4 lições para celebrar o dia do Cliente

4 lições para celebrar o dia do Cliente

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segredo sucesso além experiências
O bom relacionamento interpessoal é uma das características mais valorizadas pelas empresas hoje em dia.

Hoje, dia 15 de setembro, o comercio brasileiro comemora o dia do cliente. Esta data é muito importante para o desenvolvimento da consciência sobre o valor do atendimento às pessoas. Em tempos de crise econômica, saber conquistar os possíveis clientes, já no primeiro contato (seja pessoal, digital, ou pelo telefone) é um ótimo caminho para o sucesso de uma venda, ou de uma prestação de serviço de alta qualidade.

O nosso presidente, Villela da Matta, escreveu um artigo sobre o tema, e a gente relembra aqui, para você melhorar a sua relação com as pessoas que necessitam dos seus produtos, mas sobretudo, para você exercitar um modelo infalível de atendimento aos seus clientes e também às pessoas à sua volta. 

Atender bem cliente

Identifique as necessidades do cliente

O primeiro passo para estabelecer um bom relacionamento com o consumidor é conhecê-lo. Converse bastante para identificar quais são suas reais necessidades e, assim, poder ofertar os produtos e serviços certos. A partir dessa conversa você pode até ampliar a venda, oferecendo itens complementares. Apenas tenha cuidado para não tornar-se chato por insistir demais. Saiba perguntar e ouvir e não tente obrigar o cliente a levar o produto ou adquirir o serviço por insistência. A ideia é saber o que o consumidor quer, apresentar as opções e deixar que ele escolha.


Fique atento às atualizações de mercado

O mundo muda constantemente e os produtos e serviços evoluem nesse mesmo ritmo, bem como as necessidades dos consumidores. Por isso, nem o melhor atendimento é capaz de vender algo que já está ultrapassado. O fundamental é compreender que a qualidade deve estar em tudo: atendimento e produto/serviço.

Não faça comparações com a concorrência

É importante estar sempre atualizado e saber como a concorrência trabalha. Porém, na hora de vender, esqueça os concorrentes e não compare produtos ou serviços.  O fato de falar mal das outras empresas pode pesar contra você, afinal, quem precisa diminuir o outro para sobressair-se não merece credibilidade. As qualidades de seu serviço ou produto devem ser suficientes para convencer o consumidor.

Mantenha o foco

Mostre ao cliente que está prestando atenção no que ele diz e demonstra com os gestos e expressões faciais. Com paciência e destreza, esclareça dúvidas e as características do que está sendo vendido e apresente todas as opções de produto ou serviço disponíveis.

4 lições para celebrar o dia do Cliente - vendedor motivado entusiasmado

Invista em capacitação

Para vender bem, o vendedor precisa estar motivado e uma forma de mantê-lo entusiasmado é investir em sua carreira profissional. Treinamentos e cursos de capacitação são ótimos para manter a equipe nivelada e preparada para atender os clientes da melhor maneira.

Seguindo essas dicas, seus consumidores se sentirão muito mais satisfeitos e com certeza suas vendas aumentarão. Lembre-se de que o sucesso de uma empresa depende da dedicação de seus gestores e colaboradores.

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