Coaching e desempenho profissional

Um ambiente de disputa pode prejudicar o desempenho profissional

Sabia que a preocupação com a opinião alheia pode atrapalhar sua performance profissional? É o que mostra estudo realizado pela Virginia Tech Carilion School of Medicine and Research Institute. A pesquisa, conduzida por Kenneth T. Kishida, foi feita da seguinte forma: 70 pessoas com alto desempenho realizaram testes de QI em isolamento e depois em uma situação competitiva – e os resultados variaram bastante.

QI das pessoas é afetado em meio alta competitividade

Primeiro, os participantes do experimento responderam a um teste de QI com papel e caneta. Em seguida, fizeram um novo teste, só que desta vez com em um computador que, a cada resposta, dava o feedback de como eles estavam se saindo no teste em comparação com os outros participantes.

Pessoas apresentam resultados menores durante a competição

O estresse da competição fez com que todos conseguissem resultados piores na situação competitiva. Entre os que receberam feedback de que estavam indo melhor do que os colegas, a variação foi de 8 pontos. Já para aqueles que foram informados de que o desempenho estava abaixo do dos colegas, a variação foi de 17 pontos. Ou seja: o cenário competitivo fez com que o QI das pessoas diminuísse.

Atenção: construa ambientes colaborativos, não de disputa

Isso levanta uma questão importante para o mundo corporativo, onde a competitividade é muitas vezes estimulada com o objetivo de conseguir maior produtividade. O estudo provou que essa tática é falha, e que as empresas devem procurar construir ambientes colaborativos e não de disputa. Para os profissionais, também fica uma lição: receber feedback é importante, mas às vezes é preciso não dar muita atenção ao que os outros pensam.

Como o coaching pode mudar o ambiente da sua empresa

Com a assessoria de um executive coach os colaboradores da empresa passarão por um análise que permitirá traçar o perfil, desapontamentos e anseios da sua equipe. Desse modo o coach poderá ajudar o capital humano da sua empresa a se desenvolver e a partir dessa nova realidade construírem um cenário mais produtivo e colaborativo.