Objetivo profissional: defina suas metas e alcance-as com o coaching

7788

 

Você gostaria de crescer profissionalmente e realizar os seus sonhos?

objetivos profissionais
Um objetivo profissional bem definido pode te ajudar a alcançar o sucesso e entender suas metas.

Definir os seus objetivos é o primeiro passo para alcançar o sucesso. Isso é verdade para qualquer setor da sua vida, inclusive para o profissional. Quando você tem clareza nas suas metas, é muito mais fácil planejar e tomar ações para alcançá-las.

O objetivo profissional é um ponto que causa muitas dúvidas, principalmente na hora de montar um currículo. Para escolher bem o que escrever, no entanto, é preciso muito mais do que modelos de frases. O objetivo profissional é algo extremamente pessoal e importante.

Para definí-lo, é preciso refletir sobre as suas metas e plano de carreira com cuidado. O autoconhecimento é um fator fundamental ao pensar no objetivo profissional.

Se você quer saber mais sobre toda a diferença que o autoconhecimento pode fazer na sua vida profissional, leia também esse outro conteúdo do blog.

O processo de coaching pode ajudar muito a entender as suas aspirações e definir seu objetivo profissional. Nesse post, você encontra todas as informações que precisa para entender a importância desse conceito. Também reunimos as melhores dicas para definir seu objetivo profissional e saber o que escrever nesse setor do seu currículo.

Basta continuar lendo para descobrir:

O que é objetivo profissional?

O objetivo profissional se refere às metas e aspirações que uma pessoa tem sobre sua carreira. Ele descreve a posição que o candidato procura dentro de uma empresa e especifica suas aspirações e expectativas profissionais.

Em um currículo, esse é um texto breve, normalmente de duas linhas, no máximo. Considerado uma das informações mais importantes do documento, esse texto deve conter a área de atuação e a expectativa de cargo do candidato.

Essa frase deve ser condizente com as ambições e habilidades do candidato, por isso, é preciso considerar com cuidado o que escrever.

Por que é importante definir o objetivo profissional?

objetivo profissional definir importancia
Trace os objetivos de acordo com seu plano de carreira.

Um dos grandes segredos do sucesso é ter o objetivo profissional definido com precisão. Muitas pessoas cometem o erro de não dar a devida importância para essa informação, preferindo apenas copiar um modelo da internet. Na realidade, essa é normalmente a primeira coisa que os empregadores em potencial procuram em um currículo.

Um objetivo profissional bem definido mostra que o funcionário sabe o que quer. Muito mais do que isso, pode ajudar a evidenciar o perfil do trabalhador. Você não pode estabelecer seus objetivos de forma genérica e deve ser específico em relação a eles. Além disso, é necessário aliá-los a metas que estejam dentro do seu alcance.

É comum que as pessoas saibam o conceito para alcançar o que desejam, mas muitas ainda desconhecem a maneira de colocá-lo em prática. A ação é justamente o fator determinante para transformar o sonho em realidade. O processo de coaching é uma forma eficiente de entender suas metas e planejar ações para alcançá-las.

Muito mais do que uma frase no seu currículo

O seu objetivo profissional, no entanto, é um assunto mais profundo do que uma frase no currículo. Embora essa seja uma informação importantíssima para a contratação, seu significado vai muito além.

Definir o seu objetivo profissional requer uma boa quantidade de reflexão e autoconhecimento. Essa é uma parte fundamental do seu plano de carreira, e pensar nisso vai ajudar a planejar as ações necessárias para alcançar suas metas.

Esse processo de reflexão pode ser facilitado pelo coaching, e é essencial na definição do objetivo profissional. Essa é uma frase que deve definir com precisão as suas aspirações e perfil profissional. Portanto, ela merece ser pensada com cuidado e paciência.

Definir metas: curto, médio e longo prazo

Para escrever um bom objetivo profissional, é preciso primeiro definir as suas metas. Pense no que quer alcançar, e depois defina os passos para conseguir.

