Como Conseguir Clientes de Coaching: 5 Dicas Infalíveis

48

Descobrir como conseguir clientes de coaching é o objetivo de muitos coaches que acabaram de concluir seu curso de formação na área.

Uma coisa é estudar, qualificar-se, adquirir todo o conhecimento necessário para ingressar nessa carreira e ser capaz de ajudar no desenvolvimento pessoal e profissional de seus clientes.

Outra coisa, completamente diferente, é transformar essas qualidades em dinheiro – coisa que só acontece com aquele que descobre, de fato, como conseguir clientes de coaching.

Mesmo quem tem uma larga experiência trabalhando em organizações de todos os tamanhos e setores pode ter dificuldade nisso.

Porque o coach é um profissional autônomo, essa que é a verdade.

Enquanto um funcionário com carteira assinada tem um salário fixo garantido todos os meses, o coach precisa correr atrás.

Se não tiver clientes, ele não terá trabalho e, por consequência, não receberá nada.

Esse é um desafio principalmente para os iniciantes na área, uma vez que os coaches mais experientes já têm um histórico de clientes que indicam o profissional para seus conhecidos.

Isso não significa que as dicas que apresentaremos neste artigo sobre como conseguir clientes de coaching só sejam aplicáveis a quem está ingressando na carreira de coach.

Não é nada disso, pois qualquer um pode melhorar a sua prospecção e aproveitar os insights que vamos compartilhar aqui.

Então, tenha uma boa leitura!

Quais os Principais Erros de Um Coach Recém Formado?

como conseguir clientes de coaching - erros de um coach recem formado

Não há como conseguir clientes de coaching caindo nas armadilhas mais comuns de quem se lança nesse desafio.

Estamos falando de erros que costumam cometer aqueles que recém concluíram sua formação.

É importante deixar claro que, ao ser contratado pelas primeiras vezes, a qualidade do trabalho realizado será decisiva para a carreira do coach deslanchar.

Ao mesmo tempo, sabemos que a prática é uma grande escola, pois o profissional vai acertar, vai errar e vai aprender com todas essas experiências.

Nosso objetivo, aqui, é fazer com que você aprenda com os erros de outros.

Tomando conhecimento das falhas mais comuns de coaches iniciantes, você terá mais chances de ser indicado por seus primeiros trabalhos.

Então, vamos começar?

1. Não entender o cliente

O primeiro erro acontece quando o coach está tão preocupado em aplicar as técnicas e métodos que aprendeu em sua formação que se esquece do que antecede isso: procurar entender o que o cliente está querendo.

É preciso se colocar no lugar do outro, conhecer o coachee (como é chamado o cliente em um processo de coaching) e traçar planos de ação voltados para seus desejos e objetivos.

O coach deve entender que não há um formato pronto, uma fórmula mágica que se aplica a todas as pessoas.

Ele precisa desenvolver a sensibilidade de perceber qual caminho é mais indicado para cada perfil de cliente.

2. Não ter foco nos objetivos

O segundo erro é não aliar essa sensibilidade de escutar os anseios do coachee com um pensamento estratégico.

Muitos não entendem isso, mas há uma diferença entre obter a satisfação momentânea do cliente, fazê-lo sentir que está evoluindo, e alcançar objetivos concretos.

A evolução deve estar orientada sempre aos resultados desejados, o que vai garantir uma satisfação também no longo prazo.

3. Não ter critérios para buscar clientes

como conseguir clientes de coaching - nao ter criterios para procurar clientes de coaching

O terceiro erro, especialmente comum em quem está preocupado demais em entender como conseguir clientes de coaching, é aceitar todo e qualquer trabalho.

Às vezes, o possível cliente está precisando mais de uma terapia psicológica do que de um coach.

Ou, então, da orientação de um profissional de coaching com um conhecimento específico que aquele coach não tem.

Por exemplo, um coach mais focado em planos de carreiras talvez não seja a pessoa mais indicada para orientar um cliente que quer uma assessoria em sua vida financeira, diversificando seus investimentos.

