Coaching ou Terapia?

1265
Coaching ou Terapia? Quais Vantagens do Coaching? Questões emocionais terapia
Terapia é oferecida por psicólogos e psiquiatras e tem como propósito preparar o terreno para o novo.

Muitas pessoas confundem o processo de Coaching com autoajuda, terapia, PNL, mentoring e até mesmo com programas de caça-talentos (headhunters).

Isso acontece, principalmente, pelo fato de o Coaching ainda estar em difusão no Brasil. No entanto, esse quadro está mudando, já que o processo está em elevada expansão.

Para entender melhor o significado de Coaching, é necessário saber que se trata de um processo com começo, meio e fim, sempre focado no futuro.

Estudado desde 1850, o Coaching desenvolve as habilidades e percepções dos clientes (coachee), para que estes encontrem a saída de seus problemas. As origens destes não são tratadas durante uma sessão, mas sim suas metas futuras, essa a prioridade e função do coaching.

O processo de Coaching é, essencialmente, uma assessoria que combina prática e procedimentos distintos – cientificamente comprovados – para ampliar realizações na vida pessoal e profissional.

Focado no objetivo, o processo de coaching visa acelerar e potencializar o nível de resultados positivos de pessoa, grupo ou empresa.

ética profissional e coaching

 

Coaching ou Terapia?

O coaching não trata de traumas e questões emocionais, para essas situações somente a terapia é capaz de identificar a causa e tratar o problema.  Esse tipo de tratamento é realizado, somente, por psicólogos e psiquiatras, que são profissionais competentes para resolver essas questões.

Especializados em identificar e interpretar atitudes do passado e analisar como elas refletem no presente eles possuem a capacidade para ir até a origem do problema e apresentar alternativas de como resolvê-lo de forma significativa.

A terapia também ajudar a pessoa a lidar com seus medos e prepara o indivíduo para lidar com  novo e  com as mudanças pelas quais ele tem que passar durante a vida.

O principal objetivo da terapia é fazer os pacientes se conhecerem profundamente, partindo de camadas superficiais até chegar à essência do problema, área a qual o coach não tem preparo para atuar e, dependendo dos níveis da situação, esse processo pode ser bastante longo.

psicologia

O que, de fato, é coaching?

O coaching se ocupa de questões atuais e analisa como elas podem influenciar no futuro. Essa metodologia atua de modo diferenciado e estimula o desenvolvimento pessoal, com foco na solução e não nos problemas do passado.

O método propõe mais do que um simples auxílio para a evolução do indivíduo em todos os campos da vida. Na verdade ele apoia a pessoa na caminhada rumo ao sucesso, além de ter um tempo determinado de ação, pois está focado no alcance de uma meta.

coaching executivo

Coaching para carreira

Hoje em dia, o mercado de trabalho busca pessoas que tenham não só uma boa formação profissional, como também, que saibam manter um bom relacionamento interpessoal, demonstrando autocontrole e discernimento para lidar com os colegas e com as constantes mudanças no ambiente corporativo.

Por isso, quem deseja atingir destaque em sua vida profissional e pessoal procuram o coaching.

O processo atua no desenvolvimento pessoal, fator que tem grande influência no desempenho do indivíduo seja em sua vida pessoal, como também  na construção de uma carreira bem-sucedida.

O coaching mostra-se como uma ferramenta poderosa às pessoas que pretendem aprimorar suas habilidades pessoais e profissionais.

O coaching mostra-se como uma ferramenta poderosa às pessoas que pretendem aprimorar suas habilidades pessoais e profissionais e aplicá-las em estratégias eficientes para atingir seus objetivos.

como ser um bom coach

O processo está fundamentado na análise crítica e na ação, a fim de potencializar as virtudes e estabelecer os passos que devem ser dados. Assim, o indivíduo torna-se protagonista de sua própria história e tem mais chances de construir uma carreira de sucesso.

Por isso a procura por coaches tem aumentado bastante, já que esses profissionais conseguem trabalhar tanto o lado humano quanto o profissional do cliente, motivando-o a encontrar o melhor de si.

Quer saber mais sobre coaching? Tem dúvidas sobre metodologia e nossos treinamentos? Deixe seus comentários aqui.

 

Comentários
Compartilhar
AnteriorIsso é coaching? Entenda o que é, de fato, coaching
PróximoCódigo de ética e conduta do coach
A SBCoaching é uma das maiores empresas de coaching do mundo. Líder e referência nacional e internacional em treinamentos e soluções de alta performance. Firmemente comprometida em promover a evolução e a maximização do potencial humano, a SBCOACHING gera resultados cientificamente comprovados, contribuindo para produzir mudanças positivas e sustentáveis e para aumentar as conquistas de indivíduos, times e organizações.