Posted in:

Team coaching: o que é, como funciona, importância e benefícios

team coaching o que e como funciona importancia beneficios

O team coaching é a resposta para formar times de alta performance e vencer a concorrência.

Basta pensar no poder da metodologia de coaching aplicado ao desempenho de equipes, unindo todos em prol de um único objetivo.

Diferentemente do coaching individual, o team coaching funciona como um catalisador de energia produtiva e positividade para grupos que têm como foco o trabalho em equipe.

Os efeitos são inestimáveis: desempenho elevado, comunicação efetiva, cooperação, sinergia e comprometimento com os resultados da equipe.

Para as organizações, o team coaching é a solução para criar equipes competitivas e alavancar o crescimento do negócio.

O método não serve apenas para situações de baixo desempenho, mas também para abrir caminho às inovações e auxiliar a empresa em momentos de transição e adaptação.

Para isso, o team coaching combina um conhecimento profundo do comportamento humano com o direcionamento aos objetivos do negócio, formando equipes que sabem extrair seu potencial coletivo para enfrentar qualquer desafio.

Vamos entender melhor como funciona essa metodologia e qual sua importância para a vantagem competitiva das empresas:

  • O que é team coaching
  • Qual a função do coach e como funciona o processo
  • Team coaching vs. coaching em grupo: qual a diferença?
  • Como o team coaching auxilia no desenvolvimento de equipes
  • Qual o papel do líder nos processos de coaching coletivo
  • Coaching e a formação de times de alta performance
  • Benefícios de contar com uma equipe motivada
  • Como se tornar um team coach profissional.

Gostou da ideia de formar equipes campeãs?

Então siga com a leitura e fique por dentro do processo.

O que é team coaching?

team coaching o que e

Team coaching é uma metodologia que desenvolve a performance de equipes, focando na integração e alinhamento de interesses em busca de um objetivo comum.

Ao contrário das sessões de coaching “one-to-one”, orientadas para o desenvolvimento de um indivíduo, as sessões de team coaching são realizadas em grupo.

O propósito dessa modalidade de coaching é criar equipes de alto desempenho, com excelente sinergia e comprometimento de todos os membros.

No livro The Wisdom of Teams (Harper Collins, 1999), os autores Jon R. Katzanbach e Douglas K. Smith definem as equipes de alta performance a partir de cinco critérios:

  • Propósito e missão em comum
  • Comprometimento geral
  • Objetivos e métricas compartilhados
  • Normas e códigos comportamentais compartilhados
  • Papéis claros de cada membro.

Considerando que os times existem para produzir resultados e alcançar os objetivos das organizações, o team coaching é fundamental no mundo dos negócios.

O que faz um coach? O que é um processo de coaching?

O coach é um profissional especializado em desenvolvimento humano que utiliza uma metodologia de alto nível para potencializar virtudes, corrigir vulnerabilidades e guiar o coachee para a realização de seus objetivos.

Esses objetivos podem ser profissionais ou pessoais, pois o coaching atua em todas as áreas da vida e tem potencial transformador.

Uma das características mais importantes do coaching é o fato de ser um processo, ou seja, um relacionamento contínuo que trabalha as competências comportamentais do indivíduo até atingir o estado desejado.

Durante as sessões de coaching, o profissional auxilia o coachee na definição de seus objetivos e elabora um plano de ação personalizado para chegar ao sucesso.

Nessa jornada, o coachee enfrenta suas crenças limitantes e fortalece competências como a resiliência, foco, motivação e autoconfiança.

Qual a diferença do team coaching para o coaching em grupo?

team coaching qual diferenca para coaching grupo

Enquanto o coaching em grupo é focado no desenvolvimento individual por meio da sessão coletiva, o team coaching visa a desenvolver o time como um todo.

Ou seja, pode haver diferentes objetivos para cada um dos indivíduos no coaching em grupo, enquanto que, no team coaching, todos estão voltados às mesmas metas e devem somar forças para atingi-las.