Se o coach que abraça qualquer trabalho para começar logo a sua carreira, o tiro pode sair pela culatra, com os clientes desaconselhando aos conhecidos a sua contratação.

4. Insistir quando há desinteresse do coachee

O último erro, também muito comum entre quem está desesperado em descobrir como conseguir clientes de coaching, é forçar a barra com quem não está tão interessado assim no processo.

Para que o coachee tenha os resultados que deseja, ele precisa se comprometer de verdade com o processo.

É comum que o coach iniciante insista com amigos e familiares, que às vezes se sentem constrangidos e acabam aceitando só por consideração.

Esse tipo de cliente pode até não falar mal do profissional para os demais, mas o coach pode se frustrar com o resultado ruim, de modo que essas primeiras experiências prejudiquem a sua motivação.

Quantos Coaches Formados Conseguem se Consagrar No Mercado?

como conseguir clientes de coaching - quantos coaches ingressam no mercado depois de formados

Segundo a International Coach Federation (ICF), o coaching cresceu, no Brasil, mais de 300% nos últimos quatro anos.

Por um lado, é sinal que o processo deixou de ser desconhecido, com o público em geral tendo mais interesse em elevar sua performance por meio do coaching.

Por outro, esse número indica também que muitos profissionais têm migrado de área, deixando seus empregos para tentar iniciar uma carreira como coach.

Só os cursos de formação da SBCoaching, tiveram, no mesmo período, uma procura 65% maior.

Com esse cenário, um iniciante pode pensar que não há como conseguir clientes de coaching, competindo com tanta gente, sendo que muitos já têm larga experiência na área.

Na realidade, o mercado de coaching ainda tem um potencial enorme a ser explorado.

O que acontece é justamente que os coaches brasileiros por vezes desconhecem qual conjunto de ações pode ser tomado para impactar e atrair seu público. Por isso, não raro, eles acabam desistindo.

Então, respondendo à pergunta do título deste tópico: muitos. Há espaço para todo mundo, desde que não fique sentado esperando a oportunidade cair do céu.

Como ressaltamos no início do texto, a rotina de um coach é muito diferente daquela do profissional que tem um emprego fixo.

É outra dinâmica, em que a prospecção de novos clientes é fundamental.

Quem está pensando em se tornar um coach precisa ter isso muito claro em sua mente antes de tentar a sorte na área.

5 Dicas Para Conseguir Clientes de Coaching

como conseguir clientes de coaching - dicas para conseguir clientes de coaching

O primeiro passo para entender como conseguir clientes de coaching você já deu: buscar conhecimento. Por isso, chegou aqui.

Já explicamos que, ao ser contratado nas primeiras vezes, é fundamental evitar alguns erros para obter indicações.

Mas e antes disso, como conseguir clientes de coaching pela primeira vez?

A seguir, confira a lista que preparamos com cinco dicas principais, que podem se desdobrar em diferentes ações.

1. Evite Fazer Sessões Gratuitas para Conseguir Clientes

Uma estratégia muito comum entre coaches iniciantes é oferecer sessões gratuitas para atrair novos clientes.

Em primeiro lugar, pode ser que essa tática atraia apenas curiosos ou pessoas que vão aceitar participar tão somente porque não têm nada a perder.

E aí o efeito será aquele que falamos antes, de o processo se tornar uma forçação de barra, sem que o coachee esteja realmente comprometido.

Para os clientes que estão de fato interessados no coaching, as sessões gratuitas podem passar a ideia de que o coach não sabe o que está fazendo e quer utilizá-lo como cobaia.

Por essas e outras, vale mais a pena cobrar por todas as sessões.

A dica é se valorizar, porque um bom coach não se forma apenas pela sua experiência prática com coaching, mas também por todo o conhecimento que ele adquiriu estudando e, claro, na sua vida profissional anterior. Isso tudo tem valor.

Em um encontro de apresentação – esse sim gratuito -, deixe claro para o possível coachee qual o método que você vai utilizar e qual a sua formação.

Essa conversa serve para que ele entenda tudo o que está por trás do valor cobrado pela sessão ou pelo conjunto de sessões que você está oferecendo.

