O fim de cada ano marca também o encerramento de um ciclo. Tudo o que não foi conquistado fica para trás, pois um novo mar de oportunidades surge no horizonte, oferecendo chances ilimitadas.

Essa visão romantizada da vida pode não representar a realidade, mas reflete o pensamento de boa parte das pessoas. Para muitos, a chegada de um novo ano acaba se convertendo em uma espécie de portal da esperança, pelo qual todas as realizações podem ocorrer.

Por onde começar as mudanças

Esse pensamento não está totalmente errado. Basta querer e fazer para que as metas sejam alcançadas. No entanto, as transformações podem ocorrer a cada minuto. Deixar tudo para o começo do ano traz uma grande dor de cabeça, pois são tantos os planos, metas e sonhos a serem alcançados, que fica difícil saber por onde começar as mudanças. Por isso que, para quem resolveu deixar tudo para a última hora, o coaching oferece uma maneira de encontrar o caminho para a realização dos objetivos: a organização.

Anote seus objetivos e determine o caminho para alcançá-los

Anotar todos os objetivos num papel, por exemplo, permite a visualização mais clara e mais ampla de tudo aquilo que se deseja conquistar. “Você pode ter qualquer coisa, mas não tudo ao mesmo tempo”, disse o presidente da Sociedade Brasileira de Coaching®, Villela da Matta, em entrevista ao portal iG. Por isso a importância de se definir prioridades, para que as mudanças ocorram gradativamente, sem atropelos.

Verifique se há sincronia entre suas metas

Também é válido observar se não há conflitos entre as metas estipuladas. O sonho de ter um filho muitas vezes não pode ser conciliado com a necessidade de se firmar no atual emprego. Por falta de tempo, a vontade de fazer um curso universitário pode ser inconciliável com a meta de entrar para uma academia e de conseguir um novo trabalho.

Como um coach pode contribuir para que você alcance suas metas

Um coach pode ainda trabalhar com uma pessoa para que esta encontre os reais objetivos de suas mudanças. Voltando ao exemplo anterior, o desejo de ter um filho pode esconder a simples vontade de ter uma companhia mais próxima, alguém para que se possa passar mais tempo junto. Portanto, ao encontrar o real sentido dessa meta, a essoa podia não ter que abrir mão da vontade de se firmar no atual emprego.

Ter uma visão ampla de tudo o que se deseja alcançar permitirá enxergar as reais possibilidades de mudanças. Isso fará com que se possa entrar no rumo de uma vida melhor.