carreira e trabalho

Não perder o rumo das carreiras profissionais é primordial

Atualmente não basta ter uma graduação ou um curso técnico para conquistar melhores salários e promoções. Não perder o rumo das carreiras profissionais é primordial e, para isso, é preciso manter-se bem informado e qualificar-se constantemente. Há a possibilidade de ingressar em uma pós-graduação ou especialização, mas as atribuições diárias da vida trabalhista e pessoal tornam-se desafios a serem superados em nome do crescimento. Manter o foco e saber conciliar o tempo entre trabalho e estudo é fundamental nesses momentos. Ter em mente a realização dessas tarefas com responsabilidade e eficiência é fator essencial para o sucesso.





Não há como fugir: é preciso desdobrar-se entre os compromissos profissionais e os estudos. Trabalhar e estudar não é fácil, porém, é algo necessário. Saber organizar o tempo dedicado a cada uma dessas atividades é a chave para conseguir realizá-las por completo. Para isso, elabore uma rotina na qual seja possível assimilar conhecimentos sem prejudicar o cumprimento das tarefas do trabalho. É importante determinar o horário em que você se sente mais disposto para estudar e reservar ao menos duas horas por dia para isso.

Durante as aulas, faça questão de anotar o assunto transmitido e separe tópicos de destaque para facilitar no momento de rever a matéria. Quando escrevemos, conseguimos memorizar mais rapidamente o que é colocado no papel. Escolha um ambiente silencioso, com boa iluminação, uma cadeira confortável e que tenha apenas o material necessário para o estudo, evitando distrações. Utilizar a tecnologia a seu favor também é recomendável – tablets e notebooks com acesso à internet podem ser grandes aliados para pesquisar e tirar dúvidas.

trabalho e estudo

Manter o foco e saber conciliar o tempo entre trabalho e estudo é fundamental

Nas horas vagas no decorrer do dia, oriente-se pelos conteúdos anotados e leia sobre assuntos relacionados à sua área de atuação ou a que foi escolhida para o estudo. Criar grupos entre os colegas de classe para revisar as matérias também é uma boa dica. Cada um pode contribuir para que haja uma compreensão mais rápida do que foi transmitido em sala de aula.

Organize-se

Nessa rotina dupla, é importante tomar cuidado para não deixar que uma atividade atrapalhe a outra, até mesmo porque o objetivo é que elas se complementem. A organização, nesse caso, é crucial. Estabeleça métodos que se encaixem ao seu estilo de vida e organize-se para que o tempo seja otimizado.

Outra estratégia para evitar levar as preocupações do trabalho para os estudos, e vice-versa, é prezar pelo descanso. Lembre-se de reservar um período para o lazer. Descansar 15 minutos entre as horas dedicadas aos estudos é importante. No horário de almoço, nada de conversas relacionadas a responsabilidades. Já no fim de semana, fique na companhia de pessoas de que gosta e faça atividades que o agradem. Desligar-se por alguns momentos dos compromissos profissionais e intelectuais é necessário para aliviar o estresse e recuperar o ânimo.

 

Crédito Imagens:

http://blog.maisestudo.com.br/

http://envolverde.com.br/