história do coaching

 

Apesar de o termo existir desde o século 18, acredita-se que o processo de coaching, como o conhecemos hoje, começou realmente nos anos 50, quando a palavra foi usada pela primeira vez para designar um método de gerenciamento de pessoas. Porém, somente em 1960, na cidade de Nova York, a expressão foi utilizada dentro de um programa educacional para caracterizar habilidades de coordenação de conflitos profissionais e pessoais nos negócios. O coaching ganhou mais força a partir da década de 80 no âmbito executivo, passando a designar programas de liderança voltados ao desenvolvimento no ambiente de trabalho e na vida pessoal.

Os fundamentos do coaching

Alguns modelos teóricos ganharam destaque e influência dentro da história do coaching, desde seu início até agora. Conheça melhor alguns deles:

Coaching Comportamental – É o coaching voltado para o gerenciamento humano. O modelo utiliza como base a afirmação de que todo comportamento gera consequências positivas ou negativas para o indivíduo e para as pessoas ao seu redor.

Coaching Apreciativo – Este modelo se baseia no conceito de Investigação Apreciativa, criado nos anos 80. Sua premissa é desenvolver os pontos fortes do coachee e estabelecer uma rotina focada em pontos positivos de sua vida profissional e pessoal.

Coaching Reflexivo – O coaching reflexivo busca ampliar a interpretação da realidade de cada indivíduo, abrindo para ele um novo leque de reações, atitudes e soluções. É um modelo de gerenciamento que estimula a mudança e a capacidade de reflexão.

Coaching Cognitivo – Trata-se de um processo voltado para a maneira como pensamos. A ideia é que, ao compreender melhor sua forma de processar o conhecimento, o coachee é capaz de fazer melhorias significativas em sua rotina.

Coaching Observacional – Esse é um modelo caracterizado pela rapidez e agilidade, no qual o coach analisa o comportamento do cliente, questiona e dá respostas a respeito dos problemas encontrados.

Psicologia positiva aplicada ao coaching – A psicologia positiva aplicada ao coaching estimula os pontos fortes do coachee para criar um melhor ambiente emocional e de sucesso.

Evidence based coaching – É o modelo baseado exclusivamente em evidências e resultados comprovados cientificamente. O coaching baseado em evidências é o fundamento principal dos treinamentos da SBCoaching.




A importância do conhecimento

O coaching está entre as profissões que mais crescem atualmente no mundo, o que reflete a necessidade existente no mercado de métodos de gerenciamento baseados em treinamento e eficiência.