funcionamento cérebro técnicas coaching

Neurocoaching, visa potencializar ainda mais os resultados do processo de ampliação de performance.

Aliar conhecimentos avançados sobre o funcionamento do cérebro às técnicas de coaching: esse é o intuito do neurocoaching, que visa potencializar ainda mais os resultados do processo de ampliação de performance.

Embora possa ser usada no campo pessoal, essa vertente do coaching costuma ser bastante aplicada no cenário profissional, como forma de condicionar o comportamento do coachee (cliente) à obtenção de melhores resultados, devido a sua performance potencializada.

Principais habilidades trabalhadas

Com o neurocoaching, é possível desenvolver novas habilidades neurológicas e potencializar diferentes capacidades que auxiliam a construir uma carreira profissional bem-sucedida. Entre as competências que são aprimoradas com a técnica, estão:

Flexibilidade – o profissional compreende melhor como o cérebro reage a determinados estímulos e, dessa maneira, consegue alterar seu posicionamento diante das circunstâncias que o trabalho lhe impõe. Assim, o que antes era encarado como “castigo” passa a ser visto como uma oportunidade de superação.

Motivação – sendo mais flexível, o indivíduo também melhora sua motivação diante dos desafios profissionais, pois, consegue perceber que para ultrapassar as barreiras ele só precisa planejar bem as ações, reunir recursos necessários e empenhar-se na conquista de seu objetivo.

Desenvolvimento do raciocínio

A aplicação da técnica se dá por meio de perguntas que obrigam o cérebro a buscar conexões e conhecimentos já armazenados para formular a melhor resposta. Desse modo, o coachee passa a elaborar pensamentos mais profundos e eficientes, que geram conhecimentos e estratégias bem embasados, facilitando a conquista de objetivos.

Isso também possibilita que o indivíduo desenvolva o gosto pelo aprendizado constante e se torne uma pessoa mais produtiva, autoconfiante, otimista, dinâmica, com capacidade de controlar a si mesmo e de gerenciar conflitos.

O sucesso de uma pessoa está profundamente atrelado ao desenvolvimento profissional dela e, com essa metodologia, que une neurociência e coaching, fica mais simples identificar e aprimorar os aspectos individuais que apresentam essa necessidade.

Com o neurocoaching, o indivíduo é estimulado a ter insights, ou seja, a pensar diferente e a elaborar soluções inovadoras e eficazes. Nesse momento ocorre uma descarga de dopamina, que gera a sensação de prazer e estimula a vontade de mudar de atitude. A partir dessa reação, são estabelecidas novas crenças, decisões e emoções.

pensar diferente elaborar soluções inovadoras

A técnica traz resultados excelentes para a vida pessoal e profissional do coachee e isso, também reflete de forma positiva na empresa em que ele atua.

Resultados

A técnica traz resultados excelentes para a vida pessoal e profissional do coachee e isso, também reflete de forma positiva na empresa em que ele atua. O processo, além dos benefícios citados, torna o trabalhador mais criativo e seguro, ou seja, pronto para explorar o melhor de si mesmo diante dos desafios que surgem no dia a dia da organização.