coaching empresas

Ao prometer revelar o segredo do êxito pleno, as pessoas, na verdade, ficam sem assimilar como tal processo pode ajudá-las na prática a resolver seus próprios problemas.

Para oferecer coaching nas empresas, o primeiro passo é defini-lo da maneira correta, ou seja, de uma forma que o cliente compreenda sobre o que se trata o serviço. Oferecer coaching como sendo um meio para promover a felicidade e a realização dos indivíduos, alcançando a plenitude do desenvolvimento de seus potenciais, é algo extremamente subjetivo, abstrato e utópico, dificultando o entendimento do contratante.

Ao prometer revelar o segredo do êxito pleno, as pessoas, na verdade, ficam sem assimilar como tal processo pode ajudá-las na prática a resolver seus próprios problemas. Consequentemente, a venda acaba sendo perdida. Por isso, confira algumas dicas para tornar mais fácil a compreensão da necessidade do coaching.



Como descobrir o problema

Você recebe o contato de um interessado que gostaria de informar-se um pouco mais antes de contratá-lo. Em um primeiro momento, antes mesmo de falar sobre o processo, procure saber sobre as necessidades da pessoa. Saiba o que ela pretende, o tipo de problema que precisa resolver, quais prejuízos já teve por não resolver tal problema e se ela se vê continuando do mesmo jeito daqui a seis meses ou um ano.

Essa pesquisa será útil para que haja uma conscientização sobre a situação vivida e que, caso continue sem tomar uma atitude, ela permanecerá pagando um alto preço por essa circunstância. Por outro lado, o coach (profissional) terá informações suficientes sobre o coachee (cliente) e poderá finalmente explicar o que é e como é feito o seu trabalho.

Elaborando uma definição

Formule uma definição de acordo com o contexto do problema apresentado. Para isso, utilize a seguinte estrutura:

1ª parte: (Coaching é o meio para você…) – Essa parte é sempre fixa.

2ª parte: (posicione a meta do cliente) – Aqui você irá direcionar a definição conforme o objetivo de cada contratante e mostrar como o coaching pode auxiliá-lo a resolver um problema e alcançar uma nova situação.

Exemplo: Se a questão relatada está relacionada ao desenvolvimento profissional, você explicará que “Coaching é o meio utilizado para você crescer profissionalmente e aproveitar melhor as oportunidades de trabalho”.

tomar atitude

A definição personalizada ajudará você a mostrar seu trabalho de forma mais adequada e, assim, conquistar cada vez mais.

Esse tipo de apresentação tem efeito porque o cliente perceberá que o seu serviço possui aplicação prática no dia a dia dele, diferentemente da maioria das explicações bonitas e sonhadoras que ele já pode ter ouvido antes, mas que não têm resultado. Dessa forma, a definição personalizada ajudará você a mostrar seu trabalho de forma mais adequada e, assim, conquistar cada vez mais.