Mudar de Carreira, Você Está Preparado? - Você está pronto para mudar de carreira

Você está pronto para mudar de carreira

A formação escolar exige, quando estamos próximos dos 17 anos, que escolhamos nossa profissão. Contudo, precisa-se esclarecer que, como em qualquer campo da existência, a vida profissional permite mudanças.

A opção feita ainda na juventude pode se tornar insatisfatória por diversas razões – muitas delas ligadas à maturidade profissional – como o desejo de mudar de carreira, de melhorar o salário, de trabalhar com novas habilidades ou apenas de se especializar em algo que complementa sua atividade atual.

O risco, muitas vezes, faz bem e traz o ar da renovação e da felicidade, porém, antes de decidir mudar de área de atuação, reflita e planeje para que não haja arrependimento no futuro. Esta escolha não deve ser tomada precipitadamente, uma vez que uma sensação pontual pode gerar desconforto com sua carreira.

Coaching e o seu Futuro, Saiba
o que Mudará!
BAIXE 2 PDFs GRATUITOS!

Coaching pode ser seu aliado

A mudança de carreira pede cuidados e um estudo detalhado de todos os fatores que possibilitam essa transição. Uma opção recomendada, para auxiliá-lo com análises e tendências, é o coaching de carreira, ou career coaching. O coach especialista nessa área atua nos campos do comportamento pessoal e profissional, e o ajudará a encontrar a profissão que se encaixa em suas habilidades, objetivos e sonhos.

Avalie seus pontos positivos e negativos.

Avalie seus pontos positivos e negativos.

 

Analise os pontos positivos e negativos

Muitos questionamentos surgem quando se opta por mudar de carreira, e, por precaução, devem ser respondidos antes mesmo de tomar qualquer atitude. Portanto, é essencial analisar e descobrir os pontos positivos e negativos que a nova profissão poderá trazer à sua vida.

É importante observar as vantagens de investir nessa mudança de carreira. O profissional que deseja novos desafios deve avaliar: os cursos e as especializações que devem ser realizados para exercer a nova profissão, se as oportunidades de emprego que estão disponíveis no mercado de trabalho são atraentes e se realmente o investimento é válido.

Nos aspectos financeiro, profissional e pessoal também existem indagações que precisam ser feitas:

  1. Será que tenho condições de pagar os cursos profissionalizantes?
  2. O salário suprirá minhas necessidades?
  3. Será que posso me dedicar ao máximo aos cursos e especializações que devo realizar?

Estas questões apenas reforçam o planejamento como aspecto fundamental para a mudança de área, uma vez que as especializações demandam investimentos e os resultados, por sua vez, não são imediatos.

Leia mais sobre o assunto no artigo Mudança de carreira, no Blog SBCoaching



Coaching e o seu Futuro, Saiba o que Mudará!