Nos dois formatos, os participantes enriquecem sua aprendizagem por meio das trocas de experiências e novas perspectivas, mas somente o team coaching se volta ao fortalecimento da equipe.

No artigo A Theory of Team Coaching (The Academy of Management Review, 2005), os autores Richard Hackman e Ruth Wageman explicam que esse tipo de coaching ajuda os membros a gerenciar suas competências em nome da performance coletiva.

Para isso, o team coaching encoraja as pessoas a coordenar seus recursos em sintonia, alcançando o potencial máximo do time por meio de relações sinérgicas e de confiança mútua.

Naturalmente, é um nicho de coaching voltado às organizações, que dependem de um trabalho em equipe eficiente para prosperar.

O que é Coaching em Grupo?

O coaching em grupo pode ser definido como um método de desenvolvimento que usa o apoio coletivo para solucionar questões individuais.

As técnicas utilizadas são semelhantes às do coaching individual, com a vantagem do compartilhamento de ideias e visões que enriquece a experiência dos participantes.

Nesse modelo, a sabedoria coletiva é organizada sob o viés do coaching, ajudando cada coachee a melhorar seu relacionamento interpessoal ao mesmo tempo em que conhece melhor a si próprio.

As sessões em grupo podem ser úteis em vários contextos e reunir pessoas de diferentes estilos e objetivos, que buscam no coaching o apoio profissional necessário para impulsionar suas competências comportamentais.

Como funciona o team coaching no desenvolvimento de equipes?

team coaching como funcona desenvolvimento equipes

O team coaching aborda os times como sistemas, e não como agrupamentos de indivíduos.

Essa visão sistêmica é essencial para construir equipes que funcionam perfeitamente, nas quais as relações de interdependência são claras e todos reconhecem a importância de seu papel.

A ênfase do team coaching está na potencialização das forças da equipe e correção de suas fraquezas, e para isso é preciso um processo de integração contínua entre os membros.

Assim, o coach constrói uma linguagem em comum para a equipe e guia o processo de desenvolvimento coletivo.

Ao contrário das metodologias comuns de team building, o coaching não é um evento isolado, mas um processo completo que garante resultados sustentáveis.

Quem pode se beneficiar do team coaching?

Empresas de todos os portes e segmentos podem se beneficiar do team coaching para construir equipes mais sólidas e engajadas nos objetivos do negócio.

Há várias ocasiões em que o team coaching é oportuno, como nas seguintes situações:

  • A equipe não está alcançando a performance esperada
  • O time está no ápice do desempenho e procurando por inovações
  • A organização está passando por uma transição e precisa adequar equipes
  • O trabalho em equipe está sendo prejudicado por conflitos e intrigas
  • Novas equipes estão sendo formadas para atuar em uma área específica
  • Alguns problemas de comunicação estão prejudicando a experiência do cliente
  • O time é forte, mas não consegue mediar conflitos para aproveitar oportunidades
  • Houve uma redução da força de trabalho na empresa
  • Um time cross-funcional quer melhorar seu trabalho com outras áreas
  • A organização quer maximizar talentos e competências de seus times.

Qual o papel do líder no team coaching?

Ao final do processo de team coaching, é esperado que o coach passe o bastão para o líder da equipe.

Para garantir que o líder permaneça à frente do time e continue inspirando os membros, o team coach guia a equipe para gerenciar suas próprias competências em nome dos objetivos em comum.

Desse modo, líder e membros do time adquirem autonomia para trilhar seu próprio caminho e tomar as decisões certas para maximizar sua performance.

Graças à visão sistêmica e construção de relações de confiança no time, o team coaching consegue desenvolver equipes que permanecem unidas e reconhecem seu papel na organização.

Mais do que um treinamento pontual, o team coaching é um processo transformador, e os líderes são capacitados para influenciar os membros e manter os elos de apoio e motivação dentro da equipe.

