tecnologia e gestão

Tecnologia e Gestão de Pessoas nas empresas – Quais são os benefícios

As empresas atentas às novidades do mercado e aos perfis diferenciados do seu público e colaboradores já reconhecem a importância das novas tecnologias. Vislumbrando melhores resultados e adequando-se às tendências mais modernas no ambiente corporativo, investem em recursos digitais para aprimorar os seus serviços, principalmente na área de liderança e gestão de pessoas.

Mudanças positivas

A tecnologia deve ser uma aliada das organizações empresariais. Podem auxiliar na condução de diversos processos, na qualidade de produtos e serviços e na redução de custos. No departamento de Recursos Humanos (RH), as ferramentas são utilizadas para facilitar e otimizar o trabalho, por meio da informatização de atividades. Como exemplo, destacam-se a realização de consultas e manutenções de planilhas salariais, promoções, benefícios e, claro, no recrutamento e treinamento dos integrantes da corporação.

Os recursos tecnológicos disponíveis permitem que a gestão de pessoas nas organizações, mesmo sendo de responsabilidade da equipe de RH, também faça parte do dia a dia de todos da empresa. Os colaboradores se tornam mais autônomos tendo acesso a algumas informações úteis.

Para isso, eles acessam o portal ou canal corporativo do negócio, onde as políticas, normas e procedimentos estão disponíveis. Poderá, também, atualizar dados pessoais, consultar sua folha de pagamento ou imprimir comprovantes, entre outras opções. Outro facilitador é a publicação de informes para a comunicação direta entre líderes e liderados, que contribuiu para o processo de integração positivamente.

tecnologia e gestão de pessoas

O conceito de gestão de recursos humanos se modifica significativamente com a chegada dos meios digitais

Resultados efetivos

O conceito de gestão de recursos humanos se modifica significativamente com a chegada dos meios digitais, permitindo maior controle, organização e, como consequência, mais produtividade. O desafio atual do profissional da área é gerar e analisar informações e propor ações rápidas e confiáveis. Ele pode contar com as redes sociais, os blogs e com o próprio canal institucional para obter o feedback das suas ações dentro da empresa.

Gestão de pessoas e o Coaching

Os cursos de coaching são recomendados para desenvolver competências necessárias a um gestor e consultor na área de gestão de pessoas. Através desse treinamento, o colaborador de RH estará habilitado para gerir procedimentos com maior eficiência e atuar como agente de mudança nas organizações.

O coach (treinador) tem a missão de orientar o melhor caminho para que a capacidade de liderança e de gestão seja aperfeiçoada. Ele será capaz de elaborar projetos com ênfase no estímulo das aptidões organizacionais, juntamente com estratégias para um bom gerenciamento empresarial. Utilizando a tecnologia, as ações devem ampliar seu alcance e poder de transformação.

O Coaching desenvolve essas habilidades por meio do aperfeiçoamento do profissional através de lições de autoconhecimento e o aprendizado das habilidades e competências de um gestor ou líder.