Como se tornar um bom líder

Como se tornar um bom líder

A Copa do Mundo causa exaltações – especialmente nos países que já venceram o campeonato alguma vez. Jogadores – festejados como celebridades mundiais – nutrem o sentimento de esperança em suas respectivas nações.

No Brasil, o futebol é cultuado quase como uma manifestação divina da alegria e do orgulho: o esporte nasceu na Inglaterra, mas, definitivamente, seus principais herdeiros têm como língua materna o Português, podemos destacar: Pelé, Garrincha, Rivelino, Romário, Sócrates, Zico, Ronaldo entre outros brasileiros.

Responsáveis pelo encontro com o sucesso

Entretanto, times de sucesso, vencedores dos principais campeonatos, compartilham a presença de um integrante indispensável: o líder, geralmente, o capitão do time (que, nem sempre, é o principal talento da equipe).

O líder do time tem as mesmas habilidades dos líderes das empresas: a liderança no esporte é formada por alguém que conhece os membros da equipe e sabe como impulsioná-los a doar o melhor de si, durante as partidas. Além disso, sabe acalmar os ânimos para que não haja excessos e repreender, se necessário, indicando erros que não devem se repetir.

O técnico, por sua vez, é responsável por desenvolver o time para que ele atinja as metas estabelecidas. Suas caraterísticas de liderança são imprescindíveis. O técnico é quem motiva a equipe, dentro e fora dos campos. Ele deve conhecer todos os integrantes que coordena, desenvolver o espírito de equipe e dar suporte em todos os momentos. Com esses componentes, toda seleção tem a receita para disputar campeonatos com chance de vitória.

um bom grupo

Coaching esportivo

O profissional habilitado em coaching, que deseja ingressar na área esportiva, pode ocupar a função de coach esportivo. Esse profissional trabalha com times ou individualmente. O coach tem como ofício aumentar a performance dos atletas, no intuito de levá-los a melhores resultados.

O coach também auxilia seus clientes a enfrentar críticas da mídia, dos torcedores e dos próprios companheiros, a lidar com o ego, com as pressões,além de utilizar ferramentas e técnicas baseadas em estudos científicos para impulsionar esses atletas ao sucesso.

 

Leia mais sobre o assunto no artigo “O que é coaching esportivo”no Blog SBCoaching.

Encontre aqui o melhor curso de coaching para líderes Se você é um profissional que deseja tornar-se um líder de sucesso e, com isso, busca:

  • Potencializar a produtividade da sua equipe;
  • Elevar resultados de pessoas, times e empresas;
  • Promover mudanças e melhorias contínuas;
  • Ser um líder 100% eficiente.

O curso de coaching para líderes da SBCoaching, certamente, é a escolha ideal para que você transforme suas habilidades e seja um exemplo a ser seguido.