2. Os Coaches Não Precisam de Uma Grande Quantidade De Clientes. Precisam de Qualidade

As primeiras sessões podem não ser gratuitas, conforme acabamos de recomendar, mas é claro que o preço não será o mesmo de um coach que já tem uma experiência maior na área.

Essa noção leva alguns iniciantes na área a cobrarem um valor bastante baixo, com o argumento do tipo: “Já que não tenho experiência, vou me diferenciar pelo preço”.

O problema é que isso o leva a procurar clientes loucamente, tentando fechar o máximo de sessões possível para conseguir pagar as contas do mês.

A dica, aqui, é não atropelar as coisas na busca por essa quantidade e, em vez disso, focar na qualidade.

Com menos clientes, fica melhor para se concentrar no atendimento, acelerar o aprendizado e maximizar os resultados do coachee.

Em vez de buscar a diferenciação pelo preço, portanto, o melhor é conquistar seu espaço com um trabalho bem feito.

Nesse formato, talvez o coach iniciante não consiga tantos clientes logo de cara, na comparação com aquele que deixa seu preço muito baixo.

Só que certamente essa é uma estratégia mais sustentável, porque o público jamais vai valorizar o trabalho de um profissional se ele próprio não o valoriza.

Como pagar as contas dessa maneira, então?

Caso você não tenha uma reserva financeira para se manter nos primeiros meses, enquanto a vida de coach ainda não engrena, comece gradualmente.

Por que não buscar clientes para sessões nos seus horários livres, mantendo seu emprego atual?

Assim, tudo acontece sem pressa, no seu devido tempo.

Além disso, com a experiência adquirida, o trabalho vai ficando mais consistente e as indicações começam a ser mais frequentes, até que seja possível se dedicar totalmente ao coaching.

3. Use as Mídias Sociais Para conseguir Mais Clientes de Coaching

como conseguir clientes de coaching - use as midias sociais

Qualquer profissional autônomo que não tenha uma forte presença nas mídias sociais está deixando de aproveitar um universo de possibilidades.

Esses canais revolucionaram não só o modo de as pessoas se comunicarem na vida social, mas também o relacionamento entre empresas e clientes.

Um número cada vez maior de pessoas busca na internet informações sobre o produto ou serviço que deseja comprar – e, com o coaching, não é diferente.

Então, se você quer saber como conseguir clientes de coaching, marque presença nas seguintes mídias que relacionamos abaixo.

Facebook

Uma fanpage no Facebook pode funcionar como o cartão de visitas virtual de um coach, até que ele consiga investir em um site profissional.

Além disso, é um canal no qual pode compartilhar links, textos, fotos e vídeos para se comunicar com seu público e criar anúncios para ampliar o alcance das mensagens.

Youtube

O Youtube é outra ferramenta excelente para quem quer se posicionar como uma referência na área.

Em vez de fazer apenas vídeos sobre os métodos e mercado de coaching, procure liberar alguns drops, pequenas dicas práticas que os possíveis clientes possam gostar.

O segredo é fazer com que reconheçam você como a pessoa que pode ajudar o cliente a alcançar seus objetivos.

Além do conteúdo de qualidade, é importante ter alguma noção sobre luz, captação de som, edição e outras questões técnicas, para que o vídeo seja agradável de assistir.

LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social feita para conectar pessoas em busca de candidatos para suas empresas, oportunidades de trabalho, networking ou para o desenvolvimento profissional.

O canal possibilita ao coach criar um perfil com seu currículo completo, deixando claro qual sua formação, conhecimentos, pontos fortes e experiências profissionais.

E também contém o Pulse, outro meio muito interessante para se posicionar como referência no assunto – mas através de textos.

Instagram

O Instagram é a menos profissional das mídias sociais de que falamos aqui, mas, mesmo assim, vale a pena marcar presença nela, por ter crescido muito nos últimos anos.

Mostre sua faceta mais pessoal, com fotos e stories apresentando a sua rotina de trabalho, além de vídeos bem curtos, com dicas rápidas que podem interessar ao público.

