Como manter uma equipe motivada

Como manter uma equipe motivada

Um dos problemas que mais afetam o ambiente corporativo a longo prazo é a falta de motivação da equipe. Clima tenso entre os colegas, salário não compatível, demanda excessiva e incerteza da manutenção do emprego são alguns dos fatores que geram pessimismo e desânimo entre os funcionários.

Em momentos de austeridade econômica, quando corte de custos e demissões em massa são cada vez mais frequentes nas organizações, cabe aos executivos em posição de liderança enfrentar o complexo problema das equipes desmotivadas. Neste processo, é essencial que o próprio gestor seja uma fonte de inspiração para seus subordinados, transmitindo-lhes confiança, otimismo e apoio.

motivação

 

A importância da motivação de equipes

Quando uma equipe está desmotivada, a produtividade no trabalho automaticamente cai. Os funcionários não se dedicam como antes às tarefas, o atendimento ao cliente não é mais tão satisfatório, as metas já não são mais alcançadas. Além disso, prazos estourados e pouco comprometimento com a empresa (refletido em atrasos e faltas frequentes, por exemplo) são os principais sinais de que as coisas não vão bem.

Reverter este quadro é fundamental para que a produtividade dos funcionários volte a atender às expectativas do líder. Os profissionais motivados são muito mais eficientes e dispostos a colaborar com os objetivos gerais da instituição – eles “vestem a camisa” da empresa. Eles sabem que são parte importante daquela estrutura e se sentem satisfeitos em contribuir para que o esforço de sua equipe gere bons frutos.

 

Equipes motivadas geram maiores resultados

Equipes motivadas geram maiores resultados

Motivando equipes em 5 passos

Um bom gestor deve saber como motivar equipes desmotivadas:

Conheça os profissionais que trabalham com você

Cada funcionário tem uma história de vida e talentos individuais. Identifique as fragilidades e pontos positivos de cada um e atribua tarefas que combinem com seu estilo.

Feedbacks particulares

Se você deseja fazer ajustes na postura e desempenho de sua equipe, faça reuniões particulares com cada membro, de modo a evitar constrangimentos. Faça críticas construtivas, mas também reforce as qualidades do funcionário. Você também deve ser receptivo a sugestões de melhoria.

Invista em sua equipe

Quando a empresa investe na formação e bem-estar dos funcionários, isso se torna uma poderosa ferramenta de motivação. Academia, auxílio na graduação, cursos de línguas e outros cursos profissionalizantes são exemplos práticos de incentivos aos profissionais.

Reconheça as vitórias

Se, mesmo em momentos de tensão, as metas forem atingidas por sua equipe, comemore! Reconheça publicamente o esforço dos funcionários que mais se destacaram e promova eventos simples para marcar o momento, como um almoço especial.

Dê o exemplo

Não adianta cobrar resultados de uma equipe desmotivada se você mesmo não inspira seus liderados. Seja pontual e dedicado em suas tarefas, acompanhe seus funcionários nas jornadas difíceis de trabalho e seja acessível quando precisarem de sua orientação.

Leia mais sobre o assunto no artigo “Confira os benefícios da motivação no trabalho“, no Blog SBCoaching