linguagem corporal trabalho

A emissão e recebimento de mensagens podem se dar por meio de gestos, toques e pela postura adotada por cada pessoa.

Falar não é a única forma encontrada por seres humanos para se relacionar e se comunicar. A emissão e recebimento de mensagens podem se dar por meio de gestos, toques e pela postura adotada por cada pessoa. Esse tipo de comportamento é chamado de linguagem corporal, e pode ser tão importante quanto o uso das palavras. Não é muito difícil observar durante uma conversa, seja no trabalho ou entre amigos, uma distonia entre as palavras empregadas e as expressões gestuais adotadas.

linguagem corporal

Saber interpretar as diferentes linguagens é essencial para compreender o comportamento dos outros e para também passar a se comportar de maneira mais clara e objetiva. A comunicação nas empresas e fora delas deve considerar os sinais corporais aliados para o aperfeiçoamento das relações e do desenvolvimento pessoal.

Esse aspecto é extremamente influenciado por fatores culturais, sociais e psicológicos. O ambiente no qual o indivíduo está inserido irá determinar a forma como ele irá se comunicar. Gestos e expressões não verbais são interpretados de maneiras diversas em um país, região ou até mesmo em uma empresa. Por isso, é fundamental observar e se adequar aos locais onde precisará se fazer entender da melhor possível. O estado mental também é um fator a ser analisado por meio dos movimentos corporais, que podem revelar tensão, nervosismo, relaxamento, entre outros.

Para conseguir interpretar bem os estímulos que emitimos e que recebemos, é necessário prestar atenção nas expressões faciais, movimentos de braços, pernas, mãos, cabeça e tórax. O tom de voz, o volume e a velocidade da fala também comunicam, assim como a aparência diz muito sobre quem somos e como nos sentimos.

Ter consciência dos sinais que você emite é importante para saber o tipo de informação que se deseja partilhar. Para isso, também é preciso identificar qual postura é a mais ideal para cada situação. Estudos sobre a expressão corporal estão sendo intensificados nos últimos anos por profissionais das áreas de psicologia e sociologia, para identificar os sentimentos e expressões não comunicados por palavras.

linguagem comunicação

Ter consciência dos sinais que você emite é importante para saber o tipo de informação que se deseja partilhar

Detalhes importantes

A postura adotada para se expressar pode fazer com que a confiança de nossos interlocutores seja alcançada com mais facilidade. Movimentos realizados com a cabeça, por exemplo, podem ser interpretados da seguinte forma: de lado a lado significam uma negação; o consentimento pode ser percebido por meio de movimentos para cima e para baixo; a cabeça inclinada para baixo indica desaprovação e inclinada lateralmente significa interesse.

O melhor conselho para quem irá enfrentar situações como entrevistas de emprego, reuniões ou palestras é manter a calma e a tranquilidade. Evite movimentos bruscos frequentes e posições defensivas, como a de braços cruzados, pois geralmente transmitem medo, timidez ou frieza. A noção e o controle sobre a linguagem do corpo podem influenciar de maneira significativa seu caminho para o sucesso.