificar quais características podem ser melhor desenvolvidas e propor ações para que ocorra a evolução pretendida.

No fim, o trabalho vai acabar impactando, inevitavelmente, na performance da empresa e satisfação dos stakeholders.

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