Coaching para a vida pessoal

Coaching para a vida pessoal

O coach, antes de exercer sua profissão, deve avaliar seus interesses, experiências e ambições profissionais para decidir se atuará como Personal ou Executive Coach. Essa escolha é essencial para potencializar sua performance no trabalho e executar atividades que estejam mais próximas de suas afinidades.

O Personal Coach

A principal função do Personal Coach é desenvolver uma parceria com o coachee (cliente) para promover mudanças e atingir objetivos em todos os aspectos da vida ou nos pontos que forem selecionados. O Personal Coach pode auxiliar seus clientes na busca por melhorias em diversos aspectos da vida, como, por exemplo: mudanças comportamentais, evolução dos relacionamentos, qualidade de vida, desenvolvimento de competências, bem-estar e outras características que agregarem mais felicidade e harmonia à vida do coachee.
O público do Personal Coaching é o indivíduo que está insatisfeito com a condução da própria vida e procura melhorias por meio das técnicas do coaching para alcançar o sucesso. O profissional de coaching, se desejar, pode se especializar em nichos para somar ainda mais conhecimento ao seu trabalho. Algumas possibilidades são: coaching para carreira, relacionamento, saúde, gravidez, família, entre inúmeras outras.

O Executive Coach

O coach que, por sua vez, opta por seguir a carreira de Executive Coach tem uma clientela específica, que atua no mundo corporativo: líderes, altos executivos e times, por exemplo. O intuito dessa parceria – coach e empresa – é trazer resultados positivos na performance de pessoas nas organizações.

Coaching para o mundo corporativo

Coaching para o mundo corporativo

O Executive Coach volta seus conhecimentos e técnicas às necessidades empresariais e, dessa forma, está capacitado a gerar melhor desempenho dos funcionários em diversos âmbitos, como:

1)    Performance;

2)    Alinhamento entre objetivos profissionais e organizacionais;

3)    Desenvolvimento de liderança e competências;

4)    Adequações comportamentais.

Nichos do coaching para atingir resultados no mundo organizacional:

Leadership Coaching: a importância do líder nas corporações é cada vez maior e o coach fornece técnicas para aprimorar ainda mais a liderança de seus clientes;

Team Coaching: focado em melhorar o resultado de uma equipe;

Career Coaching: para desenvolver carreiras;

Executive Coaching para altos executivos: para CEOs, empresários, presidentes e vice-presidentes.

 

Leia mais sobre o assunto Personal e Professional coaching , no site SBCoaching