executivo desmotivado empresa

Como em qualquer carreira, o sucesso é apenas resultado de foco, persistência e vontade de fazer um bom trabalho.

Assim como as outras profissões, o coaching é uma carreira que implica dedicação, talento, investimentos e riscos. Ignorar esses aspectos faz muitos profissionais se aventurem no mercado pensando em ascensão rápida, sucesso instantâneo e clientes fáceis.

Geralmente, esse é um cenário irreal, pois, como em qualquer carreira, o sucesso é apenas resultado de foco, persistência e vontade de fazer um bom trabalho.

Veja alguns erros que podem comprometer a carreira de um coach.

Não ter um mentor pessoal

Ter alguém que sirva de inspiração no trabalho como coach lhe traz a possibilidade de vivenciar o processo como coachee, permitindo conhecer melhor as necessidades de quem solicita seu serviço. Com a ajuda de um mentor, você experimenta a dúvida e cresce profissionalmente, aprimorando seu aprendizado.

Ser inexperiente

A falta de prática pode ser um fator determinante no seu êxito como coach. Se você tem formação na área e não realiza sessões, mude esse quadro. No início, poderá ocorrer dificuldade em definir perguntas ou ferramentas, mas, com o exercício, bastará se concentrar no discurso do coachee para saber quais as questões mais adequadas para a situação da organização. Assim, o coaching nas empresas se torna um processo objetivo, simples e eficaz.

Não ter campo e mercado definidos

O coach que não determina seu público-alvo e o segmento da profissão em que deseja atuar pode comprometer seu sucesso, pois, quando não há especialização, ele será apenas mais um no vasto mercado de coaching. Por isso, tenha foco, crie um posicionamento e desenvolva um trabalho diferenciado perante o mercado. A percepção de seus clientes também mudará, já que eles o verão como verdadeiro perito no assunto.

Não desenvolver habilidades empreendedoras

Envolva-se com paixão, mas trate sua atividade como coach com todo profissionalismo. Por mais difícil que seja, é preciso ter seriedade e buscar o retorno do que foi investido em formação. Empreenda com dedicação, pois, atualmente, ter cartão de visita e manter um site não é garantia de clientela. Aprenda a prospectar, crie um plano de negócios, estabeleça metas e use o coaching como instrumento para seu próprio sucesso.

líder equipe

Envolva-se com paixão, mas trate sua atividade como coach com todo profissionalismo.

Não se desmotive

Para alguns profissionais prosperar é mais fácil, principalmente quando já trabalham anteriormente com serviços de consultoria ou têm experiência comercial. No entanto, se esse não é o seu caso, não se desmotive. A formação em coaching representa um processo contínuo de aprendizado e prática que vai sendo aperfeiçoada com o tempo. Por isso, a paciência e a obstinação são características essenciais para o profissional.

Portanto, conheça bem o mercado na sua área, os seus concorrentes, o seu público-alvo e as abordagens que eles utilizam. Desenvolva sua visão estratégica, suas capacidades, seu instinto de competição e seja inovador. Considere seus erros como formas de aprendizado e saiba que sempre há tempo para mudar de planos e superar-se constantemente.