A forma mais fácil para muitas pessoas é começar com a meta de longo prazo. Quando você define o ponto final da sua trajetória, fica mais simples enxergar as etapas necessárias para chegar lá. Dessa forma, é possível definir objetivos de médio e curto prazos que contribuem para a sua meta final.

No entanto, não dá para ficar apenas no teórico. O planejamento é extremamente importante, mas é preciso definir e tomar ações para cumprí-lo. O processo de coaching pode te ajudar nesse momento com o desenvolvimento da motivação e disciplina necessárias para alcançar seus objetivos.

Como definir o objetivo profissional em 5 passos

objetivos profissionais 5 passos
É simples traçar e organizar suas metas profissionais.

Passo 1: Reflexão

A primeira e mais importante fase da definição do objetivo profissional é a reflexão. Você precisa pensar no seu plano de carreira, nas suas ambições e habilidades. Um bom objetivo profissional é construído com base na introspecção e autoconhecimento.

Nessa fase, anote todas as suas ideias em um rascunho. Dessa forma, você explora as opções de termos e cargos sem comprometimento com o resultado final. É como um processo de brainstorming. Daqui, sairão as ideias que você pode lapidar para fazer o texto final.

Passo 2: Definição das metas

Depois da reflexão, você provavelmente tem um papel repleto de ideias soltas. Muitas delas serão pouco realistas para seu momento atual, ou sonhos de muito longo prazo. Por isso, comece a refinar o objetivo profissional definindo quais daquelas metas são realistas e atingíveis.

Organize-as em listas de curto, médio e longo prazo. Para definir o objetivo profissional que irá para seu currículo, dê uma atenção especial para a lista de curto prazo. Defina a importância e a significância que este objetivo tem em sua vida. Isto é primordial para que você tenha comprometimento com ele, incentivando-o a buscar o que almeja.

Passo 3: Análise da empresa

Também é muito importante estudar a empresa para a qual você mandará o currículo. Entender a cultura organizacional e a disponibilidade de oportunidades é essencial para escrever um objetivo profissional eficaz. Lembre-se, essa é a oportunidade de expor o seu perfil profissional, ambições e capacitação, tudo em uma pequena frase.

Embora seja importante escrever um objetivo profissional específico para o cargo ao qual você está se candidatando, fique atento! O objetivo não pode ser muito diferente daquilo que você tinha conseguido elaborar nos dois passos anteriores. Se você chegar à conclusão que precisa mudar demais o objetivo profissional para uma vaga, provavelmente essa não é a posição para você.

Passo 4: Definição do objetivo

Com todos esses dados, é hora de definir o objetivo em si. Nessa fase, você precisará considerar o cargo disponível na empresa, o seu perfil e as suas metas. Pode ser difícil colocar isso tudo em apenas uma frase no começo, então não se preocupe com isso agora.

O importante nesse momento é reunir todas as informações de maneira concisa, para nortear a produção do texto final. Identifique a complexidade do seu objetivo e adapte-a a um nível que seja necessário para lhe gerar motivação, considerando que os níveis variam de pessoa para pessoa. Alguns objetivos são mais complexos em relação às competências, ações, recursos exigidos e planejamento estratégico.

Passo 5: Redação do texto

Agora que você já tem a descrição do seu objetivo em mãos, é só fazer a redação final. Procure ser o mais breve possível, deixando claro o seu objetivo profissional. Faça uma avaliação sobre o planejamento que você definiu e dê um feedback a si mesmo.

Veja se está obtendo resultados, se existe algo que possa ser melhorado ou mudado. A falta de acompanhamento pode conduzir à perda de foco e de motivação com mais facilidade

O texto final deve ter no máximo duas linhas e conter:

  • Sua área de atuação
  • O seu nível de atuação profissional (pleno, júnior, analista, assistente, etc)
  • Uma frase objetiva que resuma sua expectativa de atuação na empresa

Como o coaching pode te ajudar a definir o objetivo profissional

O processo de coaching é pensado especialmente para estimular o autoconhecimento, confiança, reflexão e definição de metas. Sendo assim, é mais do que ideal para auxiliá-lo na definição do seu objetivo profissional.