4. Use Estratégias de Marketing Digital e Conversão em Seu Website

como conseguir clientes de coaching - use tecnicas de marketing digital para conseguir clientes de coaching

As redes sociais têm duas excelentes características: são gratuitas e fáceis de usar.

Mas quem quer profissionalizar de verdade a sua presença online precisa de um bom website.

Com ele, é possível executar uma série de estratégias de conversão de leads, uma ótima alternativa para quem quer saber como conseguir clientes de coaching.

Lead é uma pessoa que demonstrou interesse em uma marca (no caso, no serviço de um coach) compartilhando informações de contato com ela.

A seguir, explicaremos algumas das estratégias possíveis para captação de leads a partir do seu website.

Isca Digital

As iscas digitais são conteúdos produzidos com o objetivo de captar leads, ou seja, de conseguir informações sobre um usuário interessado.

Por exemplo, você produz um e-book com dicas para a definição de metas na carreira. Para fazer o download do arquivo, porém, o usuário precisa informar seu nome completo, e-mail e telefone.

Pronto, agora você pode entrar em contato com essa pessoa (que você já sabe que está procurando um meio de evoluir na carreira) e oferecer seus serviços.

Outras possíveis iscas digitais são infográficos, pesquisas, testes, quizzes, vídeoaulas, link para videoconferências, entre outros formatos.

Funil de Vendas

Funil de vendas é um conceito que enxerga as diferentes fases de um possível cliente.

No caso do coaching, no topo do funil, estão aqueles que não sabem muito sobre o processo.

No meio, estão os que ainda têm algumas dúvidas.

No fundo, aqueles que já sabem bastante sobre o assunto e estão procurando o melhor coach.

Ter noção dessas diferentes fases é útil para criar iscas digitais que sejam atrativas a pessoas com todos esses níveis de familiaridade com o coaching.

E-mail Marketing

O e-mail marketing é a comunicação enviada aos leads captados pelas iscas virtuais, sempre considerando em que etapa do funil de vendas eles estão.

É uma forma de apresentar seu histórico, sua formação e seu método de trabalho.

Procure criar títulos instigantes, atrativos, que despertem o interesse do leitor.

Caso contrário o e-mail vai para a lixeira sem nem ser aberto.

Esse canal também pode ser utilizado para manter um relacionamento com quem já contratou seus serviços.

As boas práticas de e-mail marketing orientam a inclusão do opt-out, a opção do usuário se descadastrar e parar de receber as mensagens.

5. Não Venda Coaching – Venda Soluções para os Problemas de Seus Futuros Clientes de Coaching

O título da nossa última dica já diz tudo.

Só que esse discurso não deve ser apenas externo, mas interno também.

Tente definir para si mesmo qual é o serviço que você oferece sem utilizar a palavra “coaching”.

Depois, os mesmos argumentos que passaram pela sua cabeça agora devem ser apresentados aos possíveis clientes.

O que o coachee contrata não são as metodologias que você aprendeu nos cursos de coaching, mas sim a atenção de um treinador, alguém que está ali para servir ao seu propósito de evolução.

Conclusão – Como Conseguir Clientes de Coaching

como conseguir clientes de coaching - conclusao

Neste artigo, falamos sobre como conseguir clientes de coaching, um questionamento muito comum para aqueles que estão iniciando na atividade, logo após a formação.

Não é difícil entender que o primeiro passo para iniciar uma carreira como coach é se qualificar, matriculando-se em um curso de coaching.

Mas depois de adquiridos os conhecimentos necessários, o egresso precisa encarar o mercado.

Esperamos que, com essas dicas, você entenda que não há como conseguir clientes de coaching sem se esforçar nisso.

Como se trata de um trabalho autônomo, sem vínculo empregatício, o coach deve promover seus serviços nos canais mais apropriados e desenvolver habilidades de marketing pessoal.

Se você ainda tem dúvidas sobre a atração de clientes ou quer saber mais sobre as possibilidades de formação na SBCoaching, entre em contato conosco.

Comentários