trabalho intelectual

Muitas vezes, sem perceber, desenvolvemos nosso intelecto ao analisar situações do dia a dia

Com o passar dos anos, as pessoas vão adquirindo talentos e certas facilidades e, normalmente, uns se desenvolvem mais em certos aspectos do que outros.

No meio dessas aptidões, há quem tenha mais facilidade com trabalhos manuais e quem se sai melhor nos trabalhos intelectuais. Ambos são extremamente importantes para o desenvolvimento pessoal e profissional, porém, quando combinados, eles lhe darão mais potencial para a solução de problemas e o planejamento de atividades em geral. Para isso, é de extrema importância procurar desenvolver os dois lados: manual e intelectual.



As empresas, hoje em dia, procuram não só por pessoas que se saiam bem em suas áreas, mas, principalmente, que tenham uma certa facilidade para resolver problemas a partir de um raciocínio lógico, uma análise da situação e assim, achando a solução do problema.

Ás vezes, sem perceber, desenvolvemos nosso intelecto ao analisar situações do dia a dia, até mesmo em coisas simples como fazer compras no supermercado, planejando quais itens são os mais importantes, quais itens devem ser pegos primeiro e até mesmo fazendo uma conta de qual produto compensa mais, seja pela qualidade ou preço.

Ao desenvolver a mente, você terá uma facilidade maior para resolver conflitos, identificar erros, facilitar suas tarefas diárias, encontrando maneiras de realizá-las com maior eficácia em um tempo menor, e até planejar melhor suas tarefas pessoais, como planejamento familiar, férias e até mesmo a administração do seu tempo de lazer.

conflitos empresa

Hoje, as empresas procuram não só por pessoas que se saiam bem em suas áreas, mas principalmente que tenham uma certa facilidade para resolver problemas

Para conseguir conciliar o trabalho intelectual com o manual, é imprescindível o desenvolvimento e treinamento de seus talentos. Os dois lados podem ser potencializados com cursos que lhe levarão a praticar a parte manual (como por exemplo, treinamentos que irão lhe auxiliar profissionalmente, como manipular máquinas, programas, organizar documentos etc), e também a intelectual, como assistir palestras que lhe darão um novo olhar sobre as coisas, participar de cursos que lhe ajudarão a potencializar seu raciocínio, ler muitos livros que auxiliam na administração e planejamento de tarefas.

As empresas estão preocupadas em desenvolver o trabalho intelectual de seus funcionários, então, buscam profissionais que possam treiná-los, pois isso é benéfico tanto para os colaboradores quanto para a companhia, que terá pessoas preparadas para lidar com situações adversas e resolver conflitos internos e externos com maior facilidade e eficiência.

Para finalizar, relembramos que, da mesma maneira que a empresa deve sim preparar seus funcionários com treinamentos, a pessoa precisa buscar seu desenvolvimento pessoal por conta própria, pois será um benefício tanto para o seu lado pessoal quanto para o profissional.