criatividade diferencial

O mercado está cada vez mais competitivo e para alcançar uma boa colocação profissional é preciso oferecer à empresa um diferencial

O mercado está cada vez mais competitivo e para alcançar uma boa colocação profissional é preciso oferecer à empresa um diferencial que assegure algum tipo de vantagem competitiva à organização. Ser proativo, ter conhecimento geral sobre o mundo, conhecer novas tecnologias, saber trabalhar em equipe e propor melhorias para a evolução do empreendimento são características essenciais hoje em dia. A criatividade também faz parte de um checklist que pode definir uma vaga de trabalho.

Em algumas profissões, como as ligadas à internet, a criatividade é um diferencial. Exemplo disso são as pessoas que trabalham com marketing digital, como os analistas de redes sociais. Ser criativo numa página do Facebook pode significar destaque na rede e consequentemente vantagem competitiva em relação à concorrência.


Para tornar-se um profissional capaz de atender às exigências do mercado, é necessário mais que o domínio da área de atuação. O indivíduo precisa estar em constante evolução. Isso envolve muita leitura especializada e análise de cases.

O perfil do profissional do futuro descreve um indivíduo capaz de pensar sempre em soluções, independentemente das circunstâncias; de manter o otimismo em meio a uma crise; de motivar a equipe; de comunicar-se de forma clara e objetiva e de propor saídas inovadoras e assertivas.

inovação e criatividade

Para tornar-se um profissional capaz de atender às exigências do mercado, é necessário mais que o domínio da área de atuação.

Quem deseja estimular seu lado criativo, não pode deixar a vida pessoal de lado, pois os momentos de descontração são essenciais para instigar o cérebro a ampliar a percepção da realidade. Também é importante evitar sobrecargas de trabalho e dedicar um tempo para vivenciar coisas novas, visitar exposições, apreciar uma boa música e outras atividades cotidianas.

Empresas com plano de carreira, que oferecem maiores possibilidades de ascensão profissional aos funcionários, buscam colaboradores criativos e flexíveis, capazes de encontrar soluções diferentes para os desafios e de adaptar-se às mudanças inerentes a qualquer organização.

A criatividade pode ser um diferencial importante para quem almeja conquistar uma carreira de sucesso. Aplique as dicas apresentadas e estimule sua mente para pensar de maneira ágil, buscando novas formas de encontrar respostas dentro do ambiente de trabalho.

Mas atenção! Não confunda o profissional criativo com aquele que exagera no desenvolvimento de ideias. Mantenha os pés no chão e evite soluções surreais para um problema. Ofereça alternativas inovadoras, entretanto, não se esqueça de respeitar a realidade da sua empresa e os procedimentos corporativos. Apresentar saídas que não podem ser implantadas pode causar o efeito inverso e não têm serventia para a organização.

 

Crédito das Imagens:

http://www.taligadocomunicacao.com.br/

http://www.sbdc.com.br/