ideias criativas

Uma boa forma de conhecer o potencial criativo de uma pessoa é observar o seu comportamento diante das situações do cotidiano

Uma boa forma de conhecer o potencial criativo de uma pessoa é observar o seu comportamento diante das situações do cotidiano. Para testar a criatividade, você pode provocar alguns questionamentos a si mesmo. Costumo assumir riscos? Mantenho a minha mente aberta para novas ideias? Sou uma pessoa curiosa? A partir dessas e outras indagações, poderá potencializar o seu olhar inovador para os desafios diários vivenciados em qualquer ambiente.



Hoje em dia, pensar de maneira criativa é um diferencial importante na carreira profissional.  Ao contrário do que muitos acreditam, a criatividade não é um dom para poucos, mas uma qualidade inerente ao ser humano. Ou seja, qualquer pessoa pode criar soluções inovadoras para situações do dia a dia.  Para isso, é preciso adotar algumas medidas práticas que potencializem essa habilidade. A seguir, veja como isso é possível.

Para cultivar ideias criativas, você precisa realizar mudanças ou aperfeiçoamentos de atitudes no seu dia a dia. Primeiramente, mantenha a autoconfiança. Acredite no seu trabalho e talento. Uma pessoa inovadora sempre aposta em sua capacidade de seguir em frente para atingir seus objetivos.  Depois de construir uma boa autoestima, é importante começar a agir. Você não deve ser apenas uma espectadora das ações dos outros, tenha as suas próprias ideias. Para isso, busque uma motivação em você mesmo e nunca na preocupação em agradar os outros.

criatividade

Pensar de maneira criativa é um diferencial importante na carreira profissional

Outro ponto importante é aprender a buscar as respostas em diferentes lugares e situações. Para isso, aguce sempre a curiosidade. Abra espaço para pensamentos inovadores, fugindo dos caminhos já conhecidos por todos.

Manter todas essas atitudes não é uma tarefa fácil. Portanto, seja persistente e tenha comprometimento com as suas metas. Muitas pessoas desistem porque não acreditam no potencial criativo diante de problemas ou conflitos. É preciso manter a mente sempre aberta para as novas formas de raciocínio. Temos uma natural resistência a mudanças, por isso, torna-se necessário arriscar e sugerir ideias inovadoras. O segredo é confiar na sua intuição e monitorar, bem de perto, todas as ações para o entendimento dos erros e acertos.

Um novo olhar

Uma forma de estimular a criatividade é buscar novos desafios. Para isso, é preciso aperfeiçoar habilidades que possam auxiliar no enfrentamento de situações desconhecidas. O investimento no âmbito pessoal e profissional pode ser o ponto de partida: quanto mais ferramentas você souber utilizar, mais estará preparado para inovar com sugestões criativas e eficientes.

 

Crédito Imagens:

http://administracao.org/

http://www.embracon.com.br