Coaching - processo auxilia pessoas

O Coaching pode ser dividido em dois grandes nichos principais, que são: Life Coaching e Executive and Busines Coaching.

O Coaching é, basicamente, um processo que contribui para que as pessoas possam alcançar o melhor de si mesmas, tanto na vida pessoal quanto profissionalmente. Por meio de perguntas e de técnicas e conceitos cientificamente validados, esse método de aperfeiçoamento ajuda indivíduos a definirem melhor seus objetivos e a traçar metas eficientes para alcançar seus propósitos de maneira efetiva. O processo envolve um coach, profissional responsável por aplicar as técnicas e estimular o aprendiz, e o coachee, que pode ser uma única pessoa ou um grupo de pessoas com interesse de desenvolver suas habilidades e alcançar resultados mais positivos em determinada área de sua vida.





Os nichos do Coaching

O Coaching possui diversas área de atuação, diante de uma grande variedade de segmentos, pode citar dois grandes nichos, que são: Life Coaching e Executive and Busines Coaching. O primeiro é voltado para o desenvolvimento pessoal, enquanto o segundo visa ao desenvolvimento profissional do indivíduo ou de um grupo. Em cada uma dessas categorias existem outras subdivisões, que trabalham áreas mais específicas, como Coaching de Carreiras, Coaching de Liderança, Coaching de Performance, Coaching Financeiro, Coaching de Empreendedorismo, Coaching Esportivo, Coaching de Emagrecimento, Coaching de Relacionamentos e Coaching de Família. Entenda melhor alguma- vertentes:

Coaching Pessoal

Esse nicho promove o desenvolvimento individual, auxiliando as pessoas a definirem melhor seus próprios objetivos e a traçar metas eficientes para atingi-los. Essa vertente do coaching trabalha campos como relacionamento intrapessoal, saúde, espiritualidade e família. O objetivo é instigar o coachee a conhecer mais a si mesmo, para que possa identificar suas habilidades e potencializá-las, usando-as em seu favor.

Coaching Executivo

É o nicho que auxilia os executivos a estabelecerem as melhores metas e propósitos para a empresa diante de um mercado competitivo e que passa por mudanças constantes. Além do desenvolvimento profissional, o Coaching Executivo também contribui para o aperfeiçoamento da performance pessoal, buscando sempre um equilíbrio entre as necessidades humanas e empresariais.

Coaching de Performance

Também conhecida como Coaching de Desempenho, essa subdivisão do Coaching tem como principal objetivo a descoberta dos bloqueios internos da pessoa e ajudá-la a superá-los. A característica principal do Coaching de Performance é o autoconhecimento e o desenvolvimento das habilidades pessoais e profissionais para eliminar empecilhos identificados pelo próprio coachee.

realização pessoal profissional

Além do desenvolvimento profissional o coaching também contribui para o aperfeiçoamento da performance pessoal, buscando sempre um equilíbrio entre as necessidades humanas e empresariais.

Coaching de Liderança

Essa vertente do processo tem o intuito de desenvolver a capacidade de liderar e de dividir responsabilidades com toda a equipe, tornando-a mais comprometida, motivada e eficiente. O principal objetivo é criar uma equipe que realmente trabalhe unida, com a capacidade de dar andamento em projetos, focando na solução e em obter resultados.

Os benefícios

Esses são apenas alguns dos vários nichos de Coaching, todavia, todos eles têm como benefícios comuns a melhoria na qualidade de vida, a conquista do equilíbrio interior, a realização pessoal e profissional, a diminuição do estresse e da ansiedade, o autoconhecimento e a autorrealização.