profissional desorganizado

Funcionários com este perfil parecem ser o pesadelo dos gestores, mas pode não ser bem assim.

Existem alguns profissionais que são cronicamente desorganizados: eles têm a tendência de acumular muitos objetos e papelada inútil, não conseguem se desfazer de coisas antigas facilmente, não sabem localizar documentos importantes, perdem prazos com frequência e demonstram dificuldade em gerenciar o tempo adequado para cada atividade.

desorganização

Funcionários com este perfil parecem ser o pesadelo dos gestores, mas pode não ser bem assim. Muitas pessoas que possuem características de desorganização são também muito criativas e trazem soluções inovadoras para a empresa, o que poderia compensar esta limitação em funções adequadas. O líder tem a tarefa de avaliar se o profissional desorganizado pode amenizar o problema e se ele se daria bem em outras funções menos sistemáticas.

Por que sou desorganizado?

A falta de organização pode estar vinculada a diversos fatores. Alguns deles, como síndrome da fadiga crônica, hiperatividade e distúrbio de déficit de atenção precisam de um especialista para serem diagnosticados e tratados. Contudo, outros são mais gerais e facilmente detectáveis. Um ambiente inadequado (luz fraca e falta de espaço, por exemplo) pode desconcentrar pessoas que se distraem facilmente. Memória fraca e o hábito da bagunça também dificultam a tentativa de organização.

Contudo, o estilo de vida é o grande vilão para uma pessoa desorganizada. Excesso de compromissos, falta de propósito em suas tarefas, dificuldade de priorizar e mudanças bruscas podem piorar muito o quadro de desorganização. Uma atitude negativa (quando a pessoa aceita que é desorganizada e perde o ânimo de tentar reverter a situação) também influencia muito e gera ainda mais procrastinação da tarefa de organizar sua vida pessoal e profissional.

 

Ser organizado facilita seu trabalho e otimiza seu tempo

Ser organizado facilita seu trabalho e otimiza seu tempo

Organização em 10 passos

O profissional desorganizado pode não atingir uma performance excelente no quesito da organização, mas certamente pode melhorar alguns aspectos. Isso já será suficiente para tornar suas tarefas diárias mais práticas e produtivas:

1)     Planeje seu dia inteiro na noite anterior;

2)     Utilize uma agenda (de papel ou digital) e lembretes que ajudem você a lembrar de todos os compromissos;

3)     Quando uma tarefa for muito complexa, faça uma lista e marque o que você já conseguiu resolver;

4)     Mantenha seu espaço de trabalho limpo e evite acumular papéis em sua mesa;

5)     Jogue fora objetos e documentos sem real importância para você;

6)     Se sua casa estiver muito desorganizada, fracione a faxina e arrume um pouco de cada vez (30 minutos por dia, por exemplo);

7)     Divida sua caixa de e-mails em subpastas e vá guardando as novas mensagens nos locais corretos assim que elas chegarem (mesmo que você só leia mais tarde, não corre o risco de perder informações);

8)     Determine o tempo máximo que você pode gastar com cada tarefa e cumpra o que estipulou. Assim você não prejudica as atividades seguintes;

9)     Antecipe seu relógio em alguns minutos para evitar atrasos causados pela distração;

Estabeleça um método, uma “rotina” para seu trabalho.

 

Quer saber mais sobre o assunto?  Leia o artigo A organização e seus efeitos , no Blog SBCoaching.