Como se tornar um bom líder

1
76
Como um líder deve se portar
Como um líder deve se portar
Como um líder deve se portar

No ambiente de trabalho, muitas pessoas têm um chefe, mas poucas têm um líder. Fato é que muitos desejam ser líderes, mas são raros os que podem ser. Uns já nascem com o dom da liderança, mas a maioria necessita de aprimoramento para se tornar um.

Para ser líder, primeiro é preciso querer e depois estar preparado para exercer a função. As responsabilidades e cobranças são grandes e é preciso ter vontade e disponibilidade para assumir a liderança em situações diversas.

Para se sentir preparado, procure saber de todas as questões pessoais e profissionais relacionadas às pessoas que estão subordinadas a você. Deparar-se com um obstáculo não é um problema, problema é não saber como solucioná-lo.





O que é ser um líder

Um líder pensa no coletivo, enxerga seus subordinados como um time, caminha lado a lado, incentiva seus profissionais, oferece ajuda e se faz presente nos momentos de dificuldades e de glórias.

Serve de exemplo para a equipe e a motiva constantemente. Estabelece uma relação de parceria com o grupo, torna-se cúmplice e conhece as metas individuais de seus profissionais, conciliando-as com a da empresa a fim de alcançar um objetivo comum.

O bom líder não é egoísta, pensa na equipe e na organização, tem visão de futuro e sabe onde quer chegar; não se intimida diante de um desafio e sabe que pode vencê-lo; é sempre bem organizado e não trabalha desnecessariamente. É progressista e está sempre buscando inovações; está sempre à frente dos demais, sabe unir, orientar e comandar. Não faz cobranças sem ter ensinado, é equilibrado e não se exalta por questões banais.

Qualquer um pode ser um bom líder, se estiver disposto a desafiar suas crenças restritivas, sair da sua zona de conforto, assumir responsabilidades, suspender o julgamento e se abrir para o aprendizado. A liderança é fundamental no mundo corporativo, mas também é essencial para a vida.

qualidades de um líder
Um bom líder é fundamental para uma empresa de sucesso.

Quais as principais qualidades de um líder

Dentre as muitas qualidades de um líder, merecem destaque:

– Honesto, íntegro e justo;

– Criativo e eficaz;

– Implementador de ideias novas;

– Inspira sua equipe;

– Tem visão de conjunto;

– É bom ouvinte;

– Assume as responsabilidades;

– Tem poder de decisão e toma iniciativa;

– Identifica talentos e os aperfeiçoa;

– Influencia as pessoas positivamente.

Saiba mais sobre o assunto, no nosso infográfico “Aprenda a ser um bom líder“, no Blog SBcoaching

Compartilhar
AnteriorLiderança feminina: treinamentos só não bastam
PróximoEntrevista de emprego: como ter sucesso
Villela da Matta é fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Coaching e presidente da SBCOACHING Corporate. Um dos maiores especialistas em business coaching do país, Villela da Matta atuou em organizações como Mercedez-Benz , Deutshe Telekom e participou da formação de mais de 20 mil coaches em mais de uma década de trabalho dedicado ao desenvolvimento do potencial humano, tornando-se conhecido pelo estilo único de transformação de alto impacto. É o primeiro master coach do Brasil, publicando os títulos “Estratégias Avançadas de Vendas” e “Engajamento Total” em parceria com Flora Victoria e Brian Tracy.

1 comentário

DEIXE UM COMENTÁRIO