Lembre-se que essa é uma reflexão muito mais profunda do que apenas uma frase para o currículo. O objetivo profissional precisa estar condizente com suas ambições e perfil profissional. Quando tudo isso é levado em consideração, é muito mais provável que você encontre um emprego que te proporciona bem-estar e realização. Além disso, você poderá estar seguro de que está caminhando para alcançar suas metas de longo prazo.

A definição do objetivo profissional através do processo de coaching garante que você está no caminho certo para conquistar os seus sonhos.

Associar o objetivo profissional a conquistas é um incentivo muito potente. E para conquistar algo, é preciso ter um desafio. Crie um que lhe dê estímulos constantes, lhe impulsione a jamais desistir e lhe proporcione a sensação indescritível do momento da conquista.

Por que é importante colocar o objetivo profissional no currículo?

objetivo profissional tempo
Seu currículo deve mostrar qual seu destino profissional.

Deixar de informar o objetivo profissional no currículo é um erro muito grave, porém bastante comum. Também é bastante rotineiro que as pessoas apenas repitam nesse campo do currículo o título do cargo que a empresa publicou. Vamos entender porque isso pode ser um problema:

O objetivo profissional, como temos discutido, é extremamente pessoal e orientado pelas suas motivações. Excluir esse campo do currículo ou usar uma definição genérica mostra que você não fez essa reflexão. Isso pode passar uma imagem de descaso ou até mesmo falta de motivação e metas para o empregador em potencial. Esse é o exato oposto do perfil que as empresas costumam a procurar.

Definir o objetivo profissional no perfil mostra que você é um colaborador preocupado com a direção da sua carreira. Esse tipo de profissional costuma a investir mais em sua formação e desenvolvimento, ser mais motivado e apresentar melhor performance. Certamente, esse é um perfil atrativo para a grande maioria dos cargos bons.

Se você tem mandado muitos currículos e está tendo dificuldades para marcar entrevistas, revise o objetivo profissional. Na grande maioria das vezes, é nesse campo o problema que está afastando os possíveis empregadores.

Um objetivo profissional bem escrito e condizente com as suas ambições é a melhor primeira impressão que você pode causar.

O que evitar na hora de escrever o objetivo profissional?

Agora que você já conhece as boas práticas na hora de definir o seu objetivo profissional, vamos revisar o que deve ser evitado. Confira a seguir os erros mais comuns nesse campo, exemplos de objetivos profissionais inadequados e dicas para evitar esses problemas:

Não escreva um texto muito longo

É importantíssimo que o objetivo profissional seja conciso, simples e curto. É muito comum cometer esse erro, principalmente porque você encontra na internet modelos de objetivos profissionais que são demasiadamente longos. Confira um exemplo ruim de texto:

“Objetivo profissional: Envio-lhe este CV a fim de oportunizar uma vaga disponível em sua empresa, na área de Segurança Preventiva do trabalho, como Técnica em Segurança do Trabalho. Minhas qualificações: auto-exigência, responsabilidade, ótimo relacionamento,trabalho em equipe, perseverança, planejamento, disciplina, habilidade em rotinas administrativas e técnicas de segurança, saber ouvir.”

Para arrumar esse exemplo, é preciso enxugar muito as informações. Para começar, procure deixar as qualificações para outra sessão do currículo. Elimine a estrutura de carta, iniciando diretamente com o cargo. Outra dica é reformular a frase para demonstrar seu perfil sem listar características. Por exemplo:

“Objetivo profissional: Atuar na área de segurança preventiva do trabalho, como técnica em segurança do trabalho. Desafiar-me e assumir responsabilidades, proporcionado melhorias para a segurança da equipe.”

Perceba que, brevemente, você informou sua capacitação, área de atuação e algumas das características mais importantes que haviam sido listadas.

