POR QUE O COACHING FUNCIONA... E TÃO RÁPIDO?

Como não mentir a si mesmo e de fato promover as mudanças que desejamos?

Se está aqui lendo isto, você sabe que o saber, esse capital intangível, é a alma da modernidade. É assim bem antes de 1995, quando o termo Sociedade da Informação foi oficialmente adotado nas reuniões da Comunidade Europeia e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (formada pelos 30 países mais desenvolvidos), e também pelo governo americano e pelo Banco Mundial.

O mundo hoje, grosso modo, é dividido entre aqueles que detêm muito conhecimento (intelectual, tecnológico etc.) e aqueles que são considerados medíocres do ponto de vista desse mesmo saber.

Mas como tudo tem seu “lado B”, o pensar, o reclamar e o preocupar-se – apêndices do saber – muitas vezes são confundidos com o fazer e até o substituem. É quando, por exemplo, reclamo da arrogância de alguém a ponto de amargar meu dia, e não faço absolutamente nada para mudar o meu hábito de criticar. E como reclamar demanda muita energia, sinto-me como se estivesse fazendo a minha parte para banir a arrogância do planeta.

É como se ao pensar ou me preocupar eu estivesse fazendo. Mas se essas ações mentais não tiverem como consequência um agir equivalente, capaz de mover o meu mundo dentro do espaço onde existo, minha vida ficará apenas na teoria – e continuarei reclamando do que vejo nos outros. Terei a impressão de que faço muito, sem perceber que direciono grande parte da minha força e foco para dentro da minha cabeça. E então espero que algo aconteça.

É uma armadilha, como diria Jung:

“Quanto mais inteligente e culto for alguém, tanto mais refinado é o modo que emprega para mentir a si mesmo.” (C.G. Jung, Desenvolvimento da Personalidade)

E como não mentir a si mesmo e de fato começar a promover as mudanças que desejamos? Escreveu Joseph O’Connor, um dos mais respeitados trainers executivos do mundo: “Um coach pode fazer uma grande diferença neste ponto, ajudando o cliente a se liberar dos hábitos e crenças que o têm impedido, e auxiliando-o a encontrar as melhores estratégias para a mudança. Sem esta etapa, tudo que vem antes permanece somente como potencial e não fará qualquer diferença”.

COACHING FUNCIONA

De que forma isso acontece? Durante o processo de Coaching aprende-se pela ação – e aprende-se com a ação. Que ação? Experiências de fato + autoconsciência. Esse é o diferencial das técnicas de Coaching. Ao invés de apenas pensar sobre nossos comportamentos (ou projetá-los sobre os outros) descobriremos que somos capazes de moldá-los, que temos força de criar novos hábitos e de romper as barreiras da procrastinação e da lamentação – ou do fazer ilusório.

E, quando agimos, algo fascinante acontece: percebemos que aflorar a nossa melhor versão não é uma utopia, mas uma bela realidade.

E concreta.

Tudo sobre Coaching

Continue lendo sobre Coaching:
Coaching, Consultoria ou Treinamentos?Coaching gera resultadosCoaching funciona rápidoMetas eo CoachingComo o Coaching pode te ajudar?