Coaching: os princípios do processo da busca pelo bem-estar

Saiba quais sãos os princípios do processo de coaching e entenda como a SBCoaching pode te ajudar a aumentar sua qualidade de vida.

Pode-se dizer que o coaching é um processo de aprendizado pelo qual o indivíduo passa para atingir suas metas. Sendo assim, cabe ao coach (“treinador”) assessorar o cliente (coachee), a remover os eventuais obstáculos que possam aparecer nesse caminho repleto de descobertas, aprendizados e desenvolvimento. Nesse processo, o coachee deverá aprender a andar com suas próprias pernas. Assim sendo, o coach jamais interferirá com conselhos, respostas nem soluções prontas.

 

Coaching: é um treinamento, tratamento ou terapia?

Coaching também não é tratamento. O que o distancia da psicoterapia comum. É verdade que ambos focam no bem-estar das pessoas, através do desenvolvimento pessoal. Porém, o coaching trabalha fortemente orientado para conquistar uma meta específica.

Qual é o papel do coach?

O processo de coaching é um trabalho mais objetivo, focado nas metas e objetivos dos coachees. Dessa forma, o coach irá contribuir com uma ascensão do coachee, visando sempre o futuro, ou seja, o alcance de suas metas. Esse processo deve partir do próprio coachee, o que significa que ele mesmo deve estipular suas próprias metas, cabendo ao coach jamais julgar seus valores e crenças, nem julgar suas decisões.

Mas afinal, quais são os princípios do coaching

O Coaching tem como princípios a responsabilidade, o comprometimento e o aprendizado, através do qual o cliente atingirá suas metas. Esse “autoaprendizado”, orientado pelo coach, leva a pessoa ao alcance de seus objetivos, por meio de suas próprias habilidades e capacidades e não através de conselhos. Dessa forma, as mudanças são efetivas, uma vez que partem da própria pessoa, de seus desejos e valores.