É incrível como o coaching se tornou uma grande força no Brasil. A Sociedade Brasileira de Coaching® foi a pioneira neste processo de aumento de desempenho no país, iniciando suas atividades em 1999. Nesta época, demorava-se mais para explicar o que era coaching, como era o processo e como se diferenciava de outras abordagens (como a psicologia, aconselhamento e mentoring) do que propriamente aplicando o coaching. Atualmente, após formar mais de 4.000 coaches por todo o país, a SBCoaching conseguiu construir um grande exército de pessoas que, não só mudaram suas próprias vidas, mas também estão trazendo resultados significativos para pessoas e empresas, além de divulgarem este processo de coaching por todo o Brasil.

Processo de Coaching - 6 princípios do processo de coaching

Mesmo assim, algumas pessoas e empresas que procuram os serviços de coaching para ampliar seus resultados e aumentar sua performance, mas ficam confusas na hora da contratação de um profissional. Ao escolher um coach você precisa ficar atento se este profissional está seguindo princípios básicos para que suas expectativas sejam transformadas em

Coaching e o seu Futuro, Saiba
o que Mudará!
BAIXE 2 PDFs GRATUITOS!

Processo de Coaching

Princípio 1: Você define suas próprias metas

O coach não deve dizer estas seguintes frases ou seus derivados, quando estiver atendendo um coachee: “Isto é o que você deve fazer!”, “Isto é o que eu faria se fosse você!”, “Faça isto!”, “Você precisa fazer isto!”.

O papel do coach é estimular o cliente para que ele possa ser capaz de ampliar suas percepções, identificar o que realmente deseja conquistar, escolher os principais caminhos e, por si próprio, tomar as decisões de sua vida.

Se um coach oferece sugestões ou expressa opiniões, ele não possui técnicas suficientes para explorar o que existe de melhor em seu cliente e exercer a profissão de maneira excelente.

Princípio 2: Você irá aumentar sua percepção

Aumento da percepção se refere ao entendimento dos fundamentos da personalidade, o que gostamos, o que não gostamos, quais são nossos pontos fortes e os fracos, os fatores que não nos deixam continuar com nossos planos, identificação de oportunidades e ameaças e, principalmente, poder evidenciar com clareza o futuro a ser perseguido.

Frequentemente, clientes não conseguem obter resultados rápidos em suas sessões de coaching, simplesmente porque ficam confusos diante da abordagem do coach. O maior papel de um profissional é aumentar o nível de consciência de seu cliente sobre todos os fatores que compõem o seu desafio.

A clareza traz o poder, a calma e a segurança para fazer o que deve ser feito.

Princípio 3: Você irá aprender novas habilidades

Qualquer pessoa que busque ampliar seus resultados na vida e nos negócios ou para qualquer empresa que está investindo dinheiro num processo de coaching tem que entender um princípio fundamental:

A diferença entre os bem-sucedidos e os fracassados é o acumulo de aprendizagem!

Pessoas e empresas que aprendem mais e mais rápido se destacam em nossa sociedade.

Por isso, um excelente coach é capaz de encorajar seus clientes a atuar de maneira mais assertiva, com técnicas capazes de aprimorar e desenvolver novas habilidades.

Princípio 4: Você irá mensurar os resultados rapidamente

O coaching ganhou força no mundo por ser capaz de mensurar concretamente os resultados do cliente. Isto faz com que você consiga calcular o retorno sobre o investimento.

Um excelente coach é capaz de contribuir para que o cliente obtenha resultados rápidos e de forma palpável.

Se o seu coach não é capaz de mostrar sua evolução através de comprovação de indicadores de performance, cuidado! É melhor buscar um outro profissional que mostre ser capaz de trazer resultados concretos e rápidos.

Principio 5: Metodologia testada e comprovada

Coaching é um processo e, como todo bom processo, é baseado em uma metodologia testada e comprovada. Seu coach é capaz de falar quantos passos possui a metodologia que ele utiliza? Consegue definir por quem foi testada? Descreve as comprovações cientificas de seu método de atuação?

Se você perceber que o coach que será contrato estabelece sua capacidade apenas com credenciamentos internacionais, entenda que existem centenas de órgãos internacionais oferecendo estes credenciamentos. Dizer que é certificado internacionalmente por este ou aquele órgão não pode ser o critério da seleção de um coach. Quanto mais este profissional saber evidenciar a metodologia empregada, quanto mais souber evidenciar os passos e mostrar as comprovações de sua metodologia, mais preparado ele está para lhe trazer resultados.

Principio 6: Life Coaching e Business Coaching

Entenda que o profissional precisa estar preparado para atender suas necessidades. Um Business Coach tem que possuir uma formação específica para atuar nos mundos dos negócios. Este profissional deve entender as principais estratégias que compõem o sucesso de uma empresa e as estratégias para lidar com cada pessoa dentro de uma hierarquia organizacional.

Um bom business coach deve ser capaz de lidar com:

• Executivos: Supervisores e Gerentes;

• Altos Executivos: Diretores; Presidentes e Boards;

• Empresários de Pequenas e Médias empresas;

• Os fundamentos que aumentem o desempenho dos times;

• As Fases que compõem a carreira de uma pessoa, desde o primeiro emprego até aposentadoria;

• Coaching Skills ou Habilidades de Coaching: Como desenvolver as habilidades de coach em um líder;

• Gestão de Mudanças: Como implementar uma cultura de Coaching Organizacional.

Se seu coach coloca muito foco no desenvolvimento de suas habilidades, mas não consegue falar sobre estratégias de sucesso no mundo corporativo, talvez você tenha contratado um profissional que esteja preparado apenas para atuar nos mundo pessoal com qualidade de vida, saúde, financeiro, relacionamento, entre outros.

Exija o melhor coach para sua necessidade. Caso tenha dúvida, entre em contato com a Sociedade Brasileira de Coaching®! Nós iremos indicar profissionais habilitados para atuar ou não no mundo do coaching e dos negócios.

resultados positivos.

Coaching e o seu Futuro, Saiba o que Mudará!