coaching para jovens

Diversas instituições educacionais, vêm recrutando profissionais de coaching para jovens.

Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e diversificado, a conquista do diploma não é mais o único requisito exigido. Ser um bom profissional hoje inclui dominar não somente habilidades técnicas, mas também comportamentais e gerenciais. Diante de tanta pressão, é natural que alunos do ensino médio e universitários enfrentem obstáculos na hora de decidir o futuro profissional. Que carreira seguir? Qual minha vocação? Ingressei na universidade, mas será que escolhi o curso certo?

Na maioria das vezes, o acúmulo de tantas dúvidas gera completa desmotivação e um alto índice de abandono dos cursos. Visando solucionar esse impasse, diversas instituições educacionais, sobretudo nos Estados Unidos, vêm recrutando profissionais de coaching para jovens. As sessões buscam desenvolver ações que ajudem o estudante a identificar dificuldades, traçar metas de estudos, elaborar um plano estratégico para alcançar o almejado sucesso, bem como mensurar os resultados alcançados.



Inicialmente, é preciso compreender o perfil do estudante, respeitando seus potenciais e suas limitações, a fim de direcionar as habilidades para a profissão com a qual se identifica. Estimulá-lo a buscar informações sobre cursos e opiniões de pessoas da área com a qual se identifica, refletir sobre que contribuição deseja dar ao mundo, apontar as reais motivações e valores são algumas das primeiras ações desenvolvidas pelo profissional de coaching para jovens.

A partir daí, as sessões ajudarão a diagnosticar quais são as exigências do atual mercado de trabalho, estimulando mudanças comportamentais no aluno, como o espírito de liderança, empreendedorismo, responsabilidade, ética e motivação.

jovem e o coaching

O jovem é levado a crer que gosta de determinada profissão ou área do conhecimento sem compreender de fato a força interna que move sua escolha

Inteligência emocional

Muitas vezes, o jovem é levado a crer que gosta de determinada profissão ou área do conhecimento sem compreender de fato a força interna que move sua escolha. O papel do coaching, nesse momento, é fundamental para auxiliar o aluno a desenvolver mecanismos de autoconhecimento, equilíbrio emocional, autoconfiança e foco. Isso ajudará, por exemplo, a descobrir se a escolha da profissão foi decidida por motivação pessoal ou por pura exigência dos pais, evitando com isso a formação de profissionais frustrados ou desqualificados no futuro.

A metodologia coaching para jovens atua, dessa forma, como um complemento da atividade intelectual do aluno, aprimorando, inclusive, as habilidades pessoais.  Ao ajudá-los a liberar o potencial e maximizar o desempenho, o profissional de coaching contribui para a construção de pessoas qualificadas não apenas do ponto de vista técnico, mas também comportamental, identificando diferenciais que serão aplicados no mercado de trabalho.

 

Gostou das dicas? Então curta e compartilhe com seus amigos!