Nunca copie modelos da internet

Você encontrará inúmeros modelos prontos de objetivo profissional na internet, incluindo os que estão nesse artigo. Embora eles sejam um bom ponto de partida, principalmente para quem nunca escreveu um texto assim, nunca devem ser copiados.

O ideal é usar esses modelos apenas para inspiração. É muito fácil para recrutadores perceber quando o objetivo profissional foi copiado da internet. Lembre-se que esses profissionais revisam dezenas de currículos diariamente. Além disso, uma busca rápida no Google pode denunciar a cópia.

Essa prática passa uma imagem de descaso e falta de motivação. Além disso, fica claro que o candidato não considerou suas reais habilidades ou a cultura organizacional antes de se inscrever para a vaga.

Evite apenas reproduzir o nome do cargo anunciado

Outra prática muito comum, mas é que bastante mal vista pelos recrutadores. Apenas copiar o nome da vaga no objetivo profissional é um hábito frequente de pessoas que estão enviando currículo para inúmeras posições diferentes.

Essa pode parecer uma solução rápida para o dilema do que escrever nesse campo, mas não cometa esse erro. Isso mostra baixo nível de dedicação e reflexão, além de não fazer nada para te diferenciar dos outros candidatos.

Evite descrições vagas e inespecíficas

Da mesma forma que não se deve colocar apenas a vaga disponível como objetivo profissional, também é bom evitar ser vago demais.

Esse é um problema comum em candidatos que pularam o passo de reflexão na elaboração do objetivo profissional. Se você acabou com frases do tipo “ajudar a empresa a crescer” ou “avançar no meu plano de carreira” apenas, volte alguns passos e reflita novamente.

Use alguns dos modelos apresentados para se inspirar se estiver com algum bloqueio criativo. Mas lembre-se: sem copiar!

Ideias de objetivos profissionais para se inspirar

Finalmente, separamos alguns modelos de objetivos profissionais para ajudar você a se inspirar. Eles podem ser um ótimo ponto de partida para aqueles que nunca escreveram um texto assim antes. No entanto, lembre-se que o objetivo profissional é uma informação extremamente pessoal, então, nada de fazer cópias diretas!  Confira:

  • Gostaria de fazer parte da equipe de funcionários da empresa, tendo o objetivo de crescer profissionalmente e de maneira produtiva, contribuindo para o desenvolvimento da organização como um todo.
  • Atuar no setor X, visando amplificar meu conhecimento e desenvolvimento profissional e pessoal
  • Busco desafios que me proporcionem a entrada no mercado de trabalho, tendo como meta o desenvolvimento e a geração de resultados
  • Busco uma vaga onde possa colocar em prática minhas habilidades e colaborar com equipes de trabalho, tendo o crescimento da organização e o desenvolvimento pessoal e profissional como focos principais.
  • Contribuir com minhas habilidades em benefício desta renomada instituição, fazendo parte efetiva do grau de colaboradores, tendo compromisso, respeito e fidelidade como funções principais.

Conclusão

objetivos profissionais
Depois de traçar os seus objetivos, trabalhe para alcançá-los.

A definição do objetivo profissional é uma das partes mais importantes do planejamento da sua carreira. Muito mais do que uma frase no currículo, esse é um processo de reflexão e autoconhecimento, que te ajudará a definir e alcançar as suas metas.

O processo de coaching pode ajudar imensamente nessa reflexão, ajudando tanto no planejamento quanto na ação necessária para impulsionar sua vida.

Tenha sempre em mente que os objetivos que possuem as características que descrevemos são capazes de gerar motivação. E, a partir do momento em que você estiver motivado, irá se empenhar mais para alcançar seus objetivos.

Se você quer mais dicas sobre carreira e motivação, leia também esses outros artigos no nosso blog:

Conheça também o nosso curso de coaching. Trata-se de um processo transformador que terá impacto real na sua vida, possibilitando que você expanda esse impacto para outros.

Comentários