redes sociais nas empresas

As redes sociais se tornaram excelentes ferramentas de marketing para as empresas

As redes sociais se tornaram excelentes ferramentas de marketing para as empresas, afinal, hoje em dia, grande parte da população está conectada ao mundo virtual por meio delas e realiza um elevado número de compras pela internet. Os sites de relacionamento são ótimas opções para ampliar a visualização de uma empresa, graças às alternativas de publicidade que oferecem, e ainda se mostram como um canal direto de contato com os clientes para um trabalho de pós-venda mais efetivo e eficiente.

De acordo com pesquisas recentes, o Facebook lidera o ranking das redes sociais no trabalho de marketing online.  Embora não tenha sido criado para ser uma rede social empresarial, muitas organizações viram no site a vantagem da criação de páginas que podem reunir, além do público-alvo, os demais stakeholders do empreendimento. A empresa que deseja entrar na rede pode optar entre a criação de um perfil ou de uma página. Mas como saber qual a melhor opção?

Antes de tomar a decisão é preciso compreender a diferença entre as duas opções. O perfil no Facebook é destinado ao usuário comum, que quer ter um espaço pessoal na rede. Os recursos disponíveis nesse caso são voltados para o atendimento de atualizações, postagem de fotos, chat e outros pontos ligados às relações interpessoais. Há ainda alguns detalhes importantes que devem ser observados pelas organizações, como limite de amigos e a necessidade do pedido e confirmação de amizade.

Já as páginas são realmente produzidas para organizações e oferecem muitas outras funcionalidades. Elas são indexadas e reconhecidas pela rede social em categorias como empreendimento local, organização, empresa, instituição, produto, marca, figura pública, banda e artista. A página também dispensa a preocupação com a quantidade de usuários, pois admite milhões de “curtidas” e garante que todos aqueles que optaram por receber atualizações tenham contato imediato com tudo o que a empresa publica no Facebook.

facebook no trabalho

De acordo com pesquisas recentes, o Facebook lidera o ranking das redes sociais no trabalho

Ao criar uma página é possível ainda montar abas personalizadas, com conteúdos especiais para atingir determinado objetivo. Dessa maneira, a organização pode ter uma página principal e subpáginas voltadas para temas específicos.

A sincronização com outras redes sociais é mais uma grande vantagem das páginas do Facebook. Há aplicativos bem completos que permitem a divulgação simultânea no site e em outras redes como YouTube, Twitter e blogs. Outro benefício é o relatório demográfico, que permite saber a idade e o sexo dos fãs e a repercussão da página, ou seja, o número de visitas, quantos vídeos e fotos foram visualizados e os posts que geraram mais comentários.