Imagem pessoal

A aparência e o comportamento humano contam pontos na construção de uma boa imagem

Nem só em pós-graduações, MBAs e especializações se baseiam as carreiras profissionais. A aparência e o comportamento humano também contam muitos pontos na construção de uma boa imagem para as pessoas. O modo de vestir-se e agir é um grande aliado no momento de traçar os caminhos para o sucesso, já que a imagem pode ser um diferencial positivo em meio a tantas pessoas qualificadas para o mercado de trabalho.

A velha máxima “a primeira impressão é a que fica” é verdadeira em muitos casos. A todo o momento somos avaliados, seja pela postura, aparência, vestimenta ou maneira de expressar-se. Por isso, estar atento a determinadas regras pode garantir um futuro promissor. A pontualidade nos compromissos, o foco durante a execução de tarefas e a organização no ambiente de trabalho podem dizer bastante sobre a personalidade de uma pessoa e sua imagem para as pessoas. Detalhes como esses são automaticamente relacionados às características profissionais e pessoais quando surge uma oportunidade de emprego.


Mais alguns pontos importantes sobre a imagem que jamais devem ser esquecidos tratam da aparência. Para passar uma boa impressão, é preciso atentar-se às roupas usadas pelos funcionários em seu local de trabalho. As mulheres devem evitar usar calças excessivamente justas, saias e blusas curtas ou com decotes profundos. Esse tipo de vestimenta pode transmitir um sentido de vulgaridade. Colares, brincos e pulseiras que façam barulho ao movimentar-se também não são indicados. Quanto aos homens, há profissionais que consideram requisito básico manter unhas, cabelos e barba sempre aparados. Ser uma pessoa que prima pela boa apresentação transmite noções de confiança e dedicação.

A linguagem corporal também pontua a favor de qualquer pessoa, caso seja bem utilizada. Gestos, toques, a forma de falar e a postura empregada nas relações interpessoais são extremamente importantes. Ao falar, mantenha o tom de voz, o volume e a velocidade da fala controlados.

Imagem pessoal e profissional

O modo de vestir-se e agir é um grande aliado no momento de traçar os caminhos para o sucesso

Os movimentos de braços, mãos, pernas, tórax e cabeça podem ser interpretados de maneiras diversas, como negação, nervosismo, tensão ou relaxamento. Dependendo do conjunto de expressões do corpo, manter os braços sempre cruzados, por exemplo, pode dar a ideia de insegurança ou medo e, em outros momentos, de poder.

O tipo de roupa utilizado e a forma como se expressa não são os únicos responsáveis por garantir o êxito profissional. A postura adotada por cada um é o verdadeiro diferencial. Dessa forma, tenha cuidado com os assuntos discutidos durante o horário de trabalho, com a maneira de andar, de sentar e portar-se de uma forma geral. Comportamentos adequados contribuirão para uma avaliação positiva feita pelos líderes e colegas na empresa, além de serem uma demonstração clara do domínio da etiqueta corporativa.