Team coaching e dissociação

team coaching team dissociacao

Um aspecto central que explica o poder do team coaching para formar equipes vencedoras é a dissociação.

Vamos entender melhor como funciona esse fenômeno da mente.

O que é dissociação?

Dissociação é um fenômeno psicológico que se caracteriza pela desconexão entre pensamentos, emoções e memórias, como se a pessoa se afastasse de sua própria realidade e identidade.

Na psicologia, a dissociação pode surgir como resposta a um trauma, “poupando” nossa mente de certas associações que poderiam nos afetar profundamente.

Mas também há um lado positivo do fenômeno, que é a capacidade de se afastar dos nossos problemas para encontrar soluções com uma nova visão.

Tradicionalmente, parece muito mais fácil propor soluções para os problemas dos outros, porque não estamos sentindo na pele.

É exatamente o que acontece no team coaching: por meio do olhar dos outros, cada membro do time consegue se distanciar de si mesmo para melhorar seu autoconhecimento.

O processo impulsiona a inteligência emocional e permite que as decisões, ações e comportamentos sejam avaliados em grupo, ampliando nossa visão com novas perspectivas.

Como o team coaching contribui para a formação de equipes de alta performance?

team coaching como contribui formacao equipes alta performance

O team coaching contribui para formar equipes de alta performance, de acordo com os objetivos de negócio da organização.

Para isso, a metodologia parte das necessidades da equipe para definir os obstáculos que devem ser superados e o plano de ação para atingir os resultados desejados.

A equipe aprende a ajustar seu mindset para agir com mais eficiência, além de enfrentar as barreiras no caminho e revolucionar o modo de trabalhar juntos.

Principal foco do programa

Basicamente, o team coaching se foca em dois aspectos centrais: produtividade e positividade.

As equipes existem para produzir resultados, logo a produtividade é essencial.

Entre as forças que potencializam o desempenho, estão a liderança, foco em objetivos, alinhamento de metas, responsabilidade compartilhada, proatividade e tomada de decisão.

Cada uma dessas dimensões é trabalhada no team coaching de forma holística, combinando competências dos membros para formar a base sólida do time.

Já as forças de positividade estão relacionadas ao engajamento dos times, como a interação, confiança, respeito, otimismo, valores compartilhados e comunicação aberta.

Sem um ambiente favorável à atitude positiva e colaboração mútua, não adianta ter uma equipe altamente produtiva.

Por isso, o team coaching foca nas competências comportamentais e cria times com altos níveis de sincronia, inspiração e fluxo de ideias contínuo.

Benefícios de uma equipe motivada

team coaching beneficios equipe motivada

Os benefícios de uma equipe motivada impactam diretamente nos resultados da organização.

Segundo uma pesquisa da Gallup, apenas 13% dos trabalhadores do mundo podem ser considerados “engajados”, ou seja, envolvidos e comprometidos com a organização.

Esse número alarmante mostra o valor de colaboradores motivados, que trazem as vantagens a seguir.

Aumento do comprometimento

O comprometimento é imensurável para as organizações, pois garante que os colaboradores darão o seu melhor para cumprir os objetivos estabelecidos.

Quando as equipes são comprometidas, a empresa extrai o máximo de potencial do seu capital humano e tem plenas condições para criar vantagem competitiva e crescer.

Comunicação efetiva

A comunicação efetiva é uma das soft skills (competências comportamentais) mais desejadas dos nossos tempos – e também um atributo raro.

Com o team coaching, a comunicação flui sem barreiras e os times se transformam em poderosas unidades de inovação, com ideias valiosas surgindo a todo momento.

Alta performance e produtividade

A performance e produtividade são indicadores-chave de qualquer organização e podem comprovar o ROI do team coaching.

Com equipes invencíveis, o desempenho está garantido na execução de tarefas e projetos, aumentando os níveis de produtividade na mesma proporção.

Como se tornar um team coach

Para se tornar um team coach, é preciso investir na formação adequada e focar no desenvolvimento coletivo.

