O equilíbrio pessoal e profissional

O equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional

A dificuldade para encontrar um equilíbrio pessoal e profissional é enfrentada por muitas pessoas atualmente, pois a grande maioria possui uma rotina intensa de trabalho e não consegue dedicar o mesmo tempo à vida particular. Ambas necessitam de dedicação, mas uma não pode prejudicar a outra.




Dicas para equilíbrio pessoal e profissional

O processo de coaching tem a finalidade de aumentar os resultados positivos nas diversas áreas da vida de uma pessoa, tanto pessoal como profissionalmente, levando o cliente a buscar novas alternativas para ampliar suas realizações e conquistas. Listaremos 9 dicas neste processo para ajudá-lo a ter uma vida mais equilibrada.

1. Metas Definidas e Objetivos Claros

Dois elementos fundamentais para alcançar estabilidade em ambos os aspectos são boa administração de tempo e planejamento eficaz. Primeiramente, defina onde quer chegar e tenha em mente seus objetivos bem explícitos.

2. Propósitos Relevantes

Priorize os propósitos mais relevantes tanto na sua vida profissional quanto na pessoal. Assim, conseguirá perceber com mais facilidade suas principais necessidades, fazer seus planos de forma mais direta e se concentrar melhor em suas metas.

Profissional com equilíbrio pessoal e profissional trabalha melhor

Profissional equilibrado rende mais e trabalha melhor

3. Organização de Tempo

De vez em quando, você vai precisar ficar até mais tarde no trabalho, mas não torne isto um hábito. Não permita que suas tarefas atrasadas impeçam você de cumprir seus compromissos familiares. Procure se organizar, seja eficiente e produtivo durante o período normal de trabalho.

4. Conquistas Coletivas

A melhor maneira para construir uma boa relação com seus colegas e outros profissionais é trabalhar em equipe. E assim também é na vida pessoal, planejar conquistas em família auxilia no crescimento de todos.

5. Compreensão Mútua

Para lidar bem com críticas no ambiente de trabalho ou discussões no meio familiar, é importante saber ouvir. A compreensão ajuda você a analisar pontos de vistas diferentes e proporciona harmonia à sua convivência com as pessoas que estão à sua volta.

6. Rede de Apoio

Um importante passo para o equilíbrio pessoal e profissional é pedir ajuda. Delegue tarefas no trabalho e organize melhor as suas.

Leia o artigo Equilíbrio entre trabalho e vida pessoalpublicado aqui no Blog SBCoaching.