Significado da palavra coaching

Significado da palavra coaching

A palavra coaching significa “treinamento”, vocábulo que define bem o trabalho realizado neste processo. Coaching é uma prática que visa elevar a performance de um indivíduo ou empresa, utilizando técnicas que aceleram as conquistas e os resultados positivos.

Aplicando as ferramentas e técnicas cientificamente validadas, assimiladas durante o treinamento de coaching, o coach, profissional habilitado a assessorar o coachee (cliente), irá ajudar o seu cliente a desenvolver diversas competências para otimizar resultados em vários âmbitos da vida.

O coaching é uma nova profissão, uma espécie de assessoria profissional e pessoal que auxilia, com práticas e métodos, os clientes que tenham interesse em atingir novos objetivos e ideais.

Processo de coaching

O processo de coaching é centralizado no aumento de performance e/ou na transformação do indivíduo que procura esta solução, tanto na vida profissional como pessoal. O coaching envolve a comunicação entre o coach e o coachee para definir quais mudanças e aprendizados devem ocorrer, com o intuito de obter satisfação em qualquer área da vida.

A parceria entre o profissional e o cliente visa aperfeiçoamento de habilidades, melhorias no bem-estar e na saúde, crescimento, tanto profissional como pessoal, e aprimoramento em direção a uma vida mais satisfatória e feliz. Todos estes benefícios podem ser atingidos com o trabalho contínuo do coach, até que o cliente alcance os objetivos definidos.

 

Benefícios do Coaching

Benefícios do Coaching

Benefícios do coaching

O coaching pode ser benéfico para todos os tipos de pessoas, sejam elas empresárias, colaboradoras de uma empresa ou indivíduos que buscam melhorar aspectos diversos da vida. As vantagens que o coaching proporciona são inúmeras, por exemplo, para o empresário, o benefício está vinculado à melhora da comunicação com seus clientes, além de aumento na produtividade e comprometimento dos seus colaboradores. Para o colaborador, a mudança se refere, além de outras coisas, à melhora do trabalho em equipe, acompanhado de mais motivação e produtividade. Na vida pessoal, o coaching é fundamental para o crescimento individual, bem como para a construção de relacionamentos mais positivos e o fortalecimento da confiança.

 

Leia mais sobre o assunto no artigo” O que é coaching ?“, no Blog SBCoaching.