falar em público

Todo e qualquer processo de comunicação é formado por cinco “peças” que se relacionam

Durante todo o dia, somos impelidos a nos comunicar, seja na rua, no trabalho ou em casa. Estamos sempre tendo a necessidade de expressar sentimentos, ideias e desejos. Para que isso aconteça de maneira clara e objetiva, é preciso saber como conversar bem para que o receptor das informações fique ciente e não tenha dúvidas sobre o assunto tratado. Técnicas de coaching, quando bem empregadas, podem evitar diversos ruídos de comunicação, além de facilitar o entendimento do conteúdo das informações que estão sendo transmitidas.

Todo e qualquer processo de comunicação é formado por cinco “peças” que se relacionam, são elas: o emissor, que será o responsável por transmitir a mensagem; o receptor, a quem a mesma se destina; o canal, que é o meio escolhido para passar a informação; a mensagem, que é o conteúdo da comunicação, e o feedback, que é a resposta ao que foi transmitido. Ter ciência desses elementos é fundamental para o bom entendimento entre as partes que se relacionam.

Falar em público

Quem precisa falar para uma plateia deve ter em mente alguns fatores para que o resultado esperado seja alcançado, ao mesmo tempo em que é imprescindível saber como falar bem para todos os grupos de pessoas. Para isso, algumas dicas são fundamentais:

– Identifique seu público-alvo;

– Organize e treine com material a ser apresentado;

– Fale de forma correta e sem erros gramaticais;

– Siga uma linha de raciocínio lógico durante a explanação;

-Tente manter a postura ereta;

– Atente para os gestos e a fala, que deve ser feita com pausas naturais.

falar para platéia

Quem precisa falar para uma plateia deve ter em mente alguns fatores para que o resultado esperado seja alcançado

Quem aprende a se comunicar bem consegue evitar problemas corriqueiros, como informações truncadas que geram dúvidas nas pessoas. Comunicar-se de forma satisfatória necessita prática e observação daqueles que são considerados ótimos oradores. Veja como eles se comportam e encadeiam seus pensamentos. Em seguida, pratique. Fale para o público em todos os momentos que puder e peça feedback sobre seu desempenho para os ouvintes, sejam eles colegas de trabalho ou integrantes da família.

O caminho trilhado para ser reconhecido como um bom comunicador é longo e requer muita atenção, mas os benefícios angariados ao fim do processo de aprendizado certamente serão satisfatórios. A eloquência é capaz de ajudá-lo a ser um líder, evoluir transações comerciais e fechar novos negócios, tornando a comunicação uma tarefa motivadora e cada vez mais simples. A oratória, aliada a uma boa proposta, consegue convencer até o mais implacável cliente.

 

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