O que é preciso para o processo de coaching ser bem-sucedido?

Utilizar o processo de coaching para desenvolver líderes, gestores, altos executivos e CEOs passou a ser uma prática recomendada e seguida desde pequenas e médias, até grandes empresas e multinacionais do país e do resto do mundo. De acordo com uma pesquisa realizada pela Havard Business Review, existem “ingredientes” para uma relação coach (profissional) e coachee (cliente) ser extremamente bem-sucedida, que são:

Comprometimento

Para que o processo seja bem-sucedido, é imprescindível que tanto o coach quanto o coachee estejam comprometidos. O cliente precisa estar engajado em aprender, crescer e fazer tudo para que haja uma mudança verdadeira e profunda em seu comportamento. O coach, por sua vez, tem que estar totalmente disposto em contribuir com o crescimento e desenvolvimento do seu cliente, o que significa uma grande responsabilidade.

Certificação



A pesquisa também revela que 29% das empresas veem a certificação e a metodologia comprovada como um diferencial fundamental para escolher o coach.  De fato, a certificação é muito importante para entender de qual forma esse profissional irá aplicar as técnicas e ferramentas.

Química x Reputação

Ainda de acordo com o estudo realizado pela Havard Business Review, embora a reputação do coach seja um requisito importante, é preciso certificar-se de que existe uma química entre o coach e o coachee, pois esse “casamento perfeito” é essencial para o sucesso da relação de coaching. Sem isso, não haverá a confiança exigida para um ótimo resultado do processo.

Capacidade de mensurar o ROI (retorno sobre o investimento)

A possibilidade de aferir o quanto o processo de coaching transforma colaboradores de alto potencial em excelentes líderes é um atributo reconhecido por grande parte das empresas que optaram por esse novo modelo de desenvolvimento do capital humano – o coaching. Isso é evidenciado na pesquisa realizada pela HBR, na qual é constatado que 32% das empresas entrevistadas escolheram o coaching, uma vez que é o processo mais eficaz para medir o retorno sobre investimento.

Portanto, antes de contratar um profissional, verifique esses e muitos outros itens para que seja possível identificar se o coach é o mais indicado, certificado e mais preparado para atingir os resultados que são esperados.