Prática e teoria diferentes

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liderança no trabalho
Um discurso coerente faz toda a diferença nas relações, seja na condução da vida pessoal ou profissional
liderança no trabalho
Um discurso coerente faz toda a diferença nas relações, seja na condução da vida pessoal ou profissional

Muitas pessoas não fazem ideia, mas um discurso coerente faz toda a diferença nas relações, seja na condução da vida pessoal ou profissional. O sucesso ou fracasso de um líder está diretamente relacionado ao nível de coerência de seu discurso. Sem perceber, a capacidade de colocar em prática aquilo que é prometido é avaliada a todo o momento pelo outro. A falta de alinhamento entre o discurso e a ação gera enorme grau de insatisfação e, consequentemente, uma série de problemas, como a irritabilidade e a falta de motivação.





No ambiente de trabalho, é muito comum haver esse tipo de prática. Funcionários que não cumprem horários e entrega de materiais ou chefes que não agem de acordo com o que falam são motivos suficientes para haver instabilidade nas atividades em equipe. O resultado é uma queda na qualidade da produção e dificuldade de relacionamento com os colegas e os superiores. Quem nunca se sentiu sobrecarregado por ter de conduzir tarefas extras em razão da falta de comprometimento do colega? Ou ainda se viu perdido e irritado com a falta de liderança do chefe?

A incoerência entre o que é falado e o que é executado também aparece na relação com o cliente. Na disputa com a concorrência, muitas empresas criam grandes promessas para atrair a atenção do consumidor. Quantas vezes já não ouvimos um discurso sobre determinado produto ou serviço e na prática a realidade era completamente diferente? É o que acontece, por exemplo, quando companhias telefônicas anunciam serviços com preços supostamente abaixo do mercado, mas, na verdade, o acesso ao desconto supõe a contratação obrigatória de um pacote com outros produtos, que nem sempre são do interesse do cliente.

liderança
Mais do que prometer grandes resultados, é importante ser honesto na hora de divulgar informações

Há ainda os casos de empreendimentos que têm como missão preparar discursos perfeitos, quando muitas vezes apresentam completo despreparo no atendimento ao público ou oferecem produtos que sequer têm em estoque. Posturas como essas podem resultar não só em perda de clientes e vendas, como também na falência da empresa.

Mais do que prometer grandes resultados, é importante ser honesto na hora de divulgar informações, sob o risco de perder a credibilidade. Definir metas, elaborar um planejamento estratégico de atividades e treinar a equipe não serão suficientes se não houver transparência e comprometimento durante a execução das ações. Do contrário, o que se verá são pessoas insatisfeitas, sem a motivação necessária para o exercício da liderança.

Crédito Imagens

http://coworking.sevana.com.br/

http://www.srdp.com.br/

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Villela da Matta é fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Coaching e presidente da SBCOACHING Corporate. Um dos maiores especialistas em business coaching do país, Villela da Matta atuou em organizações como Mercedez-Benz , Deutshe Telekom e participou da formação de mais de 20 mil coaches em mais de uma década de trabalho dedicado ao desenvolvimento do potencial humano, tornando-se conhecido pelo estilo único de transformação de alto impacto. É o primeiro master coach do Brasil, publicando os títulos “Estratégias Avançadas de Vendas” e “Engajamento Total” em parceria com Flora Victoria e Brian Tracy.

1 comentário

  1. Parabéns,podem ter certeza que a mensagem que vocês estão transmitindo, está ajudando muitos profissionais.obrigado por eu ser uma dessas pessoas que tem a oportunidade e acesso a voçês.

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