Além disso, é interessante ir pelo caminho do coaching executivo, que tem como propósito atuar na área corporativa para desenvolver líderes e executivos de sucesso.

Nesse tipo de formação, você aprende técnicas para elevar a performance e produtividade, reduzir o estresse, aprimorar as competências e aumentar a motivação.

Assim, poderá direcionar a aprendizagem para o team coaching e se tornar um(a) especialista em desenvolver equipes de excelência.

A carreira de coach está em plena ascensão, com mais de 50 mil coaches no mundo todo, de acordo com a mais recente pesquisa da International Coach Federation (lCF).

A maioria dos clientes de coaching no mundo é composta por executivos, gestores e empreendedores, além de líderes e membros de equipe.

Por essa razão, é promissor investir no team coaching e vender soluções transformadoras para empresas, que precisam mais do que nunca garantir a eficiência e competitividade de seus times.

E o foco do coach pode ir muito além das equipes, sabia?

É o que vamos descobrir no próximo tópico.

Conheça outros tipos de coaching

team coaching conheca outros tipos coaching

Há vários tipos de coaching que atendem a diferentes necessidades e objetivos de vida.

Os mais comuns são o coaching de vida (life coaching) e coaching executivo (executive coaching).

No coaching de vida, o processo é focado nos objetivos pessoais, que podem envolver família, relacionamentos, finanças e questões de autoconhecimento.

Já no coaching executivo, a carreira é o ponto central, direcionando esforços para o desenvolvimento de competências fundamentais à profissão e correção de vulnerabilidades que atrapalham o desempenho.

Nos dois tipos de coaching, há um crescimento pessoal e profissional expressivo, mas cada metodologia é segmentada para atender melhor às expectativas dos coachees.

Há ainda os nichos específicos como o coaching financeiro e nutricional, por exemplo, que tratam da relação com a comida e com o dinheiro, respectivamente.

Além disso, a base do coaching pode ser utilizada para propósitos específicos como a aprendizagem para testes, bastando algumas adaptações no processo personalizado do coachee.

Em todos os casos, a metodologia do coaching é adaptada às necessidades do indivíduo ou grupo, seguindo sempre o princípio do desenvolvimento humano por meio das competências comportamentais.

O team coaching é mais uma dessas categorias, especialmente desenvolvida para impulsionar o desempenho de times e integrar pessoas em prol de um objetivo único.

Com o embasamento científico e potencial transformador do coaching, todas as áreas da vida pessoal e profissional são contempladas pelos seus benefícios.

Conclusão

Agora você já sabe o que esperar do team coaching, que aplica o poder transformador dessa metodologia à formação de equipes de alta performance.

Como vimos, o objetivo é criar uma equipe com sinergia perfeita, propósito compartilhado e uma conexão intensa o suficiente para maximizar o desempenho de todos os membros.

Esse é um desafio e tanto, principalmente em ambientes competitivos e situações de grande pressão que são típicas das organizações.

A dinâmica que rege as equipes é muito particular e depende de fatores que vão desde as metas organizacionais até os traços de personalidade dos membros.

É por isso que o papel do team coach é tão importante, como o profissional que conduz os diálogos certos, incentiva o autoconhecimento e constrói as competências essenciais no time.

Esse processo aplicado às equipes pode ser muito mais complexo do que o coaching individual, considerando as divergências e pontos de vista que precisam ser alinhados.

Mas, para um especialista em comportamento humano, esses obstáculos não são um problema.

Então, se você quer uma empresa formada por times campeões, o melhor caminho é investir no team coaching.

Do mesmo modo que transforma vidas e guia pessoas ao sucesso, o coaching muda a história das equipes e revoluciona negócios.

E você, gostou das dicas deste artigo?

Como pretende utilizar o team coaching na sua vida e nos seus negócios?

Deixe um comentário abaixo e não esqueça de compartilhar este conteúdo em suas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *